Top_default

Alimentação saudável

HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL | RIO CLARO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O tema saúde é uma ação educativa importante no espaço escolar. A promoção de uma alimentação saudável, nutricionalmente equilibrada, sem desperdícios por meio de ações educativas muito pode contribuir para a formação de hábitos e valores que influenciará o estilo de vida. II. OBJETIVO GERAL: • Contribuir para a formação de hábitos saudáveis na alimentação. Objetivos específicos: • Valorizar uma alimentação de boa qualidade nutricional. • Conhecer alguns alimentos de época. • Identificar os alimentos da pirâmide alimentar. • Orientar quanto a ingestão adequada de nutrientes para se ter uma boa saúde. • Incentivar a prática de atividades física. • Incentivar o uso de água diária. III. RECURSOS/ESTRATÉGIAS • Montar um caderno com receitas saudáveis. • Utilizar músicas. • Vídeos sobre origem dos alimentos. • Pesquisas. • Textos informativos. • Atividades didáticas. • Desafios alimentares.

Atividades:

RECURSOS/ESTRATÉGIAS • Montar um caderno com receitas saudáveis. • Utilizar músicas. • Vídeos sobre origem dos alimentos. • Pesquisas. • Textos informativos. • Atividades didáticas. • Desafios alimentares.

Desejos:

Meu desejo é que os alunos aprendam a se alimentar de forma mais saudável, ser críticos ao comprarem seus alimentos e repassem esses conhecimentos para os familiares.

Pessoas:

Nesse projeto estão envolvidos alunos do 4º ano da rede municipal. Eles estão motivados e são muito participativos. Estão desenvolvendo atividades de: • Pesquisa sobre pirâmide alimentar. • Roda da conversa: quais alimentos preferidos pelos alunos. • Construir gráficos dos alimentos mais consumidos na família. • Leitura de rótulos de alimentos e suas composições. • Visitar o supermercado para identificar alimentos orgânicos e industrializados. • Identificar as quantidade de gordura e açúcar na elaboração dos alimentos industriais. • Realizar um pic-nic das frutas. • Visitar um mercado de frutas. • Experiências de consumo de alimentos saudáveis • Degustação de receitas saudáveis

Novidades da equipe

12. O que você achou do percurso?

14
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Achei muito interessante, muito elucidativo e ajudou muito as crianças a começarem a ter consciência de quanta energia desperdiçamos e também de ter noção de quanto cada aparelho utiliza de energia e como eles podem economizar. Muito interessante o projeto. mito bom, o ano que vem quero fazer novamente.

0
0
aprox. 8 anos

11. Hora de celebrar!

14
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

Iniciamos a atividade apagando as luzes, sentando em roda e fazendo atividades de respiração, para que todos ficassem calmos e se concentrassem... Iniciamos nossa história falando sobre uma cidade onde todos tinham muitos aparelhos elétricos e eletrônicos e usavam indiscriminadamente, sem se preocupar com a economia de energia para poupar a natureza e o meio ambiente, até o dia em que houve um estouro e tudo parou de funcionar. As pessoas dessa cidade ficaram perdidas no tempo e no espaço. Não sabiam o que fazer, não sabiam que horas era, só percebia a hora quando escurecia. Não sabiam a hora de acordar, começaram a chegar atrasado no trabalho e na escola, o transito ficou um caos pois os semáforos não funcionavam, os alimentos estragaram, pois as geladeiras e freezers pararam de funcionar, ninguém assistia TV, ninguém olhava no celular, pois as baterias acabaram e não tinham onde carregar. Nos primeiros dias, a cidade entrou em colapso, as pessoas comeÇaram a ficar deprimidas, a brigar umas com as outras até mesmo sem motivo... Depois de um tempo, como o ser humano se adapta a diversas situações, as pessoas começaram a criar mecanismos de sobrevivência e se uniram em busca de uma qualidade de vida melhor. As crianças, começaram a brincar e estudar mais, pois não perdia tempo com jogos eletrônicos e celular, ficaram mais amigas e sua saúde começou a melhorar, pois faziam mais atividades físicas. Os adultos começaram a conversar mais entre eles, se uniram, para fazerem uma horta comunitária, começaram a plantar seu próprio alimento, arroz, feijão, milho, batata, ervilha, verduras, frutas e etc... Depois quando colhidos os alimentos, tudo era dividido entre as famílias, conforme a necessidade de cada uma. As pessoas diminuíram o consumo de carne e passaram a comer mais verduras, melhorando sua saúde e qualidade de vida. Também diminuiu a produção de lixo na cidade, pois, os alimentos consumidos eram plantados e não industrializados... As pessoas começaram a andar mais a pé, pois não tinham tanta pressa e a poluição diminuiu. Os cidadãos passaram a enxergar essa "tragédia", por um outro ponto de vista e começaram a gostar de sua vida pacata e tranquila.... Até que um dia, veio a empresa de eletricidade e consertou o gerador de energia da cidade e tudo começou a voltar a ser como era antes. Com uma grande diferença, as pessoas continuaram plantando, andando a pé e usando menos energia, para ter uma qualidade de vida melhor. Os alunos participaram da elaboração da história e foi uma atividade muito divertida e contemplativa. Não tiramos foto.

