Top_turma_do_projeto

REFLORESTAR

EMEF SUZETE CUENDET | VITORIA - ES

Projeto da equipe

Ideias:

Como parte integrante do projeto de Práticas Experimentais, "Educação Sócio ambiental", de nossa escola EMEF "Suzete Cuendet", sob orientação do professor de Geografia Marcelo Castro, temos trabalhado nas turmas de Ensino Fundamental II, cujos objetivos buscam Implementar práticas pedagógicas com a comunidade escolar problematizando modos de vida contemporâneos compatíveis com a sustentabilidade e comprometidas com experiências criadoras de sentidos e significados, bem como o consumo consciente e/ou a sustentabilidade. Contextualizar as questões socioambientais em suas dimensões histórica, econômica, cultural, política e ecológica nas diferentes escalas individual e coletiva; problematizar perspectivas meramente utilitaristas ou comportamentais das relações humanas e o meio ambiente; Valorizar a visão de mundo, os conhecimentos, a cultura e as práticas de comunidades locais, de povos e comunidades tradicionais e originários

Atividades:

As atividades desenvolvidas abrangem tanto o consumo consciente como a sustentabilidade, através de práticas de reflorestamento de áreas degradadas, cultivando a horta da escola e ainda, doando mudas de espécies arbóreas, como o Ipê, o Pau-brasil, a mangueira, a jaqueira, entre outras, buscando envolver a comunidade do entorno da escola em práticas seletivas de coleta de lixo e consumo consciente dos recursos naturais, evitando assim, o desperdício.

Desejos:

Espera-se que o(a) aluno(a) seja capaz de dialogar sobre conceitos e princípios da Educação Ambiental, consumo consciente e/ou a sustentabilidade, de forma crítica e colaborar para a convivência sustentável de sua escola, comunidade, cidade, estado, país e mesmo no mundo.

Pessoas:

Os envolvidos no projeto interagem através de grupos de Whatsap, palestras na escola, visitas a comunidade. Estão envolvidos, além do corpo de trabalhadores da escola, os 165 alunos do Ensino Fundamental II do Matutino da unidade de ensino e a comunidade do entorno da escola

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

4
Jul

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer uma representação gráfica de tudo o que você assistiu? Vale desenhar, esquematizar, ou até fazer uma história em quadrinhos - você encontra ferramentas on-line e gratuitas bem legais, como o Pixton ou o Meu Gibi - basta se registrar.

Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do mural da sua equipe.

Blank

Resposta:

O consumo consciente é aquele que leva em conta,ao escolher os produtos ou serviços:o meio ambiente a saúde humana e a animal,relações justas de trabalho,além de questões como preços e marcas.

0
0
1 dia
Publicado por Sthefany Gomes Rodrigues
da Equipe REFLORESTAR

10. O que você achou do percurso?

4
Jul


Terminamos o Percurso Higiene na Palma da Mão!

Mas nossa ação está apenas começando. E você pode ajudar a tornar permanente essa mudança por uma vida mais saudável e sustentável, levando-a sempre consigo e convidando outros a experimentar também.

E que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Higiene na Palma da Mão. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais ou o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Eu achei as atividades muito legais.Eu aprendi a importância de lavar as mãos e o higiene.

0
0
1 dia
Publicado por Sthefany Gomes Rodrigues
da Equipe REFLORESTAR

08. Hora de campanha!

4
Jul


Já falamos sobre a importância das práticas de higiene e percebemos que o simples hábito de lavar as mãos pode ajudar a eliminar germes e bactérias e assim prevenir muitas doenças.

Agora é hora de reunir sua equipe e colocar em prática tudo o que aprendemos. Mas não faremos isso sozinhos, vamos chamar toda a escola para participar também. Todos juntos para lavar as mãos e multiplicar os resultados!

Você sabe o que é uma campanha?

Veja o exemplo abaixo. Essa é uma ação de um hospital de Foz do Iguaçu (PR) que, de uma forma divertida, ajuda a lembrar os profissionais sobre a importância de lavar as mãos.



Então é isso... Criamos uma campanha quando, por exemplo, queremos mudar algo em nossa escola e precisamos que as pessoas se juntem para colaborar!

