Top_default

O PAPEL DO PAPEL

EMEF DESEMBARGADOR AMORIM LIMA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Nas Oficinas de LEH (Leitura, Escrita e Humanidades)do 1º semestre deste ano, uma das turmas (dois grupos de 8º ano) escolheu os roteiros Consumismo e Teatro para estudar e já foram bastante repertoriados com textos, vídeos e rodas de conversa sobre a necessidade do consumo consciente. Neste momento estão escrevendo textos teatrais sobre o assunto para encenarem e fomentar a conversa com a comunidade. A ideia é integrar o "Desafio A Natureza das Coisas 2015” proposto pelo instituto Akatu e propor atividades e projetos para serem desenvolvidos tanto nas tutorias quanto nas oficinas. A escola descarta uma grande quantidade de papel que poderia ser reaproveitada de inúmeras outras maneiras. A ideia é refletir sobre o uso consciente deste papel e descobrir como podemos reaproveita-lo l de maneira útil e artística.

Atividades:

Nas Oficinas de LEH (Leitura, Escrita e Humanidades) com os grupos de 8º ano os estudantes já foram introduzidos e repertoriados sobre o assunto Consumismo e Consumo Consciente e estão escrevendo textos teatrais sobre o assunto para encenarem e fomentar a conversa com outros grupos de tutorias. Os estudantes do Ensino Fundamental II têm de realizar os seguintes roteiros de pesquisa que de alguma maneira dialogam com tema do consumo consciente de maneira direta ou indireta, resta pensarmos como vamos articulá-los e introduzindo o tema do uso consciente do papel e sua reutilização através deste projeto: 6º ano: ROTEIRO ÁGUA - ROTEIRO CICLO DE VIDA - ROTEIRO AS TRANSFORMAÇÕES DOS MATERIAIS NO CICLO DE VIDA - ROTEIRO USO DO SOLO - 7º ano: ROTEIRO CALOR E TEMPERATURA - HÁBITOS ALIMENTARES - 8º ano: ROTEIRO CONSUMISMO - ROTEIRO ECOSSISTEMAS - ROTEIRO RITMOS DA VIDA E ENERGIA - ROTEIRO ENERGIA E MOVIMENTO - 9º ANO: ROTEIRO ENERGIA - ROTEIRO GLOBALIZAÇÃO -

Desejos:

O uso consciente do papel e seu reuso útil e artístico.

Pessoas:

A comunidade é bastante participativa e sempre atende a chamados para participação em projetos pois articula-se através de uma boa rede de comunicação. Neste momento há grupos de pais envolvidos em projetos com a horta da escola, comissões de alimentação e da água. A ideia é propor uma também de uso e reuso de papel.

Novidades da equipe

03. Desafio o ar que eu respiro

25
Jun

Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem. Depois devem escolher juntos as quatro melhores que mostram essa realidade e postá-las no espaço abaixo. Cada integrante da equipe pode postar uma foto.

Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostre essas diferenças!

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Foto_arque_respiro2
Medium_teste_educatu

Resposta:

1
0
mais de 9 anos
Publicado por Maria Cristina Morales

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

1
Dez

Nós estamos todos conectados! Nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Para minimizar os impactos negativos, é preciso que cada um faça sua parte e consuma de maneira consciente!

Desafio: Separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como é possível diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com sua família sobre que mudanças vocês podem adotar, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

At3
Blank

Resposta:

no lixo da minha casa

0
0
quase 10 anos
Publicado por Luca Correa Jaime
da Equipe O PAPEL DO PAPEL

15. Encerrando a primeira fase do Percurso Ar

1
Dez

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu nesse percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o ar e o aquecimento global e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

v

0
0
quase 10 anos
Publicado por Luca Correa Jaime
da Equipe O PAPEL DO PAPEL

15. Encerrando a primeira fase do Percurso Ar

1
Dez

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu nesse percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o ar e o aquecimento global e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

v

0
0
quase 10 anos
Publicado por Luca Correa Jaime
da Equipe O PAPEL DO PAPEL

14. Minha ideia para minha escola e cidade

1
Dez

O que você acha interessante fazer em sua cidade ou escola para que você e seus amigos diminuam os impactos negativos e a emissão de gases de efeito estufa?

Conte aqui a sua ideia:

Blank

Resposta:

mudar

0
0
quase 10 anos
Publicado por Luca Correa Jaime
da Equipe O PAPEL DO PAPEL

10. Desafio para sua equipe!

1
Dez

Você e seus amigos conseguiram cumprir a atividade anterior? Então vocês já podem se reunir e partilhar as experiências do grupo! Escolham os seguintes itens:

  • Uma descoberta curiosa
  • Uma descoberta agradável (por exemplo: uma nova área de lazer ou uma parte de um parque que era desconhecida)
  • Uma descoberta positiva para o meio ambiente (por exemplo: lixeiras de coleta seletiva na porta de um estabelecimento)

Escolheram? Hora de compartilhar!

Façam um novo post mostrando essas três descobertas! Não esqueçam de dizer qual é a cidade de vocês!

Blank

Resposta:

cidra e cerveja na verdade e a mesma fermentacao e malte mas no final e acresentado frutas

0
0
quase 10 anos
Publicado por Luca Correa Jaime
da Equipe O PAPEL DO PAPEL

09. Atividade de campo: olhar sobre a cidade

1
Dez

Para conseguir encontrar soluções mais sustentáveis para nossa vida, às vezes é necessário olhar a realidade com outros olhos...

Você conhece bem sua cidade? Que tal fazer uma exploração mais atenta e descobrir novidades?

Escolha um trajeto não muito longo que você costuma realizar de carro ou de ônibus e faça-o caminhando. Se você já fez esse percurso a pé, procure mudar um pouco o jeito que olha para as coisas. Às vezes pela pressa ou falta de atenção perdemos coisas incríveis que estão a nossa volta!

Ao longo do percurso, anote suas impressões em uma página do seu caderno ou um bloquinho de folhas que você reaproveitou para não desperdiçar papel. Não esqueça de registrar o que você conseguiu perceber de novo, inclusive as coisas chatas que são novas para você. Você também pode fotografar ou, se for possível, filmar sua exploração!

Compartilhe algo que você anotou, postando no espaço disponível abaixo:

Blank

Resposta:

concordo

0
0
quase 10 anos
Publicado por Luca Correa Jaime
da Equipe O PAPEL DO PAPEL

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF DESEMBARGADOR AMORIM LIMA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF DESEMBARGADOR AMORIM LIMA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_1619516_584354678366404_177200870208460329_n
EMEF DESEMBARGADOR AMORIM LIMA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_aviao-3d-hd-wallpaper
EMEF DESEMBARGADOR AMORIM LIMA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF AMORIM LIMA DES
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF AMORIM LIMA DES
SAO PAULO, SP

e mais 20 membros (ver todos)