Top_screenshot_20220925-095823_google_2

Pequenos produtores da natureza

CEI MARIA DA GLóRIA FREIRE LEMOS | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Para trabalhar com crianças bem pequenas, pensamos em criar o projeto Horta, pois pensamos ser uma forma muito eficaz de ensinar às crianças e bebês, as origens dos alimentos que elas consomem no seu dia a dia, como são criados e de onde vêm. Proporcionar a eles todos os processos de como se desenvolvem os alimentos desde o plantio das mudas, seu crescimento, momentos de cuidados, da colheita e do preparo das verduras para o consumo das crianças do Cei. Esse Projeto, além de proporcionar vivências importantes de conhecer os processos de plantio, os benefícios da produção desses alimentos, além de estimular a alimentação saudável que atende a ODS 2 e 3, agricultura saudável, fome zero, saúde e bem estar.

Atividades:

Por se tratar de crianças bem pequenas pensamos em propor atividades com elementos da natureza com o cesto heurístico, (terra, folhas, galhos, hortaliças como: alface, couve, salsa, entre outras), para conhecerem por meio da exploração e manuseio dos objetos descritos. Outra atividade seria preparar a terra para cultivar as mudas, permitindo que eles observem e participem de todos os processos de desenvolvimento das hortaliças. Permitir que eles presenciem o plantio, os cuidados de regar, o crescimento das mudas , hora da colheita e do preparo e degustação das verduras.

Desejos:

A Horta como mediadora de um trabalho que permite estabelecer uma relação entre as crianças, toda equipe escolar e a comunidade em aproximá-los do meio ambiente e propiciar às crianças o aprendizado e o reconhecimento dos alimentos naturais, tornando-as mais atentas e observadoras do espaço em que vivem.

Pessoas:

Como o Projeto ainda será realizado, envolveremos todos os professores das outras turmas, funcionários, gestão, comunidade do entorno e os pais que serão convidados a participar do projeto, além de poder levar as verduras para suas casas.

Novidades da equipe

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

5
Out

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_screenshot_20220925-211122_whatsapp

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luzia de Moura Faria

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

5
Out

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_screenshot_20220925-211122_whatsapp

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luzia de Moura Faria

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

5
Out

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_screenshot_20220925-211122_whatsapp

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luzia de Moura Faria

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

5
Out

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_screenshot_20220925-211122_whatsapp

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luzia de Moura Faria

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

1
Out

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Blank

Resposta:

As atividades foram muito produtivas, apesar de que algumas não foram possíveis realizar com a minha turma, por se tratar de bebês de 0 a 1 ano de idade, mas foi muito importante para enriquecer meus conhecimentos e compartilhar com as outras turmas do Cei.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luzia de Moura Faria

12. Direto da Horta

1
Out

Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Ufa! Quantas coisas!

Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.

Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!

Guia de Aventura na Horta

Nome dos exploradores:

  1. Quantas pessoas cuidam da do espaço?
  2. Quais são as características do clima do local?
  3. Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
  4. Recursos necessários para o funcionamento.
  5. Quais os alimentos plantados?
  6. Tem plantio na época seca ou chuvosa?
  7. Quem decide o que se deve cultivar?
  8. Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
  9. Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?

Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).

Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.

Blank
Blank

Resposta:

AS Pessoas que cuidam do espaço são várias, que conservam limpos e arrumadas as áreas internas e externas da instituição de ensino. O Clima é tropical. equipamentos utilizados são: rastelo para cortar as ervas daninhas e matos que crescem no local, pá, regadores, mangueira, adubo, sementes e mudas para o plantio. Alimentos Plantados: hortaliças, como couve, salsa, alface, tomate cereja e morango. A horta teve início no segundo semestre deste ano e o plantio iniciou na época de muito calor e continuou mesmo na época de chuvas. professores, gestão, crianças e comunidade decidem quais os alimentos que devem ser cultivados, sempre com preferência nas hortaliças que crescem mais rápido para as crianças participarem do processo de cultivo, colheita e degustação. O Espaço que dispomos para a horta não é muito grande e dificulta uma grande variedade de alimentos. Não existe essa possibilidade, pois a horta foi construída num espaço próxima ao parque e não tem como expandir esse espaço.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luzia de Moura Faria