0
0
aprox. 8 anos

12. O que você achou do percurso?

14
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

As atividades são bem orientadas e interativas, o que os alunos mais gostaram foi do jogo. Incentiva os alunos pesquisarem proporcionando uma aprendizagem efetiva. E, os alunos puderem ter oportunidade de uma conscientização de um consumo apropriado dos recursos naturais e cuidar do nosso planeta.

0
0
aprox. 8 anos

11. Hora de celebrar!

14
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

Seja um cidadão consciente! O nosso planeta está muito judiado por nossas ações sem responsabilidade! Economizar nossos recursos naturais com consciência é a melhor opção no momento para nosso planeta Terra. Então, vamos fazendo pequenas ações em nosso dia a dia: devemos evitar poluentes dos carros e industrias, consumo consciente de energia elétrica: em casa, no trabalho e na escola ou faculdade, aproveitar a luz solar e evitar acionar luzes em ambientes que poderiam ser naturalmente iluminados; evitar banhos demorados e ajustar a chave de potência do chuveiro para um nível confortável de acordo com a estação do ano; manter os carregadores fora das tomadas; evitar dormir com a TV ligada; entre outras pequenas ações que inclusive refletem em economia financeira. Seja consciente!

0
0
aprox. 8 anos

10. Feira de Ciências

14
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Medium_15050047_10205855133817925_145102390_n

Resposta:

Durante as pesquisas sobre energia eólica e suas vantagens e desvantagens, um dos alunos encontrou uma pesquisa descrevendo um estudo sobre os impactos que esses aerogeradores causam sobre o solo e como pode afetar a agricultura próximas. Eles geram uma turbulência que pode afetar a temperatura do ar próxima ao chão, sendo que, essas turbulência leva a um aquecimento perto da superfície durante a noite e esfriamento durante o dia. Com isso surgiu a curiosidade em saber os tipos de alimentos que são produzidos. Então foi proposto uma pesquisa sobre as safras dos alimentos durante os meses do ano, e, fizemos cartazes que foram apresentados em forma de painel, a discussão foi em torno de uma conscientização do consumo dos alimentos, ingerindo alimentos da época e sem desperdícios.

0
0
aprox. 8 anos

10. Feira de Ciências

14
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Medium_photostudio_1479123809855

Resposta:

Trabalhamos o tema da alimentação e economia de energia. Aproveitando o tema economia de energia, trabalhamos a reutilização e reciclagem das embalagens e quanto economizamos ao reutiliza-las. Sendo assim, com algumas embalagens trazidas pelos alunos, fizemos arranjos de flores com latas e potes de vidro, enfatizando a reutilização e a economia de energia. Expusemos em sala de aula.

