Top_default

MENOS CONSUMO , MAIS PASSEIO . PORQUE MENOS É MAIS

FIRMO ANTONIO DE CAMARGO DEL FIOL PROFESSOR EMEF | TATUI - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Com este Projeto queremos conscientizar as crianças e seus familiares a respeito da economia de energia e promover atividades de lazer em família com o valor economizado. Tal Projeto surgiu durante a atividade de apresentação e capacitação desenvolvida pela equipe Akatu em nossa cidade.

Atividades:

1º) Pesquisa do consumo de energia do mês de agosto de 2016. 2º) Atividades de pesquisa sobre os elementos consumidores de energia em casa. 3º) Identificação e prática de maneiras de economizar de energia. 4º) Comparação e identificação do aumento ou queda do consumo no mês de outubro deste ano. 5º) Registro da atividade de lazer realizada em família com o valor economizado. (foto ou desenho)

Desejos:

Conscientizar e estimular a criança e, consequentemente, suas famílias a respeito do uso consciente da energia, visando um retorno financeiro à curto prazo para atividades de lazer em família.

Pessoas:

Nosso Projeto tem por obejtivo envolver não só as crianças , mas também seus familiares e promover assim, além da economia e conscientização pelo consumo consciente , a aproximação e o trabalho em equipe dentro da família, visando o bem comum dos seus e do meio ambiente.

Novidades da equipe

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

20
Nov

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

01. Diário de Mesa

20
Nov

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

01. Por onde começar?

20
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Blank

Resposta:

Os desenhos ficaram ótimos cada criança expôs a sua maneira, o que aprenderam... Deu pra notar que eles compreenderam o objetivo do projeto!

03. Desafio o ar que eu respiro

20
Nov

Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem. Depois devem escolher juntos as quatro melhores que mostram essa realidade e postá-las no espaço abaixo. Cada integrante da equipe pode postar uma foto.

Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostre essas diferenças!

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Foto_arque_respiro2
Blank

Resposta:

12. O que você achou do percurso?

20
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O percurso é ótimo, as atividades são lúdicas, os vídeos são interessantes... Tudo muito legal!

11. Hora de celebrar!

20
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

Em uma escola de uma cidadezinha chamada Tatuí, tinham alunos muito esperto e iteligentes e todos gostavam de aprender. Um dia, a professora observou que seus alunos necessitavam aprender mais sobre o consumo de energia sustentável. Então ela conheceu o projeto AKATU, que busca desenvolver atitudes de vida consciente e sustentável. Junto com os alunos a professora fez muitas atividades, experiências, debates e assim todos aprenderam os alunos, suas famílias,e todos os envolvidos no projeto. E todos começaram a economizar, e a agir com mais consciência.

10. Feira de Ciências

20
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

Fizemos uma experiência relacionada com energia eletrostática, onde usamos uma beixiga, lã e cabelo. E todos puderam perceber a energia, ao ver os cabelos sendo "puxados" pela beixiga.

10. Feira de Ciências

20
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

Fizemos uma experiência relacionada com energia eletrostática, onde usamos uma beixiga, lã e cabelo. E todos puderam perceber a energia, ao ver os cabelos sendo "puxados" pela beixiga.

09. As alternativas para a energia

20
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Blank

Resposta:

Foi um trabalho muito interessante, desde a preparação até o momento de testar, os alunos adoraram fazer essa atividade. Alem do mais puderam analisar a teoria na prática.

08. Escolhas com economia

20
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

ETIQUETA A,PORQUE É UMA GELADEIRA MENOR, GASTAMOS MENOS ENERGIA E EVITAMOS CONSUMO DESNECESSÁRIOS, PROCURANDO PRODUTOS COM MENOS EMBALAGENS E QUE NAO NECESSITEM SEREM REFRIGERADOS...

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
FIRMO ANTONIO DE CAMARGO DEL FIOL PROFESSOR EMEF
TATUI, SP
Thumb_sq_default
FIRMO ANTONIO DE CAMARGO DEL FIOL PROFESSOR EMEF
TATUI, SP
Thumb_sq_default
FIRMO ANTONIO DE CAMARGO DEL FIOL PROFESSOR EMEF
TATUI, SP
Thumb_sq_default
FIRMO ANTONIO DE CAMARGO DEL FIOL PROFESSOR EMEF
TATUI, SP
Thumb_sq_default
FIRMO ANTONIO DE CAMARGO DEL FIOL PROFESSOR EMEF
TATUI, SP
Thumb_sq_default
FIRMO ANTONIO DE CAMARGO DEL FIOL PROFESSOR EMEF
TATUI, SP

e mais 5 membros (ver todos)