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

1
Out

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

Blank

Resposta:

Na escola é servido café da manhã, fruta, almoço, fruta, café da tarde e jantar para mais ou menos, 150 bebês e crianças. na creche é proibido levar alimentos de casa. sempre há sobras de alimentos que são descartados no lixo. Após as refeições orientamos as crianças a jogar as cascas das frutas no lixo e colocar o prato no balcão para a lavagem e higienização dos mesmos. com os bebês já estamos trabalhando com o descarte de papéis, restos de alimentos e outros resíduos, jogarem no lixo.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luzia de Moura Faria

10. Tem gosto de quê?

1
Out

Atividade em grupo \0/

Junte o pessoal de sua equipe e escolha qual atividade preferem fazer:

1. Tem gosto de quê? Escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja encontrada com facilidade em sua região. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos. Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto com um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

2. Arte na mesa! Esse desafio propõe que sua equipe se reúna para fazer uma refeição juntos. E os pratos precisam ter alimentos diversos, com no mínimo 5 cores. Não vale contar alimentos da mesma cor, tem que ser de cores diferentes. Prefiram pratos com legumes, frutas e verduras típicos de sua região. Deem preferência para alimentos livres de agrotóxicos, como os orgânicos. Registrem com fotos as delícias que vocês montaram. Comam gostoso e com calma. Aproveitem para conversarem sobre a experiência, depois façam o relato e compartilhem junto com as fotos.

Blank

Resposta:

1- A Fruta escolhida foi o Kiwi. o sabor do suco sem açúcar estava muito mais natural e deu pra sentir o gosto da fruta. Arroz, feijão, frango, abobrinha e alface e morango.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luzia de Moura Faria

06. O que tem no seu alimento?

1
Out

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

Macarrão: Porção de 80 gramas: valor energético: 286 kcal carboidratos: 59 g Proteínas, 9,0 g gorduras totais: 1,6 g gorduras saturadas: o,6 g gorduras trans o g fibra alimentar: 2,2 g sódio: 16 mg

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luzia de Moura Faria

02. Alimentação Boa Pra Você

1
Out

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

Blank

Resposta:

Alimentos construtores são responsáveis pela renovação e construção de tecidos que se desgastam com o funcionamento diário. são todos os tipos de feijões, amendoim, avelã, castanhas, sementes, leguminosas Alimentos reguladores: ajuda no crescimento, assim como na reprodução e produção dos hormônios, glóbulos vermelhos e anticorpos. são alimentos ricos em vitaminas, minerais fibras e água. São de origem vegetal, composto por frutas, verduras e legumes. Alimentos energéticos são aqueles que fornecem energia, ricos em carboidratos, como pão, batata e arroz e em gorduras, como azeites e abacate. Época da safra: Legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre e inhame. Verduras: Alface, alho-poró, almeirão, Catalunha, escarola e repolho. Frutas: abacate, banana-maçã, caqui, kiwi, jaca, maçã, pera e tangerina. A Importância em saber a época da safra, indica a melhor época de disponibilidade de determinados produtos no mercado, a vantagem são preços mais baratos e fresquinhos. Na região sudeste são produzidas 40,87% das frutas, e hortaliças no país. Os benefícios para o nosso corpo consumir frutas, legumes e verduras, por serem ricos em vitaminas, minerais e fibras, e devem estar presentes todos os dias nas refeições, pois contribuem para uma boa saúde e protegem contra o aparecimento de várias doenças. Quando consumimos em exagero os alimentos como frutas: aumento de açúcar no sangue. verduras e frutas: podem comer em maior quantidade podem ser consumidas sem problemas. Legumes:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luzia de Moura Faria

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_snapchat-1327633373
CEI MARIA DA GLóRIA FREIRE LEMOS
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI MARIA DA GLóRIA FREIRE LEMOS
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI MARIA DA GLóRIA FREIRE LEMOS
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI MARIA DA GLóRIA FREIRE LEMOS
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI MARIA DA GLóRIA FREIRE LEMOS
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI MARIA DA GLóRIA FREIRE LEMOS
SAO PAULO, SP

e mais 2 membros (ver todos)