Top_default

PROJETO ÁGUA: A IMPORTÂNCIA PARA NOSSAS VIDAS

MARIA DA PENHA CORREA SANCHES PROFA ESCOLA MUNICIPAL | ITANHAEM - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Atividades:

1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema; 2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos; 3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais; 4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar; 5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas; 6ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma; 7ª Etapa: visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios; 8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.

Desejos:

Objetivos gerais: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam: - perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; - reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; - adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; - levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; - conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. Problematização: através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.

Pessoas:

O projeto envolve todos os alunos, funcionários da escola, pais e comunidade escolar.

Novidades da equipe

09. Catadores de recicláveis

2
Ago
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

O LIXO E UMA POLUIÇÃO MUITO FORTE PARA O PLANETA TERRA E NÃO DEVE SER JOGADO NAS RUAS E DEVE SER JOGADO NA LATA DE LIXO RECCILAVEL E ORGANICO

05. Feira de trocas

2
Ago
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

03. Banho e desperdício não combinam

22
Abr
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Sim

03. Banho e desperdício não combinam

22
Abr
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Sim

03. Banho e desperdício não combinam

19
Abr
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

MEU PRIMEIRO BANHO FOI 05 MINUTOS E 39 SEGUNDOS,O SEGUNDO EU CONSEGUI DIMINUIR PARA 04 MINUTOS E 35 SEGUNDOS E O TERCEIRO FOI PARA 03 MINUTOS E 41 SEGUNDOS.

03. Banho e desperdício não combinam

19
Abr
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

MEU PRIMEIRO BANHO FOI 05 MINUTOS E 39 SEGUNDOS,O SEGUNDO EU CONSEGUI DIMINUIR PARA 04 MINUTOS E 35 SEGUNDOS E O TERCEIRO FOI PARA 03 MINUTOS E 41 SEGUNDOS.

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

17
Abr

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

SEM AGOA SEM VIDA

08. Desafio: uso integral de alimentos

17
Abr
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

SEM AGOA SEM VIDA

02. Observando a água em nossa casa

17
Abr
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

que ten que equomomisa quando lavamos a lousa não gastar agua escovano os dente

02. Observando a água em nossa casa

17
Abr
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

que ten que equomomisa quando lavamos a lousa não gastar agua escovano os dente

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
MARIA DA PENHA CORREA SANCHES PROFA ESCOLA MUNICIPAL
ITANHAEM, SP
Thumb_sq_download
MARIA DA PENHA CORREA SANCHES PROFA ESCOLA MUNICIPAL
ITANHAEM, SP

e mais 106 membros (ver todos)