Top_inshot_20221015_191321631

Recicla Gusmão

EMEF ALEXANDRE DE GUSMAO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Vou abordar o tema sustentabilidade do 1°ano, alunos com 6,7 anos. O nome da equipe "recicla gusmão" visará a participação desses estudantes e o olhar mais cuidadoso para o consumo e reciclagem conscientes.

Atividades:

1.explicação do projeto através de roda de conversa. 2.roda de conversa sobre o consumo consciente - conhecimentos prévios 3.vídeos ilustrativos lúdicos 4.latas de lixo coloridas 5.separação do lixo

Desejos:

Que haja coletividade no consumo consciente e que os alunos saibam diferenciar o lixo, separa-los de forma adequada.

Pessoas:

Alunos, professores, gestão, funcionários terceirizados da limpeza.

Novidades da equipe

07. Avaliação Percurso ODS

22
Out

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

Enquanto prof achei o material rico e de fácil entendimento, porém apenas não consegui colocar em prática feira cultural e de trocas devido ao cumprimento das atividades pedagógicas previamente estabelecidas mas, que serão sugestão para o próximo ano letivo. Quanto aos alunos, eles gostaram muito dos materiais. Selecionei alguns vídeos para apresentar e toram bem aceitos. As atividades propostas tanto para realizar na escola como sugeridas para casa também foram bem aceitas por eles e pelas famílias.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Millena Carlucci

06. Parcerias e Meios de Implementação

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

A campanha está sendo desenvolvida em parceria com alunos do 6°ano, junto com o 1°ano, onde podemos trabalhar múltiplas séries e turmas. A campanha é passar nas salas, falando sobre a importância de reciclar, o cuidado com os gastos excessivos nas compras de descartáveis por exemplo explicando o tempo de vida de alguns utensílios na terra, o que causa acúmulo de lixo. A parceria tem dado certo.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Millena Carlucci

05. Ação Contra a Mudança do Clima

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_screenshot_20221022-145920_chrome

Resposta:

Como as crianças não possuem filtro de papel, adequamos para a realidade local e atual, de forma bem simples, passamos um papel toalha por diversos locais da escola, como o chão, janelas, cadeiras, portão de entrada e observamos que os papéis sempre saiam sujos. As crianças entenderam que nós respiramos toda essa sujeira e que isso nada mais é do que poluição.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Millena Carlucci

04. Consumo e Produção Responsáveis

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

A feira de trocas é uma sugestão que já apresentei para a gestão, após ler aqui na plataforma. Vamos levar a ideia no próximo ano, pensando num dia da família, com algumas atividades das ODS e como produto final que envolvam a feira de trocas.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Millena Carlucci

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_screenshot_20221020-205757_facebook

Resposta:

Através da roda de conversa sobre o que os alunos observam no deslocamento da escola, e no entorno da escola, eles relataram que há muita sujeira pelas ruas, como papéis, sacolas de supermercado, restos de comida, garrafas pet e garrafas de vidro. Para isso, como proposta inicial do projeto e para reutilização de papelão, estamos montando uma cidade sustentável, com projeção do que eles gostariam que tivessem nas casinhas, como cerca de madeira, casas coloridas, árvores. Essa atividade socializa é estimula os pequenos.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Millena Carlucci

02. Água Potável e Saneamento

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_screenshot_20221021-071644_facebook

Resposta:

Os alunos caminharam pela unidade escolar e puderam observar que as instalações são todas novas. A gestão acompanhou e explicou a eles que havia sido feita uma grande reforma nos banheiros dos alunos e funcionários há 2 anos atrás, um pouco antes da pandemia. O prédio da escola, apesar de antigo, conta com muitas adequações e modernidade, visando o conforto dos estudantes.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Millena Carlucci

01. Por onde começar?

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_screenshot_20221020-205959_facebook

Resposta:

