Top_default

“Turma que recicla”

EMEB SUZETE APARECIDA DE CAMPOS | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A escola está inserida em meio a Mata Atlântica e, principalmente após a reforma da unidade, a necessidade de colaborarmos com a diminuição do impacto ambiental é muito grande. Com isso, estamos reforçando a ideia de um mundo mais sustentável, para que a comunidade escolar possa conscientizar-se da necessidade de cuidado com o planeta Terra. O objetivo é levar todos os envolvidos a reflexão a respeito dos cuidados com o meio ambiente, além do seu próprio protagonismo e atuação para que isso se realize.

Atividades:

A escola está inserida em meio a Mata Atlântica e, principalmente após a reforma da unidade, a necessidade de colaborarmos com a diminuição do impacto ambiental é muito grande. Com isso, estamos reforçando a ideia de um mundo mais sustentável, para que a comunidade escolar possa conscientizar-se da necessidade de cuidado com o planeta Terra. O objetivo é levar todos os envolvidos a reflexão a respeito dos cuidados com o meio ambiente, além do seu próprio protagonismo e atuação para que isso se realize.

Desejos:

Esperamos contribuir para o desenvolvimento reflexivo de todos e todas quanto a questão ambiental, pois essa é uma tarefa coletiva, sabemos que é um trabalho a curto, médio e longo prazo, o qual teremos que retomá-lo constantemente, mas cabe a nós, enquanto instituição de ensino, ampliar o conhecimento de mundo de todos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem objetivando a construção de uma consciência sustentável.

Pessoas:

O projeto, além de envolver todos os alunos como protagonistas na construção de um mundo sustentável, conta também com a colaboração da comunidade escolar auxiliando na questão da viabilização e provisões necessárias para o bom andamento do trabalho, assim como a participação efetiva da comunidade na diminuição dos impactos ambientais gerados, por meio do plantio de árvores nativas, separação do lixo e outras ações sustentáveis.

Novidades da equipe

08. Escolhas com economia

1
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

eu escolho a ediqueta A porque gasta manos

0
0
aprox. 5 anos

08. Escolhas com economia

1
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

escolho a letra A por que e mas economica

0
0
aprox. 5 anos

08. Escolhas com economia

1
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

escolho a letra A, porque consome menos ennergia

0
0
aprox. 5 anos

08. Escolhas com economia

1
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 5 anos

08. Escolhas com economia

1
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

eu escolho a A por que comsome menos

0
0
aprox. 5 anos

01. Por onde começar?

25
Out

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 5 anos

09. Catadores de recicláveis

30
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

No bairro tem a coleta seletiva, o caminhão de lixo com esta finalidade passa às sextas-feiras, porém não entra onde a lixeira da escola está localizada, por este motivo, o lixo reciclável da escola é entregue a um catador que passa duas vezes por semana. Quando temos uma quantidade grande de material reciclável, como por exemplo o desfazimento de livros que ocorre a cada 3 anos, seguimos os procedimentos e orientações do MEC e chamamos uma cooperativa que lida com reciclagem

0
0
quase 7 anos
Publicado por Julia C Rebeka

05. Feira de trocas

30
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Medium_troca_6

Resposta:

Na nossa turminha, foi uma mistura de expectativas, pois eles teriam que ter a autorização dos pais e ainda fazer uma boa avaliação dos seus pertences, para saber se fariam uma troca certa. Alguns até votaram atrás da decisão, o que é bem aceitável pois são pequenos e sabem bem explorar os objetos nas sua diversas brincadeiras.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Julia C Rebeka

03. Um dia na sua casa

30
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Na minha casa ainda não fazemos bem a reciclagem, estou agora falando muito sobre o lixo e como devemos cuidar dele, acha que vamos começar a reciclar, precisa que todos da minha casa participem.O que já fazemos é a compostagem, e a professora falou que é um tipo de reciclagem ou ainda um jeito de diminuir o lixo na natureza

0
0
quase 7 anos
Publicado por Julia C Rebeka

02. Menos é mais

30
Nov

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Foi bem divertido fazer uma história em quadrinhos explicando como cuidar bem do nosso lixo!!

0
0
quase 7 anos
Publicado por Julia C Rebeka

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEB SUZETE APARECIDA DE CAMPOS
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
EMEB SUZETE APARECIDA DE CAMPOS
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
EMEB SUZETE APARECIDA DE CAMPOS
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
EMEB SUZETE APARECIDA DE CAMPOS
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
EMEB SUZETE APARECIDA DE CAMPOS
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 10 membros (ver todos)