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Horta na Escola

ESCOLA PEDRO JOSE GREGORIO | MAJOR ISIDORO - AL

Projeto da equipe

Ideias:

Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscamos cumprir o importante papel de desenvolver o comprimento das crianças com o cuidado do ambiente que nos cerca e o pensar de responsabilidade e atitudes de cada um de nos gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Nesse contexto, o cultivo da horta escolar pode ser valioso instrumento educativo. o contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive,o encanto com as sementes que brotam como mágica,a pratica diária do cuidar ,regar,transplantar,tirar matinhos ,espantar formigas,o exercício da paciência e perseverança ate que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos .estas vivencias podem transformar pequenos espaços da escola da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades. Daí surge á necessidade de se fazer uma horta na escola, onde verduras e legumes produzidos na horta da escola serão utilizados na merenda escolar para enriquecê-la.

Atividades:

Horta escolar Sugestão de algumas hortaliças pra serem cultivadas na horta orgânica: alface, couve, brócolis, pepino, temperos (cebolinha verde, salsa, coentro), abobrinha, tomate, pimentão, pimenta. Sugestão de plantas medicinais e aromáticas: hortelã, arruda, camomila, alecrim, manjericão, capim santo, erva-cidreira. As hortaliças são ricas em vitaminas (A, B, C, E, K) e sais minerais (cálcio e ferro), com bom teor de proteínas e fibras, além de outras virtudes dietéticas e até terapêuticas.

Desejos:

O cultivo de uma horta orgânica garante alimentos saudáveis e nutritivos, educa, ocupa proporciona laser ao ar livre cresce, também, a consciência de que devemos praticar uma agricultura que preserve os recursos naturais. O cultivo orgânico é um sistema de produção agrícola ecológico e sustentável, baseado na preservação e no respeito à terra, ao meio ambiente e ao homem. Este sistema é centrado no ser humano e base da sustentabilidade é o solo.Baseando-se dessa forma espera-se uma conscientização dos envolvidos em relação a natureza e um aprendizado significativo de construção e produção.Mobilizar crianças, adolescentes, professores, enfim, toda a comunidade escolar, para o uso da horta como um processo de socialização e resgate social e educacional, além de trabalhar a educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano, como parte integrante e agente de transformação no mundo em que vive.

Pessoas:

sim professores, alunos coordenador

Novidades da equipe

13. Encerrando a primeira fase do Percurso Água

3
Set

Já terminamos a primeira fase do Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

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Resposta:

gostei de tudo queria poder ter internet na escola para poder usar sempre com meus alunos.

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mais de 10 anos
Publicado por Fabricia Ferreira
da Equipe Horta na Escola

13. Encerrando a primeira fase do Percurso Água

3
Set

Já terminamos a primeira fase do Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

gostei de tudo queria poder ter internet na escola para poder usar sempre com meus alunos.

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mais de 10 anos
Publicado por Fabricia Ferreira
da Equipe Horta na Escola

11. Desafio: Consumindo 100%

3
Set

Incrível perceber o quanto gastamos de água e desperdiçamos de alimentos! Vamos investigar mais sobre isso assistindo ao vídeo da ONG Banco de Alimentos?

Gostou da ideia? Então, reúna sua equipe, pois vamos ter uma experiência culinária!

-Vocês devem procurar um alimento comum na região de vocês. Ele deve fazer parte da alimentação cotidiana, mas muitas vezes é desperdiçado por não ser integralmente usado ou porque parte dele não é vista como própria para consumo.

-Converse com cozinheiras, mães e nutricionistas para saber como vocês poderiam utilizar esse alimento por inteiro.

-Escolham ou criem uma receita com este alimento e testem para ver se fica boa.

-Se for possível fotografem ou gravem um vídeo de vocês produzindo a receita e postem tudo aqui, junto com a receita.

Assim teremos ideias de todo o Brasil para o uso integral dos alimentos!

Vale conhecer as dicas do Banco de Alimentos sobre como não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Assista...

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Resposta:

farofa de cenoura com casca e tudo,ingredientes 1 colher de margarina.1 sache de zazom,cebola picada,cenoura ralada com casca e tudo,farinha.doure a cebola e cenoura na mateiga acrescente o zazom e a farinha.