Que tal criar uma campanha para mobilizar todo mundo para lavar as mãos, ao menos cinco vezes por dia, por 3 semanas?

Reúna sua equipe para escolher algumas ideias para colocar em prática. Pensem juntos o que vocês vão fazer para conseguir a ajuda dos outros e até para levar a ação para fora dos muros da escola. Vale lembrar que fica mais fácil se as tarefas forem divididas entre todos! Veja algumas perguntas que podem ajudar:

Quem vamos chamar para ajudar?
O que podemos fazer para as pessoas aceitarem ajudar?
Como vamos organizar tudo?

Depois de conversarem, conte pra gente quais são os planos para a campanha de vocês! Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, um desenho, ou mesmo uma história em quadrinhos! O importante é chamar todo mundo para lavar as mãos, ficar livre dos germes e se tornar uma comunidade mais saudável!

Blank

Resposta:

Se eu você fazer uma campanha na escola eu vou chamar as pessoas da escola para ajudar.Podemos mostrar a importância de uma campanha.cada um ia fazer alguma coisa.

0
0
1 dia
Publicado por Sthefany Gomes Rodrigues
da Equipe REFLORESTAR

09. Todos juntos!

4
Jul

Agora que vocês já pensaram em tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos chamar todos na escola para ajudar a transformá-la num exemplo de higiene e lavagem de mãos. Assim, ficamos livres dos germes e ajudamos a construir uma comunidade mais sustentável e saudável!

Durante as atividades, lembre-se de fazer fotos ou vídeos das pessoas participando e colocando em prática as ideias que vocês pensaram.

E lembre-se: não vale desperdiçar água! Consuma água com consciência e feche sempre a torneira quando não estiver usando!

Depois, escreva o que achou da campanha e publique a foto de alguma atividade. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido.

95
Blank

Resposta:

É importante ter higiene e lavar as mãos para previnir as doenças. Eu achei a campanha legal.

0
0
1 dia
Publicado por Sthefany Gomes Rodrigues
da Equipe REFLORESTAR

05. Em casa

4
Jul

Você já reparou como o pessoal da sua casa lava as mãos? É com a frequência sugerida e da maneira correta?

Agora que você já sabe muito de lavagem de mãos, que tal observá-los um pouco?

Aproveite também para testar os conhecimentos deles, fazendo a seguinte pergunta: Você sabe porque lavar as mãos é importante para a nossa saúde?

Vale dar sugestões e orientações também. Quanto mais gente lavando as mãos do melhor jeito, menos germes e bactérias e menos doenças para toda a sua família.

Depois de observar e conversar com todos, conta pra gente o que você descobriu:

Hand
Blank

Resposta:

Lavar as mãos é importante para evitar a transmissão de infecções por vírus respiratórios (como o influenza),infecções que causam diarréia,hepatite A,entre outras.

0
0
1 dia
Publicado por Sthefany Gomes Rodrigues
da Equipe REFLORESTAR

04. Lavando as mãos

4
Jul

Bom, você já sabe que um dos hábitos de higiene mais simples e mais importantes é lavar as mãos, né? Ajuda a eliminar germes e bactérias que causam muitas doenças, como diarreia, gripe, resfriado, alergias, problemas de pele...

Mas não vale ser de qualquer jeito. Precisa fazer PELO MENOS cinco vezes por dia:


Ficou na dúvida de como fazer? Veja abaixo algumas dicas ou clique aqui para abrir um passo a passo.


E, se você conseguir fazer isso por 21 dias seguidos, vai fazer pra vida toda! Vamos tentar?!

Que tal compartilhar com a gente uma foto de você ou da sua equipe lavando as mãos?

Blank

Resposta:

0
0
1 dia
Publicado por Sthefany Gomes Rodrigues
da Equipe REFLORESTAR

02. Germes e bactérias

4
Jul


Você viu no vídeo que a higiene ajuda a combater germes e bactérias. Mas você sabe o que eles são?

Germes e bactérias são organismos microscópicos que, mesmo que você não os veja, podem estar em todos os lugares.