0
0
aprox. 8 anos

10. Feira de Ciências

14
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Medium_15050047_10205855133817925_145102390_n

Resposta:

Durante as pesquisas sobre energia eólica e suas vantagens e desvantagens, um dos alunos encontrou uma pesquisa descrevendo um estudo sobre os impactos que esses aerogeradores causam sobre o solo e como pode afetar a agricultura próximas. Eles geram uma turbulência que pode afetar a temperatura do ar próxima ao chão, sendo que, essas turbulência leva a um aquecimento perto da superfície durante a noite e esfriamento durante o dia. Com isso surgiu a curiosidade em saber os tipos de alimentos que são produzidos. Então foi proposto uma pesquisa sobre as safras dos alimentos durante os meses do ano, e, fizemos cartazes que foram apresentados em forma de painel, a discussão foi em torno de uma conscientização do consumo dos alimentos, ingerindo alimentos da época e sem desperdícios.

0
0
aprox. 8 anos

09. As alternativas para a energia

14
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Blank

Resposta:

Fizemos o experimento da batata como indicadora de polaridade. Disse a eles que a batata é condutora de corrente elétrica, houve várias reações por parte dos alunos. A maioria não acreditou. Então, iniciamos nossa experiência. Enfiamos dois fios de cobre numa batata cortada ao meio, provocando uma reação química onde o efeito é o de produzir substâncias diferentes nas pontas dos fios. Este efeito fez com que se formasse um sal no pólo positivo, tornando esta região esverdeada, no pólo negativo formaram bolhas, isso permitiu que visualizassem facilmente a identificação dos pólos.

0
0
aprox. 8 anos

09. As alternativas para a energia

14
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Medium_15046179_10205855133937928_172087058_n

Resposta:

Após assistirmos os vídeos sobre consumo de energia consciente, os alunos escolherem pesquisar sobre energia eólica, que nada mais é do que o aproveitamento da força que os ventos possuem para a ativação de geradores de energia elétrica. Discutimos sobre as vantagens e desvantagens, sendo que A energia eólica é considerada uma fonte limpa de energia, pois, diferentemente de outros recursos energéticos, não emite poluentes para o ar, evitando, portanto, o agravamento dos problemas ambientais em nível local e global. Outra vantagem da energia eólica é que os ventos são fontes renováveis de energia, ou seja, eles não se esgotam com a sua utilização, podendo ser sempre aproveitados. Dentre as desvantagens da energia eólica, podemos citar o seu alto custo de produção, os ruídos produzidos para as áreas próximas e que geram muito desconforto, a interferência em rotas de aviões e na migração de pássaros, entre outros casos. No entanto, esses problemas são menores do que os que existem em outras fontes de energia. Entre os países que mais usam a energia eólica no mundo, os Estados Unidos estão na primeira posição, produzindo mais de 35 mil megawatts (MW) por ano. Logo após vem a China, a Alemanha e a Espanha, que também utilizam esse recurso energético em grande quantidade. O Brasil, por sua vez, possui um alto potencial para produzir energia a partir dos ventos, principalmente nas áreas litorâneas da região Nordeste e também em algumas zonas no interior da Bahia e de Minas Gerais. Todavia, ainda faltam investimentos para a instalação dos parques eólicos, que são poucos no nosso país. Após essas considerações e pesquisas feitas pelos alunos, fizemos uma releitura do processo de energia eólica, fazendo um painel com dobradura de um cata vento.

0
0
aprox. 8 anos

01. Por onde começar?

14
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Blank

Resposta:

Os alunos assistiram o vídeo com o tema Consciente Coletivo e depois fizemos uma discussão sobre a importância da alimentação na saúde levantando os seguintes temas: alimentação saudável, nutricionalmente equilibrada, sem desperdícios por meio de ações educativas muito pode contribuir para a formação de hábitos e valores que influenciará o estilo de vida. Aproveitando o tema desperdício, conversamos sobre a reciclagem das embalagens dos alimentos, para onde elas vão e o quanto de energia podemos poupar reciclando essas embalagens.

0
0
aprox. 8 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_elisa
HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL
RIO CLARO, SP
Thumb_sq_default
HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL
RIO CLARO, SP
Thumb_sq_default
HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL
RIO CLARO, SP
Thumb_sq_default
HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL
RIO CLARO, SP
Thumb_sq_default
HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL
RIO CLARO, SP
Thumb_sq_default
HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL
RIO CLARO, SP

e mais 20 membros (ver todos)