Top_distribui__o_das_caixas

NOSSO LIXO DE CADA DIA

ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

PROJETO “ NOSSO LIXO DE CADA DIA”

ESSE PROJETO SURGIU A PARTIR DE UM ENCONRO COM REPRESENTANTES DA EDUKATU E ACREDITAR QUE É POSSÍVEL MULTIPLICAR A IDEIA PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR. OBJETIVOS • INFORMAR AS CONSEQUÊNCIAS DO LIXO PARA A SOCIEDADE; • INFORMAR QUE TIPO DE LIXO PODE SER TRATADO E REUTILIZADO; • APRESENTAR FORMAR DE RECICLAREM; • ORIENTAR SOBRE O REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS QUE FREQUENTEMENTE SÃO DESCARTADOS; • OPORTUNIZAR MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO AO TRATO COM O LIXO; • REALIZAR UMA OFICINA QUE REINVENTE O NOSSO LIXO DE CADA DIA.

Atividades:

ESTRATÉGIAS • ORGANIZAR UMA SALA QUE SERÁ PROTAGONISTA DAS AÇÕES DO PROJETO “NOSSO LIXO DE CADA DIA” • INICIAR AS OFICINAS DE ORIENTAÇÃO E CONSCIETIZAÇÃO; • APRESENTAR AS AÇÕES DO PROJETO; • INICIAR A CAMPANHA DENTRO E FORA DA ESCOLA; • REALIZAR UM ENCONTRO COM A COMUNIDADE PARA A GRANDE OFICINA DE REAPROVEITAMENTO DO NOSSO LIXO DE CADA DIA;

Desejos:

O MAIOR OBJETIVO É OFERECER INFORMAÇÕES QUE DE FATO, TRAGA PROFUNDA REFLEXÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO NA COMUNIDADE ESCOLAR, ESTENDENDO-SE ÀS FAMÍLIAS.

Pessoas:

O PROJETO ENVOLVERÁ A COMUNIDADE ESCOLAR E ENTORNOS. A ESCOLA CONTA COM MAIS DE 1000 ALUNOS E, SE PENSARMOS NAS FAMÍLIAS, PODEMOS CONTABILIZAR A ALCANCE DE MAISDE 5000 MIL PESSOAS. OS PROFESSORES TAMBÉM SERÃO ENVOLVIDOS, ASSIM COMO A GESTÃO E FUNCIONÁRIOS TEATRO OBJETIVO: CRIAR UMA SITUAÇÃO BEM REALISTA DE COMO AS PESSOAS DESCSRTAM O SEU LIXO DE CADA DIA E COMO PODERIAM REAPROVEITAR ALIMENTOS E EMBALAGENS. ATOS DE PROPORCIONARÁ EMOÇÃO, DIVERSÃO E REFLEXÃO

Novidades da equipe

05. Avaliação

10
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Gostei muito dos 4 Rs... saber planejar uma compra pensando no descarte foi uma super aula de economia!!

0
0
aprox. 7 anos

04. Mão na massa!

10
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Medium_painel_cartaz

Resposta:

A peça foi um sucesso!! A escola inteira nos conhece e já identificam a mensagem do nosso lixo de cada dia!! fizemos um painel!!!

0
0
aprox. 7 anos

03. Desenhando a Campanha

10
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Medium_distribui__o_das_caixas

Resposta:

Estamos preparando uma peça de teatro para reforçarmos a mensagem do projeto.

0
0
aprox. 7 anos

02. Planejando a campanha

10
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

A nossa campanha fez com que o lixo das salas diminuíssem... foi um bom resultado!!!

0
0
aprox. 7 anos

09. Catadores de recicláveis

10
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Medium_picando_papel

Resposta:

nosso ponto de entrega foi a secretaria da escola que já faz a entrega dos papeis para uma cooperativa.

0
0
aprox. 7 anos

05. Feira de trocas

10
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Medium_caixas

Resposta:

a equipe distribuiu caixas com o nome do projeto para 22 salas de aula, que se multiplicou em 36 por... atingimos os três períodos!! foi muito legal compartilhar o nosso projeto!todos estão reciclando papel!! passamos recolhendo a cada semana!!!

0
0
aprox. 7 anos

02. Menos é mais

10
Nov

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

os alunos criaram o gibi e não conseguimos enviar para o edukatu.

0
0
aprox. 7 anos

03. Um dia na sua casa

7
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

garrafa latas caixa de leite embalagem saquinho de arroz sacos de feijÃO GARRAFAS PLASTICAS

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Amanda Santos Perreira

03. Um dia na sua casa

7
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

garrafa latas caixa de leite caixa de papelão garrafas de vidro garrafas de refrigerante caixa de suco caixa de todinho embalagens de arroz feijão macarrão açucar

0
0
aprox. 7 anos

03. Um dia na sua casa

7
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

garrafa latas caixa de leite caixa de papelão garrafas de vidro garrafas de refrigerante caixa de suco caixa de todinho embalagens de arroz feijão macarrão açucar

0
0
aprox. 7 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 22 membros (ver todos)