Top_54594932-3c0c-4727-a6ca-49cd4edb3d23

Ação Sustentável

EMEF BADRA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A equipe Ação Sustentável está em andamento. Trabalhamos com o objetivo de estimular as ações para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza, além de incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente. Incorporar a rotina da coleta seletiva. Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente. Esse projeto visa a conscientização da relação com a comunidade e seu entorno, o descarte irregular de óleo, pilhas etc.

Atividades:

Estamos realizando atividades através de vídeos, panfletagem e organização de feiras na escola.

Desejos:

Desejo que tenham uma postura crítica sobre o descarte irregular dos produtos e o uso consciente dos recursos naturais, bem como o reuso dos produtos em reciclagem.

Pessoas:

Sim, a equipe envolve vários segmentos. São os alunos da Educação de Jovens e Adultos, no total 16 alunos, os gestores da Unidade Escolar.

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

12
Jun

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_c9ea23d2-4de3-4400-9342-93b826711340

Resposta:

Fizemos o passo a passo do plano de aula. Iniciei questionando os estudantes sobre os superpoderes. Alguns foram elencados e votados pelo grupo. O mais votado foi sobre a fome- ODS 2. A partir daí seguimos o processo e as discussões para erradicar a fome e criar estratégias para desenvolver essa ODS. Os estudantes relataram porque querem acabar com a fome: " A fome demonstra pobreza". "É muito ruim passar fome". "Para que todos possam ter vida digna". Os estudantes disseram que a fome não afeta a todos da mesma forma, pois a desigualdade não é igual para todos. Eles optaram pelas ODS 1-8-10. Quando perguntado sobre o que eu posso fazer para ajudar a resolver esse problema, os estudantes falaram: "Posso doar o que não consumo", "posso cozinhar e não desperdiçar tanto os alimentos", " Posso divulgar o trabalho do meu colega para ele ter oportunidades e gerar renda". Quando foi perguntado sobre quem poderia ajudar, os estudantes pontuaram que os poderes públicos e as empresas têm mais alcance, mas se for local, os amigos e familiares conseguem ajudar. Durante as conversas, passei outros vídeos para acrescentar as informações. Os estudantes relataram sobre as fases difíceis sobre a fome na infância e por isso acharam muito importante falar dessa ODS. Eles vivem na periferia e sempre estão participando de campanha sobre a fome aqui no território.

0
0
11 meses
Publicado por Leila da Silva Siqueira

01. Por onde começar?

12
Jun

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_c9ea23d2-4de3-4400-9342-93b826711340

Resposta:

Fizemos o passo a passo do plano de aula. Iniciei questionando os estudantes sobre os superpoderes. Alguns foram elencados e votados pelo grupo. O mais votado foi sobre a fome- ODS 2. A partir daí seguimos o processo e as discussões para erradicar a fome e criar estratégias para desenvolver essa ODS. Os estudantes relataram porque querem acabar com a fome: " A fome demonstra pobreza". "É muito ruim passar fome". "Para que todos possam ter vida digna". Os estudantes disseram que a fome não afeta a todos da mesma forma, pois a desigualdade não é igual para todos. Eles optaram pelas ODS 1-8-10. Quando perguntado sobre o que eu posso fazer para ajudar a resolver esse problema, os estudantes falaram: "Posso doar o que não consumo", "posso cozinhar e não desperdiçar tanto os alimentos", " Posso divulgar o trabalho do meu colega para ele ter oportunidades e gerar renda". Quando foi perguntado sobre quem poderia ajudar, os estudantes pontuaram que os poderes públicos e as empresas têm mais alcance, mas se for local, os amigos e familiares conseguem ajudar. Durante as conversas, passei outros vídeos para acrescentar as informações. Os estudantes relataram sobre as fases difíceis sobre a fome na infância e por isso acharam muito importante falar dessa ODS. Eles vivem na periferia e sempre estão participando de campanha sobre a fome aqui no território.

0
0
11 meses
Publicado por Leila da Silva Siqueira

10. Explorando o território

30
Mai

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Blank

Resposta:

Em nosso bairro não existe coleta seletiva e o que chamou nossa atenção foi o descarte irregular do lixo.

0
0
11 meses
Publicado por Leila da Silva Siqueira

08. Feira de Ciências

30
Mai

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Blank

Resposta:

Para a feira de Ciências vamos precisar de: - Tambores de cores diferentes; - Cartazes com as coletas das curiosidades; - Vídeo para explicar a quantidade de tempo que cada produto leva para se decompor; - Panfleto informativo.

0
0
11 meses
Publicado por Leila da Silva Siqueira

08. Feira de Ciências

30
Mai

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Blank

Resposta:

Para a feira de Ciências vamos precisar de: - Tambores de cores diferentes; - Cartazes com as coletas das curiosidades; - Vídeo para explicar a quantidade de tempo que cada produto leva para se decompor; - Panfleto informativo.

0
0
11 meses
Publicado por Leila da Silva Siqueira

06. Desafio dos 4 Rs

30
Mai

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Medium_artesanato

Resposta:

Descartamos as tampinhas da garrafa pet. Através de uma coleção conseguimos montar um vaso com tampinhas e demos de presente para decorar nossa escola.

0
0
11 meses
Publicado por Leila da Silva Siqueira

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

30
Mai

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Família reunida na cozinha. Conversamos sobre os descartes dos resíduos e a separação deles em sacolinhas de supermercado. A ideia central surgiu a partir de uma tia que disse: _ vamos começar a separar os lixos, cada família separe os vidros, os plásticos, os orgânicos em recipientes separados. Vou entrar em contato com uma cooperativa para coletar os recicláveis e os orgânicos vamos doar.

0
0
11 meses
Publicado por Leila da Silva Siqueira

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 2 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 1 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_94ffb651-26cc-4717-976b-43aa1685baa1
EMEF BADRA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF BADRA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF BADRA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF BADRA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF BADRA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF BADRA
SAO PAULO, SP

e mais 7 membros (ver todos)