Top_default

Projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade

SONIA APARECIDA MARQUES PROFA EMEIEF | SANTO ANDRE - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sustentabilidade Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania,desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável.

Atividades:

aula passeio, análise da realidade ambiental, reciclagem, confecção de brinquedos,etc.

Desejos:

Sensibilização e mudança de postura quanto à preservação e o desenvolvimento sustentável.

Pessoas:

Alunos e comunidade escolar

Novidades da equipe

07. Que bom! Que tal... Que pena.

10
Jul

Chegamos ao final do Percurso Comer, Dividir e Brincar, e gostaríamos de contar com sua ajuda para melhorar os percursos do Edukatu.

É bem simples, basta completar três frases:

  • QUE BOM...
  • QUE TAL...
  • QUE PENA...

Explicando:

  • Que bom são coisas que você encontrou no Percurso e gostou. Atividades, textos, vídeos, o blog, qualquer coisa que tenha gostado.
  • Que tal são coisas que você gostaria que tivesse, mas não tem.
  • Que pena são coisas que você não gostou, e pode sugerir como podemos fazer diferente.

Prontinho. Agora é só completar as três questões e terá finalizado o percurso.

Sua contribuição vai ajudar a melhorar os próximos percursos. Por isso, é tão importante sua participação. Vamos lá?!

Blank

Resposta:

.nós conseguimos mobilizar muitas pessoas ,promover mais eventos comunitários nas escolas .que ainda tem pessoas que passam fone com tantos alimentos sendo desperdiçados

06. Piquenique na rua

10
Jul

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com o planejamento pronto, você precisa agora realizar o(s) piquenique(s). Pode ser no parque, na praça, na praia, no condomínio, na quadra do bairro, na escola ou até na sua casa.

Use o guia produzido pelo Akatu sempre que tiver dúvidas, ele tem ótimas dicas que podem ajudar.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou o(s) piquenique(s), ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente como foi fazer essa campanha.

Blank

Resposta:

Ainda estamos organizando o evento.

05. Campanha

10
Jul

Organize sua campanha!

Esse é o momento para sua equipe se reunir para preparar uma atividade de mobilização: realizar piqueniques sustentáveis e convidar todo mundo para participar.

Você sabe o que é mobilizar? É convocar vontades de pessoas para que alterem seus comportamentos individuais de forma a usar o poder transformador dos seus atos de consumo para contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta.

Para se inspirar, assista ao vídeo abaixo. A campanha Satisfeito é um movimento de combate à fome de crianças e ao desperdício de alimentos, com base em uma pequena mudança de hábitos em restaurantes.

Legal, né? Podemos usar os piqueniques para que outras pessoas também aprendam mais sobre o consumo de alimentos de forma consciente e divertida.

Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para os piqueniques de sua equipe. E planeje as atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:

Assista...

Blank
Blank

Resposta:

Nossa equipe planeja envolver as escolas da região com piqueniques comunitários.

04. Expedição na cozinha

10
Jul

HORA DO RECREIO!

Você sabe como é preparada a merenda da sua escola? Os alimentos são aproveitados integralmente? Quais medidas existem para evitar o desperdício? Quais poderiam ser feitas?

Muitos questionamentos... Chame sua equipe e vá até a cozinha ou cantina e converse com a equipe da merenda sobre o consumo consciente de alimentos. Vocês podem usar novamente as 11 dicas para minimizar o desperdício dentro de casa do Instituto Akatu.

Registre a entrevista: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Quando terminarem a expedição, compartilhem com a gente para que todos possam saber como foi. Com isso, poderemos ver o que é parecido e o que é diferente em cada escola.

Curioso? A gente também. Posta logo!