A maioria deles é inofensiva aos humanos, mas alguns são responsáveis por transmitir doenças, como a gripe, resfriado e diarreia, e podem entrar em nosso corpo pela pele, pela boca ou até mesmo pelo ar.

Lavando as mãos, tomando banho e cortando as unhas, por exemplo, diminuímos nosso contato com germes e bactérias e reduzimos as chances de ter as doenças causadas por eles.

Que tal pesquisar quais as principais doenças que os germes e bactérias podem transmitir ao entrar em contato com nosso corpo?

Depois é só compartilhar conosco!

Blank

Resposta:

As principais doenças que os germes e bactérias podem transmitir ao entrar em contato com nosso corpo são tuberculose,brucelose,malária e febre amarela.

0
0
1 dia
Publicado por Sthefany Gomes Rodrigues
da Equipe REFLORESTAR

10. O que achou do percurso?

4
Jul


Já terminamos o Percurso SOS Água!


Mas nossa ação está apenas começando, já que o consumo consciente de água na escola e em casa precisa estar presente todos os dias.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso SOS Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Eu achei o percurso muito legal e ele fala muito sobre o consumo consciente da água.

0
0
1 dia
Publicado por Sthefany Gomes Rodrigues
da Equipe REFLORESTAR

03. Banho e desperdício não combinam

4
Jul


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa, então vamos pensar como podemos utilizá-la da melhor forma?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e consome cerca de 75 litros de água...
Já um banho de 10 minutos pode chegar a 150 litros, usando o dobro de água recomendado...
E um banho de 15 minutos equivale a 225 litros de água, que daria para outras duas pessoas também tomarem banho.

Utilizando um relógio ou celular com cronômetro, veja o tempo de seu banho e desafie-se a diminuí-lo... Será que você consegue?

Uma dica é fechar o chuveiro quando for se ensaboar, especialmente nos dias mais quentes. E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

Agora calcule a quantidade de água que você deixou de consumir. Se a cada minuto de chuveiro aberto são gastos em média 15 litros de água, basta você multiplicar os minutos a menos no banho por 15 para descobrir o resultado.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

Eu demorei 10 minuto e 51 segundos para tomar banho e eu consegui diminuir para 7 minutos e 2 segundos. Eu deixei de consumir 45 litros.

0
0
1 dia
Publicado por Sthefany Gomes Rodrigues
da Equipe REFLORESTAR

03. Banho e desperdício não combinam

4
Jul


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa, então vamos pensar como podemos utilizá-la da melhor forma?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e consome cerca de 75 litros de água...
Já um banho de 10 minutos pode chegar a 150 litros, usando o dobro de água recomendado...
E um banho de 15 minutos equivale a 225 litros de água, que daria para outras duas pessoas também tomarem banho.

Utilizando um relógio ou celular com cronômetro, veja o tempo de seu banho e desafie-se a diminuí-lo... Será que você consegue?

Uma dica é fechar o chuveiro quando for se ensaboar, especialmente nos dias mais quentes. E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

Agora calcule a quantidade de água que você deixou de consumir. Se a cada minuto de chuveiro aberto são gastos em média 15 litros de água, basta você multiplicar os minutos a menos no banho por 15 para descobrir o resultado.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

Eu demorei 10 minuto e 51 segundos para tomar banho e eu consegui diminuir para 7 minutos e 2 segundos. Eu deixei de consumir 45 litros.

0
0
1 dia
Publicado por Sthefany Gomes Rodrigues
da Equipe REFLORESTAR

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_turma_do_projeto
EMEF SUZETE CUENDET
VITORIA, ES
Thumb_sq_4e427827-aa49-47ec-a5d2-1cf072f5cb0a
EMEF SUZETE CUENDET
VITORIA, ES
Thumb_sq_default
EMEF SUZETE CUENDET
VITORIA, ES
Thumb_sq_default
EMEF SUZETE CUENDET
VITORIA, ES
Thumb_sq_default
EMEF SUZETE CUENDET
VITORIA, ES
Thumb_sq_default
EMEF SUZETE CUENDET
VITORIA, ES

e mais 84 membros (ver todos)