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mais de 10 anos
Publicado por Fabricia Ferreira
da Equipe Horta na Escola

10. Água também vai para o lixo

3
Set

Você sabia que para produzir 1 quilo de carne bovina são gastos aproximadamente 15.000 litros de água?

Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, todas as pessoas precisam consumir de 2 a 4 litros de água por dia, mas necessitam de 2.000 a 5.000 litros de água para produzir os alimentos que consomem diariamente.

Para garantir o direito à água e à alimentação para todos, precisamos mudar nossa forma de produzir e consumir alimentos.

Quando jogamos fora alimentos estamos jogando também tudo o que foi utilizado em seu processo produtivo, inclusive água!

No Brasil cerca de 1/3 dos alimentos comprados vão direto para o lixo!

E você? Que atitudes você e sua família podem fazer em casa para diminuir o desperdício de alimentos?

Escreva no quadro abaixo:

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Resposta:

comprar a quantidade só que for consumir,olha o prazo de validade doar algum alimento que nao for mais comer.

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mais de 10 anos
Publicado por Fabricia Ferreira
da Equipe Horta na Escola

07. Atividade em grupo

3
Set

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

  • Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
  • Depois da inspeção, façam um post contando se identificaram desperdício e, caso sim, dando dicas de como isso poderia ser solucionado!

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá?

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Resposta:

na nossa escola não tem desperdício,pois nem ÁGUA NA torneira tem temos que pegar de balde em balde,e isso sim as vezes faz caí um pouco de agua no chao.

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mais de 10 anos
Publicado por Fabricia Ferreira
da Equipe Horta na Escola

06. Um bem cada vez mais escasso

3
Set

Em um futuro próximo, a água deve ser um bem cada vez mais escasso em todo o mundo e por isso seu consumo consciente é tão importante.

Hoje somos mais de 7 bilhões de seres humanos e precisamos de um volume de água cada vez maior para consumo doméstico, para agricultura, urbanização ou para produção de bens e energia.

Quinze renomados cientistas brasileiros de várias áreas – engenharia, ecologia, biologia aquática, climatologia, hidrologia e mudanças climáticas – especializados em recursos hídricos, lançaram, a Carta de São Paulo um documento que procurou reunir as análises e recomendações fundamentais para enfrentar a crise hídrica atual e preparar o país para o que vem pela frente.

O problema é que, além do nosso consumo estar em crescimento, a quantidade de água adequada para consumo está diminuindo. Essa poluição geralmente é causada pelo descarte inadequado de resíduos industriais, agrícolas e lixo urbano.

Tudo isso causa sérios impactos na vida de cada um de nós, na saúde pública, no orçamento público e também no meio ambiente.

Agora que você já sabe mais sobre os desafios para administrar bem nossos recursos hídricos, reúna sua equipe e prepare um texto coletivo falando da importância de iniciativas como essa para estimular o debate público sobre o tema.

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Resposta:

Há quem diga que uma guerra mundial pode ser causada por uma disputa por fontes de água doce e isso não é tão difícil de se imaginar. Os recursos hídricos do planeta são limitados. A água tem importância econômica e social, mas, acima de tudo, é uma questão vital. Com essa preocupação na agenda, a Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) elegeu 2013 o Ano Internacional da Cooperação pela Água. Essa aliança visa a promover mudanças no âmbito local, regional, nacional e internacional. Se entre líderes da comunidade internacional o tema é tratado como prioridade estratégica, a Unesco acredita que é tempo de conscientizar a população sobre a necessidade, a importância, os benefícios e os desafios da cooperação. Por isso, os cinco primeiros programas da temporada deste ano do Globo Ecologia serão dedicados ao tema. Falaremos sobre as nascentes, os rios, as lagoas, os estuários e os oceanos. Na esfera internacional, fala-se da gestão de recursos hídricos que cruzam, delimitam ou ultrapassam fronteiras, como as de rios entre países ou até da água subterrânea transfronteiriça - uma fonte crescente de água doce. Diferente de qualquer outro recurso, a água não reconhece bordas e não precisa de passaporte para ir de um país para outro. Segundo dados da própria ONU, desde 1947 foram feitos mais de 300 acordos internacionais pela água em âmbito político. A população não se dá conta, mas há 276 bacias hidrográficas transfronteiriças do mundo: 64 estão na África, 60 na Ásia, 68 na Europa, 46 na América do Norte e 38 na América do Sul. Só no Brasil, 2 bacias são ligadas a 11 países: a Amazônica e a do Prata. "A água é a base fundamental, cuja importância não pode ser subestimada. Ela é um denominador comum dos principais desafios globais do nosso tempo: energia, alimentos, saúde, paz e segurança. A gestão da água pode reduzir o risco de desastres, como secas e inundações. Como bacias hidrográficas transfronteiriças e sistemas aquíferos representam quase a metade da superfície da Terra, a cooperação pela água é vital para a paz", declarou Irina Bokova, diretora-geral da Unesco. A organização espera com esta medida desencadear ações concretas com o envolvimento da população e, principalmente, daqueles que trabalham direta ou indiretamente com recursos hídricos, fomentando parcerias, mais diálogo entre países e novas soluções. Além de garantir a distribuição sustentável e equitativa da água, o objetivo é manter relações pacíficas dentro e entre comunidades. Hoje no mundo, 783 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e quase 2,5 bilhões vivem sem saneamento adequado. De toda a energia produzida no planeta, cerca de 8% é usada para puxar águas subeterrâneas e bombeá-las, além do que é usado para tratamento de água. À medida que a disponibilidade de água diminui em muitas regiões, o consumo cresce na agricultura com uma projeção de crescimento de 19% até 2050. O uso de água para irrigação e produção de alimentos constitui uma das maiores pressões sobre os recursos de água doce, já que a agricultura responde por aproximadamente 70% das retiradas mundiais de água doce (até 90% em algumas economias em rápido crescimento). A estimativa é de que a população global tenha um crescimento de dois a três bilhões de pessoas, resultando em um aumento na demanda por alimentos e água de 70% até 2050 Publicado por Pedro Eduardo.

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mais de 10 anos
Publicado por Fabricia Ferreira
da Equipe Horta na Escola

04. Bacias hidrográficas

3
Set

O Brasil conta com 12% de toda a água doce existente no planeta. Toda essa água se encontra distribuída através de uma grande rede fluvial de rios e bacias divididas em 12 regiões hidrográficas.

Conheça mais sobre as Principais bacias hidrográficas do Brasil.

Veja também um mapa interativo da ANA – Agência Nacional das Águas, onde é possível pesquisar informações pelo endereço.

Você sabe qual região hidrográfica banha a sua cidade? Então conte no post:

1) Qual é sua cidade?

2) Qual a bacia de sua região?

3) Qual o rio dessa bacia que passa mais perto da região da escola?

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Resposta:

major izidoro al,bacia do são Francisco,rio ipanema.

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mais de 10 anos
Publicado por Fabricia Ferreira
da Equipe Horta na Escola

02. Dicas para economizar água

3
Set

Quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantarolar ou pensar na vida debaixo do chuveiro, mas existem lugares que podem ser bem mais inspiradores. E, com um banho mais curto, você economiza muita água!

Vamos ler algumas dicas para economizar água.

Depois escreva um post contando o que você achou delas, se você já conhecia os impactos de um banho demorado e que mudanças você pode fazer para minimizar o desperdício.

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Resposta:

tomar banho menos demorados,fechar a torneira quando tiver escovando os dentes,usar a água com sabão do enxague das roupas para lavar calçadas.

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mais de 10 anos
Publicado por Fabricia Ferreira
da Equipe Horta na Escola

02. De onde vêm as coisas?

26
Ago

Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas.

Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas tem impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.

Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!

Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Este produto tem características mais sustentáveis? Como é a embalagem para transportar e comercializar este produto? Do que a embalagem é feita? Este produto tem uma vida útil longa? Este produto pode ser reutilizado e transformado em outra coisa no fim de sua vida útil? Os componentes deste produto podem ser reciclados? Como deve ser seu descarte correto?

Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:

Assista...

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Resposta:

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Publicado por Fabricia Ferreira
da Equipe Horta na Escola

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

26
Ago

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

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Resposta:

resto de comida

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Publicado por Fabricia Ferreira
da Equipe Horta na Escola

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

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