Blank

Resposta:

Todos os dias, aproximadamente 42 milhões de estudantes são alimentados nas 160 mil escolas públicas do Brasil. E não é apenas uma refeição que eles recebem: o Programa Nacional de Alimentação Escolar inclui atividades de educação alimentar e nutricional. A forma como as escolas compram, preparam e servem o alimento é um exemplo para as crianças, e as merendeiras são cruciais na construção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.era um arroz com frango e partes de vegetais que normalmente são jogadas no lixo, como as folhas da beterraba e a casca da abóbora. Receita:arroz com frango e partes de vegetais que normalmente são jogadas no lixo, como as folhas da beterraba e a casca da abóbora. Essa receita mudou o funcionamento da cozinha da escola. Para cada preparação, as cozinheiras selecionam as partes de alimentos que seriam descartadas e as utilizam para adicionar mais nutrientes de sabor a outros pratos. A pele das cenouras e das cebolas, por exemplo, dão sabor a caldos que são utilizados como base para vários pratos.

03. Cozinha experimental

10
Jul

Atividade em grupo :D

Pegue aquela receita deliciosa que você escolheu na atividade anterior e faça uma reunião com sua equipe. Juntos vocês vão escolher uma delas, preparar e experimentar.

Como ficou a receita pronta? Qual a cor e cheiro predominantes? Resultou em um alimento macio, crocante, ou mais líquido?

Ou vocês podem fazer uma super degustação, preparando todas e escolhendo qual delas ficou mais gostosa. Lembrando sempre de dar preferência para alimentos da época, que sejam da sua região, de preferência orgânicos e do comércio local - além de mais saborosos, são mais sustentáveis.

Já estamos com água na boca para ver as preparações de vocês! Contem qual escolheram e postem fotos da equipe fazendo a atividade, do prato final e da partilha da comida. Huuuummm!

Medium_img-20180722-wa0005

Resposta:

02. Crie sua receita

10
Jul

Convite Especial: use toda a sua imaginação para criar uma receita com uso integral de alimentos. Uso integral é aproveitar partes do alimento que normalmente são jogadas fora, como cascas, talos, folhas, etc...

Você não tem talentos de chef de cozinha? Tá bom, vale só pesquisar a receita. Mas, se essa for a escolha, pesquise bem para saber se a receita é realmente boa. Você pode, por exemplo, ouvir a opinião de outras pessoas.

Na hora de escolher os ingredientes, dê preferência para alimentos que você encontre no comércio da sua região, para fortalecer a cultura regional.

E aí, como foi? Conseguiu criar com facilidade? Ficou com vontade de experimentar sua receita? Aguarde os próximos capítulos.

Por agora, poste a receita e conta pra gente como foi a experiência.

Blank

Resposta:

Bolo de casaca de banana Modo de Preparo Lave as bananas e descasque. Separe 4 xícaras de casca para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Assar em forma untada por cerca de 35 minutos ou até a massa ficar corada

01. Na Trilha do Piquenique!

10
Jul

Prepare-se! Chegou a hora de agitar a escola e compartilhar com todo mundo o que você já aprendeu até agora. Chame os colegas, os professores, mobilize toda a comunidade escolar. Quem sabe até outras escolas, que queiram se juntar para fazer um super piquenique.

Nas próximas atividades, você e sua equipe vão encarar as atividades de um Desafio, que envolve a realização de piqueniques sustentáveis, com a participação de muitas pessoas.

Que tal começar a aventura reunindo a equipe e tirando uma foto? Compartilhe conosco!

Medium_img-20180722-wa0005

Resposta:

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

10
Jul

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Uso consciente dos alimentos

08. Desafio: uso integral de alimentos

10
Jul

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço). ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

Utilização de cascas no preparp dectortas e bolos Uso dos talos e folhas como saladas e farofas

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

10
Jul

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

Não deixar torneiras abertas Não brincar com água Fazer uso de garrafas de água para evitar desperdício

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
SONIA APARECIDA MARQUES PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
SONIA APARECIDA MARQUES PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
SONIA APARECIDA MARQUES PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
SONIA APARECIDA MARQUES PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
SONIA APARECIDA MARQUES PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
SONIA APARECIDA MARQUES PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP

e mais 119 membros (ver todos)