Top_default

Revitalizando hábitos e atitudes

ESCOLA MUNICIPAL AURELIO BUARQUE DE HOLANDA | TEOTONIO VILELA - AL

Projeto da equipe

Ideias:

Promover através de oficinas e palestras assim revitalizando hábitos e atitudes.

Atividades:

Reutilização de materiais recicláveis, entrega de panfletos e colagem em toda escola do consumo consciente de água e energia.

Desejos:

Todos sabem a importância do consumo consciente da água, energia, o cuidado com o meio ambiente, mais fingem esquecer, nosso projeto tem como objetivo, alertar todos os dias o quão importante cuidar do meio em que vivemos.

Pessoas:

Alunos, professores e funcionários.

Novidades da equipe

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

12
Ago

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

Blank

Resposta:

Aqui na escola a merenda é feita todos os dias pela quantidade de alunos que vieram, elas se preocupam com o desperdício de comida, fazem a quantidade um pouco acima da numero exato de alunos para poder deixar todos satisfeito, muitos alunos optam por lanches que vendem fora da escola, o lixo, uns fingem nem ver e acabam espalhando por todo o pátio mesmo tendo placas por todo lado, mais um dia eles aprendem a manter o seu ambiente limpo, um dia todo mundo vai aprender o que nos trazer benefícios.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Sirlânia Silvestre

10. Tem gosto de quê?

12
Ago

Atividade em grupo \0/

Junte o pessoal de sua equipe e escolha qual atividade preferem fazer:

1. Tem gosto de quê? Escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja encontrada com facilidade em sua região. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos. Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto com um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

2. Arte na mesa! Esse desafio propõe que sua equipe se reúna para fazer uma refeição juntos. E os pratos precisam ter alimentos diversos, com no mínimo 5 cores. Não vale contar alimentos da mesma cor, tem que ser de cores diferentes. Prefiram pratos com legumes, frutas e verduras típicos de sua região. Deem preferência para alimentos livres de agrotóxicos, como os orgânicos. Registrem com fotos as delícias que vocês montaram. Comam gostoso e com calma. Aproveitem para conversarem sobre a experiência, depois façam o relato e compartilhem junto com as fotos.

Blank

Resposta:

Tem pessoas que tem o costume de beber suco com um pouco mais de açúcar e outros quase natural mesmo, com pouquíssimo açúcar, então há uma grande diferença quando bebemos das suas formas, sempre a forma que costumamos beber ficará mais gostoso. É lindo ver um prato colorido, mais lindo ainda é saber que nossa saúde estar ali dentro daquelas cores, uma alimentação saudável e equilibrada faz um bem danado.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Sirlânia Silvestre

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

23
Jul

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Bom, o meio ambiente sempre será um tema importantíssimo, é sempre um assunto onde ninguém precisaria mais ficar alertando, mais o ser humano, a maioria, faz questão de viver destruindo o seu habitat, acham que toda alerta sobre o quanto faz bem cuidarmos do nosso meio em que vivemos é um mito, para muitos não acontecerá nada do que falam futuramente, e que a natureza, o nosso planeta não se vingará do mal que fazemos a ela. Precisamos e necessitamos da água para sobrevivermos. Utiliza-se água, na fabricação de um objeto, na plantação do arroz, feijão, milho, frutas verduras, quando praticamos exercícios físicos, para nosso higiene pessoal, para limpar nosso ambiente de trabalho, moradia, etc... Enfim, estou adorando o EDUKATU, é realmente um site muito interessante, passamos a observar os desperdícios ao nosso redor, não podemos mudar o mundo, mais podemos fazer nossa parte e assim fazer a diferença.

1
0
quase 9 anos
Publicado por Sirlânia Silvestre

02. Observando a água em nossa casa

23
Jul

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

Em casa o gasto de água nem é tanto, só que percebi que existe maior gasto de água na hora de lavar a louça, quando lavada em pia gasta mais água, e quando se lava em tanque, tipo com somente aquela quantidade de água, existe maior consumo, mais o resto das atividades que fazem com água está tudo tranquilo, afinal, também meus pais costumam sempre alertar a importância do consumo consciente da água, e a falta que aquele gasto pode nos fazer futuramente.

1
0
quase 9 anos
Publicado por Sirlânia Silvestre

08. Desafio: uso integral de alimentos

16
Jul

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço). ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

Ao observar as merendeiras da escola, percebo que elas procuram utilizar somente o necessário na merenda para que atenda todos os alunos e para que não haja tanto desperdício de merenda escolar. Elas capricham na comida, no tempero, para que os alunos saboreiem e não destruam. Fazem o possível e o impossível para não desperdiçar nada, até porque, no mundo inteiro a várias famílias que desejam apenas o resto do que deixamos nos pratos. Isso serve como exemplo para que utilizemos apenas o necessário.

1
0
quase 9 anos
Publicado por Sirlânia Silvestre

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

16
Jul

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

A nossa Escola sempre alerta aos alunos e funcionários sobre a importância do consumo consciente, procuramos sempre estar observando o bebedouro, banheiros, dentre outros locais que tenham torneiras. A natureza espera uma nova atitude de cada ser humano.

1
0
quase 9 anos
Publicado por Sirlânia Silvestre

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

14
Jul

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

que com pouco se vai ao longe, se economizar não vai faltar.

1
0
quase 9 anos
Publicado por Lais Oliveira

08. Desafio: uso integral de alimentos

14
Jul

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço). ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

pode ser bem legal reaproveitar alimentos

1
0
quase 9 anos
Publicado por Lais Oliveira

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

14
Jul

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

podemos deixar as torneira fechadas

1
0
quase 9 anos
Publicado por Lais Oliveira

02. Observando a água em nossa casa

14
Jul

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

posso fechar a torneira quando escovar os dentes.E minha família tambem

1
0
quase 9 anos
Publicado por Lais Oliveira

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_10552594_529256247201242_6227873700541357924_n
ESCOLA MUNICIPAL AURELIO BUARQUE DE HOLANDA
TEOTONIO VILELA, AL
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL AURELIO BUARQUE DE HOLANDA
TEOTONIO VILELA, AL