Top_logo

O Desperdício e o Consumismo em Âmbito Escolar

ESC MUN ENS FUN PROF ADOLFINA J M DIEFENTHALER | NOVO HAMBURGO - RS

Projeto da Equipe

Ideias:

Como profissional da Educação sinto-me incomodada em ver diariamente na Escola que trabalho muitos alimentos indo para o lixo, por isso resolvi desenvolver o projeto sobre o desperdício e o consumismo. Primeiramente penso numa parceria com todos os segmentos da comunidade escolar professores, funcionários, pais e alunos para acompanhar de perto o momento do almoço e avaliar o porquê de tantas sobras e em seguida iniciar um trabalhar de sensibilização com o intuito de diminuir a quantidade de alimentos que vão para o lixo após o almoço. Ampliando ainda para uma sensibilização sobre o “consumo consciente”. Lembrando que o ato de comprar deve estar relacionado à necessidade, enquanto o consumismo, está vinculado com o supérfluo, a obsessão pela compra, ansiedade, alienação, pensando assim vejo a necessidade de trabalhar os processos de produção de alguns materiais consumidos pelos estudantes e incentivá-los ao reaproveitamento de materiais escolares de um ano para o outro, a troca solidária com os colegas de roupas, calçados, acessórios, livros. Levá-los a refletir sobre o modismo e a influência da mídia em suas vidas.

Atividades:

• Convite e formação do grupo de multiplicadores; • Reunião para discutir o projeto e dividir as tarefas; • Levantamento da quantidade de alimentos jogados fora diariamente; • Pesquisa sobre o porquê de tantas sobras; • Sensibilização com vídeos sobre a fome e imagens dos alimentos jogados fora no refeitório da Escola; • Desafiar os estudantes a diminuir e quiçá zerar o descarte de alimentos; • Pesagem diária por uma semana dos restos de alimentos e apresentação em gráfico dos resultados alcançados; • Análise de propagandas de TV; • Roda de conversas com as turmas de 6ºs a 9ºs anos sobre o consumo supérfluo e descarte posteriormente; • Vídeos sobre a produção de alguns materiais;

Desejos:

Sensibilizar com o intuito de diminuir a quantidade de alimentos que vão para o lixo após o almoço. Incentivá-los ao reaproveitamento de materiais escolares de um ano para o outro, a troca solidária com os colegas de roupas, calçados, acessórios, livros. Levá-los a refletir sobre o modismo e a influência da mídia em suas vidas.

Pessoas:

Primeiramente penso numa parceria com todos os segmentos da comunidade escolar professores, funcionários, pais e alunos.

Novidades da Equipe

03. Desafio o ar que eu respiro

29
Jul

Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem. Depois devem escolher juntos as quatro melhores que mostram essa realidade e postá-las no espaço abaixo. Cada integrante da equipe pode postar uma foto.

Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostre essas diferenças!

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Foto_arque_respiro2
Blank

Resposta:

07. O que você achou do Percurso Ar?

27
Jul

Já terminamos o Percurso Ar! Mas nossa ação está apenas começando... \o/

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Ar. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

achei legal por que podemos colocar nossas ideias pra todo mundo ver bem interressante

06. Campanha no ar!

27
Jul

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Blank

Resposta:

vou levar essa ideia pra minha professora

05. Campanha

27
Jul

Com as ideias da sua equipe mais claras, vamos falar de campanhas?!

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

Para começarmos a pensar sobre o assunto, conheça abaixo o cartaz feito pelo grupo Fast, Free & Fun, que mantém uma página no Facebook (o link é uma página do Facebook, confirme se você pode acessá-la com sua conta). Gostou do cartaz? O que ele traz de inovador?

Conheça também a campanha contra o aquecimento global organizada pelo Akatu em parceria com o jornal Metro.

Está na hora de fazer a nossa. Que tal liderar uma campanha para que mais pessoas adotem alternativas mais sustentáveis de transporte ou para diminuir as queimadas? Ou ainda para conscientizar sobre a poluição do ar e saúde?

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem fazer um texto, um vídeo ou mesmo um desenho. Ou tudo junto. E publicar no espaço abaixo.

Compartilhem as ideias com outros participantes do Edukatu e vejam se alguém tem mais sugestões bacanas para vocês! Essa rede permite a troca! Experimente isso!

Assista...

393498_342519859172182_779916187_n
Blank

Resposta:

como eu disse nao fizemos nada ainda mais vou conversar com a professora

04. Como seriam?

27
Jul

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre o ciclo de vida das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria? Como embalaríamos as coisas?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

é mesmo e tambem tem tanta gente que podia economizar nao so utilizado uma garrafinha que tem em casa mais tem gente que podia lavar os caros com um balde e pra fazer outras coisa tambem por que sem agua a gente nao vive

03. Entrevista

27
Jul

Vamos ver o que as pessoas sabem sobre o ciclo de vida dos objetos e seus efeitos em termos de emissão de gases e poluição do ar?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para algum lugar público - um parque, a rua, um centro comercial - e pedir às pessoas que estiverem ali para escolher um dos objetos e contar para você do que ele é feito, onde foi produzido e como foi transportado.

Ou então aprofundar o tema, batendo papo com um especialista no controle de emissão de gases durante o processo produtivo ou na produção de um dos objetos que vocês escolheram.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Blank

Resposta:

perguntei pra uma prima minha e ela escolheu o papel dai perguntei e ela nao sabia responder de onde ele vem dai expliquei pra ela e falei que ele depois de usado pode ser reciclado novamente

02. De onde vêm as coisas?

27
Jul

Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas.

Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas têm impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.

Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!

Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Este produto tem características mais sustentáveis? Esse produto foi produzido longe daqui? Como foi transportado até você? Que gases foram emitidos durante sua produção e transporte? Esse produto pode ser reutilizado? Como deve ser descartado?

Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:

Assista...

Blank

Resposta:

papel.o papel vem das arvores passa por maquinas que o transformam em uma pasta, depois de seca essa pasta é transformada em papel é embalada e transportada para o consumidor depois de usada a folha de papel pode ser reciclada e transformada numa folha reciclada e que algumas escolas usam pra fazer trabalhos com os alunos

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

27
Jul

Vamos colocar a mão na massa e colocar os aprendizados em prática?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto do balde e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

07. O que você achou do Percurso Ar?

27
Jul

Já terminamos o Percurso Ar! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Ar. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

achei legal o video sobre o aquecimento global e pra mim esta tudo bacana entao nao precisa melhorar nada

06. Campanha no ar!

27
Jul

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Blank

Resposta:

legal! vou mostrar essa ideia para nossa professora

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_snapshot_20130913_5
ESC MUN ENS FUN PROF ADOLFINA J M DIEFENTHALER
NOVO HAMBURGO, RS
Thumb_sq_default
ESC MUN ENS FUN PROF ADOLFINA J M DIEFENTHALER
NOVO HAMBURGO, RS
Thumb_sq_default
ESC MUL SAO SEBASTIAO
CALCOENE, AP
Thumb_sq_eu_salao_dinda
ESC MUN ENS FUN PROF ADOLFINA J M DIEFENTHALER
NOVO HAMBURGO, RS
Thumb_sq_foto0649
ESC MUN ENS FUN PROF ADOLFINA J M DIEFENTHALER
NOVO HAMBURGO, RS
Thumb_sq_default
ESC MUN ENS FUN PROF ADOLFINA J M DIEFENTHALER
NOVO HAMBURGO, RS

e mais 23 membros (ver todos)