A ideia do projeto é que os estudantes do 1°ano se familiarizassem com a palavra reciclagem e que conhecessem as lixeiras para descarte adequado do lixo produzido em casa, melhorando assim a qualidade ambiental do espaço onde moram. Assistimos alguns vídeos lúdicos que contem aqui na plataforma e conversamos sobre. Alguns atividades como: observar o lixo na rua, onde são depositados, se há coleta seletiva na rua, se há pontos de descartes e aprender a reutilizar garrafas pet, papelão, tampinhas de garrafa. Realizamos algumas aulas práticas como separação dos descartáveis nas lixeiras adequadas, conhecemos o ponto de coleta da escola, conversamos com a gestão sobre recursos que são utilizados com a venda dos recicláveis, montamos alguns casinhas ecológicas com papelão e alguns brinquedos como pote da calma, bilboque e percurso. As sugestões colocadas aqui na plataforma, para feira cultural, feira de troca entre outras, serão levadas como ideias no próximo ano letivo, pois na 1a reunião pedagógica do ano, fechamos as atividades anuais e preparamos os prazos para conclusão. Muitas ideias e sugestão são de fácil realização, podendo ser previamente planejadas, para o sucesso e obtenção dos resultados esperados.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Millena Carlucci

08. O que achou?

21
Out

Blank

Resposta:

As atividades e vídeos são de fácil entendimento porém as campanhas dentro da escola, nessa época do ano onde temos muitas tarefas, acaba sendo complicado. Mas os alunos estão procurando desenvolver em casa a conscientização familiar.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Millena Carlucci

07. Mão na massa!

21
Out

Agora que você sabe mais como consumir o plástico de forma consciente, é hora de você juntar a galera e colocar a mão na massa!

Primeiro, reúna a sua equipe para decidir um tema para a sua campanha! Vocês podem falar sobre o consumo, a redução, a reutilização e a reciclagem do plástico ou sobre outros temas abordados ao longo do percurso, como os plásticos verdes e biodegradáveis.

Depois, vocês vão pensar o passo a passo da campanha, quais são seus objetivos, quais os materiais necessários, quais os resultados esperados e quem mais pode ajudar (seus pais, responsáveis, vizinhos, amigos etc.).

E aí, é só colocar suas ideias em prática!

Caso não seja possível encontrar seus(suas) colegas para realizar a campanha, vocês podem mobilizar as pessoas através das redes sociais, como o Blog da Rede da Plataforma Edukatu.

Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Vamos nessa?

Aproveite o espaço abaixo para comentar como a campanha foi desenvolvida! Qual foi o tema escolhido? Como a turma participou da campanha? Quem mais participou? Quais foram os resultados alcançados?

Blank

Resposta:

As campanhas de conscientização serão desenvolvidas pelos alunos com suas famílias em casa devido a rotina da escola atual.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Millena Carlucci

05. Reciclagem do plástico

21
Out

Você já usou algum produto feito de plástico reciclado? E você sabia que esses produtos precisam de menos energia e água para a sua produção?

É isso mesmo, por isso a reciclagem é tão importante! Com ela precisamos de menos recursos da natureza para produzir novos produtos, já que reaproveitamos o que seria jogado fora para criar coisas novas.

Tudo isso acontece com a ajuda dos catadores de materiais recicláveis, que levam os materiais recicláveis, inclusive o plástico, para o lugar correto para serem reciclados.

E todos nós podemos colaborar, separando os resíduos produzidos nas nossas casas, escolas e comunidades de forma adequada e também fazendo escolhas de consumo melhores!

Saiba mais sobre a importância da reciclagem e como colaborar no infográfico abaixo:

Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:

Edukatu_info_reciclagem_pl_stico_final
Blank

Resposta:

Utilização consciente, reutilização e criatividade

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Millena Carlucci

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_20221010_075842
EMEF ALEXANDRE DE GUSMAO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF ALEXANDRE DE GUSMAO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF ALEXANDRE DE GUSMAO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF ALEXANDRE DE GUSMAO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF ALEXANDRE DE GUSMAO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF ALEXANDRE DE GUSMAO
SAO PAULO, SP

e mais 10 membros (ver todos)