Top_default

Cuidar para Respirar

E M E F SAO LUIZ | MOJU - PA

Projeto da equipe

Ideias:

Esse projeto nasceu através do incentivo que nosso escola recebeu por parte da Secretaria de Educação do município de Moju, que por sua vez foi instigada pela IV CNIJMA. Criamos o projeto dentro do tema ar. Nosso projeto, visa diminuir os impactos ambientais causados pela queima desnecessária durante as técnicas de plantio que os moradores da comunidade local onde a escola está inserida utilizam. Ressaltamos que nossa escola está localizada em uma área rural, o que nos estimulou ainda mais.

Atividades:

Atividades teóricas e práticas de novas técnicas de plantio e de conservação do Meio Ambiente.

Desejos:

Uma postura consciente de como melhor preservar nosso Meio Ambiente.

Pessoas:

Nosso projeto a princípio se iniciou com os alunos, estes por sua vez, irão realizar palestras informativas que visam sensibilizar os agricultores locais sobre a importância de se cuidar do meio ambiente.

Novidades da equipe

04. Como seriam?

16
Jun

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre a água presente nas coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria em sua produção e na quantidade de água consumida?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

o plastico vem das resinas do petrolho,assim ,o destino da esmagadora maioria do plastico acaba sendo os aterros, lixaoes e , claro,o oceano.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Luiza de Barros Correa
da Equipe REFLORESTAR

03. Entrevista

16
Jun

Você já fez alguma entrevista? Vamos ver do que as pessoas acham que as coisas são feitas e como economizar água?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para a casa de um dos seus colegas de equipe e pedir às pessoas da sua família para escolher um dos objetos e contar para você do que ele é feito e onde, e se tem água. Depois disso, peça sugestões de como o balde pode ajudar a reduzir o desperdício de água.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Blank

Resposta:

agente pode economizar àgua de varios jeitos, quando agente for tomar banho abrir o chuveiro pouco , para nao desperdiçar agua etc.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Luiza de Barros Correa
da Equipe REFLORESTAR

02. De onde vêm as coisas?

16
Jun

Agora é hora de saber mais sobre a origem das coisas:

1.Você e sua equipe devem pesquisar, em sites e livros ou perguntando para seus professores, de que materiais são feitos os objetos que vocês escolheram - incluindo o balde!

2.Depois de pesquisar, façam uma lista dos recursos naturais, principalmente a água, presentes nesses materiais ou objetos que vocês escolheram.

3.Já fizeram a lista? Então publiquem aqui:

Blank

Resposta:

.energia solar, energia eòlica ,plantas e animais, petròleo,gas natural,carvao mineral.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Luiza de Barros Correa
da Equipe REFLORESTAR

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

31
Mai

Agora é a hora de pensar como podemos colocar o que você em prática! Vamos lá?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

1
0
quase 2 anos
Publicado por Luiza de Barros Correa
da Equipe REFLORESTAR

07. O que você achou do Percurso Terra?

30
Mai

Já terminamos o Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Terra. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

eu achei muito interessante e legal ,eu aprendi que a gente não pode ficar desperdiçando agua ,que a gente tem que parar de ficar jogando lixos nas ruas , que a gente tem que cultivar mais o mundo,eu gostei de tudo , eu achei que esta otimo então pra mim nao precisa melhorar nada,sim vamos!.

1
0
quase 2 anos
Publicado por Luiza de Barros Correa
da Equipe REFLORESTAR

06. Campanha na rua!

30
Mai

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Blank

Resposta:

eu achei muinto legal e interessante fazer uma campanha, pois agente aprende muitas coisas novas e pode compartilhar com todos.

1
0
quase 2 anos
Publicado por Luiza de Barros Correa
da Equipe REFLORESTAR

05. Campanha

30
Mai

Com as ideias da sua equipe mais claras, vamos falar de campanhas?!

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

Pausa! Para nos inspirar, que tal conhecer algumas iniciativas, como a campanha do Instituto Akatu contra o Desperdício de Alimentos (abaixo) e os cartazes feitos pelo grupo Fast, Free & Fun (esse link vai para uma página do Facebook, verifique se você pode acessá-la com sua conta pessoal).

Está na hora de fazer a nossa. Que tal tratar dos 4Rs, que vimos na fase anterior? Vamos pensar sobre a nossa campanha? O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem fazer um texto, um vídeo ou mesmo um desenho. Ou tudo junto. E publicar no espaço abaixo.

Compartilhem as ideias com outros participantes do Edukatu e vejam se alguém tem mais sugestões bacanas para vocês! Essa rede permite a troca! Experimente isso!

2008_desperdicio_jn_box_14_6x15
Blank

Resposta:

para melhorar a nossa terra podemos parar de jogar essas comidas no lixo,por que essas comidas podem virar adubos

1
0
quase 2 anos
Publicado por Luiza de Barros Correa
da Equipe REFLORESTAR

04. Como seriam?

30
Mai

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre o ciclo de vida das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria? Como embalaríamos as coisas?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

seria bem melhor para a terra ,ela ia ficar bem melhor sem os plâsticos espalhados por ela,mudaria muinta coisa,com embalagens de papel tipo sacolas de papel.

1
0
quase 2 anos
Publicado por Luiza de Barros Correa
da Equipe REFLORESTAR

03. Entrevista

30
Mai

Vamos ver o que as pessoas sabem sobre o ciclo de vida dos objetos?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para algum lugar público - um parque, a rua, um centro comercial - e pedir às pessoas que estiverem ali para escolher um dos objetos e contar para você como é seu ciclo de vida.

Ou então aprofundar o tema, batendo papo com um especialista na produção de um dos objetos que vocês escolheram.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Para te inspirar, vale assistir ao trailer do filme vídeo Lixo Extraordinário, projeto do artista plástico Vik Muniz que mostra a situação de um dos maiores aterros sanitários do mundo.

Assista...

Blank

Resposta:

eu achei um video interessante, mas eu vi que agente tem que sempre agradeser pelo nosso alimento , porque tem muinta gente que tem que ficar comendo lixo, muinta gente tem o que comer e fica reclamando.

1
0
quase 2 anos
Publicado por Luiza de Barros Correa
da Equipe REFLORESTAR

02. De onde vêm as coisas?

30
Mai

Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas.

Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas tem impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.

Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!

Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Este produto tem características mais sustentáveis? Como é a embalagem para transportar e comercializar este produto? Do que a embalagem é feita? Este produto tem uma vida útil longa? Este produto pode ser reutilizado e transformado em outra coisa no fim de sua vida útil? Os componentes deste produto podem ser reciclados? Como deve ser seu descarte correto?

Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:

Assista...

Blank

Resposta:

o petrolho, não são renovàveis,mais o menos,a embalagem passa por varios procedimentos,a embalagem e feita por petrolho e varios outros produtos,nem tanto,sim podem ser reciclados,nas licheiras corretas

1
0
quase 2 anos
Publicado por Luiza de Barros Correa
da Equipe REFLORESTAR

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
E M E F SAO LUIZ
MOJU, PA