Top_screenshot_20221107-072135_google

Desperdício, nem pensar

CEI MITIKO MATSUSHITA NEVOEIRO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Os alunos do mini GRUPO II estão participando do projeto de alimentação do CEI com a intenção de diminuir o desperdício e aumentar a quantidade de legumes, frutas. Verduras e saladas, que não são bem aceitas pelo grupo. A fim de contemplar uma alimentação mais saudável, colorida, divertida e nutritiva.

Atividades:

  • Construção da pirâmide alimentar
  • organização do ambiente
  • manusear e experimentar diferentes alimentos
  • Produção de receitas
  • Teatro e música
  • Visita à feira

Desejos:

O nosso grande problema é que as crianças olham para o alimento não acham atrativo e sem provar levam ao lixo. Com esse projeto queremos que as crianças tenham inicialmente a curiosidade de sentir o sabor do alimento até fazer escolhas preferências que evitem o desperdício

Pessoas:

Todos estão envolvidos na boa alimentação fãs crianças. A família recebe orientações na reunião de pais e relatam suas experiências em casa, também acompanham por meio das redes sociais as propostas desenvolvidas no CEI bem como propõe novas atividades que podem ser inseridas no projeto. Os funcionários acompanham o desenvolvimento do projeto por meio de escutas,relatos das preferências alimentícias e aos poucos vai apresentando a turma atividades ludicas que levem o interesse de experimentar na forma prática

Novidades da equipe

09. Catadores de recicláveis

30
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Medium_whatsapp_image_2022-11-30_at_22.21.29

Resposta:

Utilizamos o app do recicla sampa que de acordo com a quilometragem mostra o ponto de coleta mais próximo da residência, foi muito bom pois nunca tive a curiosidade de conhecer desse serviço no bairro onde moro.

0
0
quase 2 anos

05. Feira de trocas

30
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Medium_whatsapp_image_2022-11-30_at_22.04.34

Resposta:

No CEI realizamos algo mais acessível para as famílias e crianças. Temos o varal de trocas onde colocamos peças de roupas livros e brinquedos ao redor e também pequenos utensílios doméstico que são doados desta forma as famílias que podem fazem trocam ou retiram o que necessitam

0
0
quase 2 anos

03. Um dia na sua casa

30
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_whatsapp_image_2022-11-30_at_21.46.53

Resposta:

Não tenho o hábito de fazer a reciclagem no entanto resolvi fazer a experiencia separando os materiais. Separei caixas de leite, sacos plásticos, papéis, e resto de alimentos para compostagem.

0
0
quase 2 anos

12. Direto da Horta

30
Nov

Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Ufa! Quantas coisas!

Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.

Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!

Guia de Aventura na Horta

Nome dos exploradores:

  1. Quantas pessoas cuidam da do espaço?
  2. Quais são as características do clima do local?
  3. Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
  4. Recursos necessários para o funcionamento.
  5. Quais os alimentos plantados?
  6. Tem plantio na época seca ou chuvosa?
  7. Quem decide o que se deve cultivar?
  8. Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
  9. Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?

Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).

Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.

Blank
Medium_inshot_20221130_195226367

Resposta:

Temos um espaço para horta no CEI. Foram escolhidas duas professoras da manhã e duas da tarde que já realizaram forcoes sobre a horta para cuidar deste espaço. Se encontra de um clima predominante seco mas com as mudanças bruscas isso já não é relevante. Foi utilizado terra adubada, rastelo e regador. Plantamos alimentos de rápido crescimento: feijão, alface, morango e tomate. Na fase chuvosa tivemos um.problema de alagamento que foi solucionado por meio de obras. Combinados com as crianças quais alimentos podemos cultivar para o próprio consumo Para maior variedade de alimentos e necessário um local maior pois o cultivo é feito em grande escala a fim de atender todos os grupos para essa ampliação e necessário mexer na planta da escola.

0
0
quase 2 anos

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

30
Nov

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Blank

Resposta:

Os desafios são sempre estimulantes para melhor compreensão bem como as cruzadinhas. Continuar neste caminho interativo é bom pois todas as vezes que recorrer ao assunto associa a lembrança de como foi aprendido resgatando e facilitando o conhecimento

0
0
quase 2 anos

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

30
Nov

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

Medium_screenshot_20221130_200549_chrome

Resposta:

Por aqui tem desperdício mas já foi maior ad crianças não estavam habituadas com a alimentação e a maioria não queria nem experimentar. Após essa observação desenvolvemos o projeto de alimentação saudável onde as crianças manusearam, Organizaram mesas, participaram do cardápio ilustrativo entre outras ações, progrediram para melhora das refeições.

0
0
quase 2 anos

10. Tem gosto de quê?

30
Nov

Atividade em grupo \0/

Junte o pessoal de sua equipe e escolha qual atividade preferem fazer:

1. Tem gosto de quê? Escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja encontrada com facilidade em sua região. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos. Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto com um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

2. Arte na mesa! Esse desafio propõe que sua equipe se reúna para fazer uma refeição juntos. E os pratos precisam ter alimentos diversos, com no mínimo 5 cores. Não vale contar alimentos da mesma cor, tem que ser de cores diferentes. Prefiram pratos com legumes, frutas e verduras típicos de sua região. Deem preferência para alimentos livres de agrotóxicos, como os orgânicos. Registrem com fotos as delícias que vocês montaram. Comam gostoso e com calma. Aproveitem para conversarem sobre a experiência, depois façam o relato e compartilhem junto com as fotos.

Medium_inshot_20221130_133636551

Resposta:

No CEI o cardápio é bem balanceado contempla tudo que necessitam para alimentação saudável, no entanto as crianças estão acostumadas comer produtos rápido e industrializados e se recusam se alimentar bem. Com isso criamos o cardápio ilustrativo fixado no refeitório que p auxilia antecipadamente, e também realizamos uma visita a feira onde puderam degustar diversas frutas contemplando os 5 sentidos.

0
0
quase 2 anos

06. O que tem no seu alimento?

30
Nov

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Medium_screenshot_20221130_070903_shopee

Resposta:

Após uma breve explicação sobre os alimentos industrializados conseguiram identificar quais mais consomem em casa. Foi unânime que o miojo é o alimento mais consumido nos lares. Orientei sobre o uso excessivo, valor nutricional e quantidade de sal que contém no produto

0
0
quase 2 anos

06. O que tem no seu alimento?

30
Nov

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Medium_screenshot_20221130_070903_shopee

Resposta:

Após uma breve explicação sobre os alimentos industrializados conseguiram identificar quais mais consomem em casa. Foi unânime que o miojo é o alimento mais consumido nos lares. Orientei sobre o uso excessivo, valor nutricional e quantidade de sal que contém no produto

0
0
quase 2 anos

06. O que tem no seu alimento?

30
Nov

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Medium_screenshot_20221130_070903_shopee

Resposta:

Após uma breve explicação sobre os alimentos industrializados conseguiram identificar quais mais consomem em casa. Foi unânime que o miojo é o alimento mais consumido nos lares. Orientei sobre o uso excessivo, valor nutricional e quantidade de sal que contém no produto

0
0
quase 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_20221101_134004
CEI MITIKO MATSUSHITA NEVOEIRO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI MITIKO MATSUSHITA NEVOEIRO
SAO PAULO, SP