- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?
Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.
Novo Desafio em grupo!
Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!
Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.
Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Resposta:
AS CRIANÇAS TROUXERAM BRINQUEDOS DE SUAS CASAS PARA QUE PUDESSEM TROCAR COM OS COLEGAS, FOI UM MOMENTO MUITO PRAZEROSO PARA TODOS.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Ahhhhh :(
Já terminamos o Percurso!
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
ACREDITO E O PERCURSO FOI BEM PRODUTIVO, MAS ACREDITO QUE DEVERIA SER DADO UM TEMPO MAIOR PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
O TEMA TRABALHADO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA SOCIEDADE E DEVER SEMPRE ESTAR NAS SALAS DE AULAS DE TODO O MUNDO, POIS A SUSTENTABILIDADE É QUE VAI SALVAR O NOSSO PLANETA.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
AO DECORRER DO ANO PODEMOS NOTAR QUE ESSE TRABALHO SE EFETIVOU EM NOSSA SALA DE AULA, POIS REDUZIMOS A QUANTIDADE DE LIXO PRODUZIDO, TAMBÉM TORNAMOS AS CRIANÇAS UM POUCO MAIS CONSCIENTES SOBRE O ASSUNTO, E DEMOS Á ELES RESPONSABILIDADE DE CUIDAR DA NOSSA SALA E DO LIXO QUE PRODUZIMOS.
PARA FINALIZAR O NOSSO TRABALHO DE LONGOS MESES, UTILIZAMOS ALGUNS DOS MATERIAIS RECOLHIDOS, PARA CONFECCIONAR UM BRINQUEDO RECICLÁVEL PARA CADA CRIANÇA DE LEMBRANÇA DO DIA DAS CRIANÇAS. UTILIZAMOS PAPELÃO E TAMPINHA DE GARRAFAS PETS, E POR FIM CONFECCIONAMOS UM JOGO DA VELHA. O TRABALHO FOI MUITO GRATIFICANTE E PRODUTIVO.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!
Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!
Resposta:
CONVERSAMOS SOBRE O TEMA, PROVIDENCIAMOS AS LATAS DE LIXO "RECICLÁVEL" E "NÃO-RECICLÁVEL", PARA QUE DIARIAMENTE POSSAMOS TER UMA MÉDIA DO LIXO QUE PRODUZIMOS NA NOSSA SALA DE AULA.
INICIAMOS O NOSSO TRABALHO COM A LEITURA DO LIVRO "SACI E O LIXO", TAMBÉM FALAMOS SOBRE O USO CORRETO DOS 3R'S, FALAMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NO COMBATE A DENGUE, ENTRE OUTRAS QUESTÕES.
COM TUDO ISSO, PODEMOS CONSCIENTIZAR CRIANÇAS E FAMÍLIAS SOBRE O TEMA E SUA IMPORTÂNCIA, PARA QUE JUNTOS POSSAMOS AJUDAR O NOSSO PLANETA.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
O TEMA DE NOSSA EQUIPE É A RECICLAGEM DA NOSSA SALA DE AULA.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
REALIZAMOS NA SALA UMA CONVERSA SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE, E EM SEGUIDA PRODUZIMOS AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Resposta:
REALIZAMOS A COLETAGEM DE LIXO POR UM DIA EM NOSSAS CASAS.
AO FINAL DESTE DIA, SEPARAMOS PARA SABER O QUE HAVIA PARA SER REAPROVEITADO OU RECICLADO. DESCOBRIMOS QUE NO NOSSO DESCARTE DE MATERIAIS DIÁRIOS HÁ MUITO A SER REUTILIZADO.
UM EXEMPLO É AS EMBALAGENS DE DANONE, GARRAFAS PETS E SACOS PLÁSTICOS DE EMBALAGENS, QUE PODEM SER REAPROVEITADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS, COMO PETECAS, CARRINHOS, ETC.
AO FIM DESSA ATIVIDADE PODEMOS PERCEBER QUE HÁ MUITAS COISAS EM NOSSO LIXO QUE NÃO É LIXO.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?
Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.
Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.
Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?
Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.
Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.
Conta pra gente como foi?
Resposta:
REALIZAMOS A COLETA SELETIVA DE TODA A ESCOLA DURANTE UMA SEMANA, ONDE AS CRIANÇAS COLABORARAM SEPARANDO O LIXO RECICLÁVEL DO LIXO ORGÂNICO, TODOS OS DIAS.
NO FINAL DA SEMANA O CAMINHÃO DA COOPERATIVA PASSOU NA NOSSA ESCOLA E AS CRIANÇAS FICARAM OBSERVANDO A REALIZAÇÃO DA COLETA.
TODOS FICARAM MUITO EMPOLGADOS COM A ATIVIDADE E AGORA PASSARAM A FAZER O DESCARTE CORRETO DO LIXO EM SUAS CASAS.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
REALIZAMOS NA SALA UMA CONVERSA SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE, E EM SEGUIDA PRODUZIMOS AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Resposta:
REALIZAMOS A COLETAGEM DE LIXO POR UM DIA EM NOSSAS CASAS.
AO FINAL DESTE DIA, SEPARAMOS PARA SABER O QUE HAVIA PARA SER REAPROVEITADO OU RECICLADO. DESCOBRIMOS QUE NO NOSSO DESCARTE DE MATERIAIS DIÁRIOS HÁ MUITO A SER REAUTILIZADO.
UM EXEMPLO É AS EMBALAGENS DE DANONE, GARRAFAS PETS E SACOS PLASTÍCOS DE EMBALAGENS, QUE PODEM SER REAPROVEITADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS, COMO PETECAS, CARRINHOS, ETC.
AO FIM DESSA ATIVIDADE PODEMOS PERCEBER QUE HÁ MUITAS COISAS EM NOSSO LIXO QUE NÃO É LIXO.