O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
Aqui no Cei vereador Nazir Miguel, temos desenvolvido ao londo deste segundo semestre projetos que tornem os espaços do Cei mais atrativos, lúdicos e intencionais. Temos uma área verde ampla, porém os espaços estavam sem uso. Haviam canteiros abandonados. Durante o semestre, conseguimos mudas com o Viveiro Manequinho Lopes - Parque Ibirapuera SP, temos plantado jardins e hortaliças. Há pais envolvidos no preparo, plantio e cuidado com os novos espaços e envolvemos as crianças nas diversas etapas do processo.
Atividades:
Rodas de conversa sobre o tema e a importância do cuidado com o espaço
Rodas de conversa sobre alimentação
Plantio e cuidado de hortaliças
Desejos:
Já estamos vislumbrando algumas mudanças neste processo. As crianças participam do processo e se tornam guardiãs dos novos ambientes, cuidando para que estes sejam mantidos. Há maior senso de pertencimento e responsabilidade pelo ambiente. Creio que cuidar deste espaço também gera um senso de responsabilidade pelo cuidado com os arredores e com o planeta. Desejo, além de ver mudanças em nosso próprio ambiente, ver que esta experiência tem formado cidadãos mais críticos, respeitosos e conscientes de seu papel no planeta.
Pessoas:
O projeto tem sido tocado especialmente pela coordenação e professoras readaptadas. Eu estou como professora readaptada e auxilio com os registros e comunicação do projeto. Há pais envolvidos no processo e as crianças de todas as turmas participam de alguma forma no processo: plantio, rega, cuidados, acompanhamento.
Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.
Ufa! Quantas coisas!
Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.
Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!
Guia de Aventura na Horta
Nome dos exploradores:
Quantas pessoas cuidam da do espaço?
Quais são as características do clima do local?
Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
Recursos necessários para o funcionamento.
Quais os alimentos plantados?
Tem plantio na época seca ou chuvosa?
Quem decide o que se deve cultivar?
Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?
Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).
Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.
Resposta:
Temos realizado projeto de horta, mas ainda não fizemos nenhuma colheita
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.
Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.
Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?
Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!
Resposta:
a atividade nao pode ser feita devido à idade das crianças
Junte o pessoal de sua equipe e escolha qual atividade preferem fazer:
1. Tem gosto de quê?
Escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja encontrada com facilidade em sua região. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos. Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto com um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.
2. Arte na mesa!
Esse desafio propõe que sua equipe se reúna para fazer uma refeição juntos. E os pratos precisam ter alimentos diversos, com no mínimo 5 cores. Não vale contar alimentos da mesma cor, tem que ser de cores diferentes. Prefiram pratos com legumes, frutas e verduras típicos de sua região. Deem preferência para alimentos livres de agrotóxicos, como os orgânicos. Registrem com fotos as delícias que vocês montaram. Comam gostoso e com calma. Aproveitem para conversarem sobre a experiência, depois façam o relato e compartilhem junto com as fotos.
Resposta:
As crianças fazem as refeições no Cei e são bem balanceadas e supervisionadas por nutricionista
Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
Nos cubos das ODS, tiveram contato com o tema, mas este ainda está um pouco fora de sua realidade
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
Não fizemos a leitura, mas conversamos a respeito do desperdício de alimentos no nosso dia-a-dia, principalmente no cotidiano do CEI.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
Acredito que as crianças se envolveram com a atividade, dentro dos limites impostos pela fase etária. Tiveram um encontro, mesmo que rápido e superficial, com os ods e como podemos auxiliar no alcance dos mesmos com ações cotidianas.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
Tivemos uma roda de conversa sobre a importância da água e como, no dia-a-dia, podemos preservá-la mais. Como utilizar a torneira de maneira consciente, tomar banhos rápidos e não desperdiçar alimentos e outros objetos do cotidiano, como o papel