Top_default

Projeto 4R (Repensar, reduzir, reutilizar, reciclar)

ARI LACERDA RODRIGUES EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A ideia de desenvolver o Projeto surgiu inicialmente como uma atividade avaliativa do PNAIC de Ciências e também por ser um dos conteúdos do Ano/Ciclo.Elencamos os seguintes objetivos • Reconhecer a importância da água como recurso natural indispensável à vida do planeta; • Compreender o Ciclo da água; • Avaliar as repercussões das alterações promovidas no Ciclo da Água pelas atividades humanas; • Entender que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; • Apontar soluções que ajudem a diminuir a poluição do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida.

Atividades:

Roda de conversa sobre conhecimentos prévios dos alunos. Uso consciente da água:Pesquisa com as famílias Trabalhando a sustentabilidade O que são cisternas? Proposta: construir uma cisterna na escola e observar como a água é captada Explorando Saneamento Básico Importância da água limpa; Problemas da água contaminada; Explorar o site sabesp.com.br(etapas de tratamento da água) Proposta: Construir uma maquete de uma ETA Criando parcerias Ações junto com os alunos e criando parcerias para trabalhar os 4R 1ª ação: consumo consciente (sem desperdício e saudável) 2ª ação: reaproveitamento de sobra de vegetais (talos e folhas) para sucos, sopas molhos. 3ª ação: reaproveitamento de restos de alimentos para compostagem/reutilização do óleo de cozinha para a produção de sabão e garrafas pets para produção de vassoura. Aprofundando melhor o tema Elaboração de jornal envolvendo a temática 4R – LAB (Entrevistas com as famílias, curiosidades, pesquisas,palavras cruzadas, fique de olho, Tirinhas). Produto final: Na Mostra Cultural, exposição dos trabalhos realizados, maquetes, distribuição do jornal e cisterna.

Desejos:

Sensibilizar para o uso consciente dos recursos naturais, despertando a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente, buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida.

Pessoas:

Estão envolvidos no projeto os alunos e pais de alunos do 3º Ano do Ciclo I (com a temática Água), no entanto a ação de reutilização do óleo acontece através de uma parceria com o Instituto Triangulo e envolve toda a comunidade escolar.

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

11
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Medium_img008

Resposta:

"ENERGIA - UM BEM PRECISO", VAMOS ECONOMIZAR E USAR DE FORMA CONSCIENTE!

12. O que você achou do percurso?

5
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Eu achei interessante, informações importantes para o aprimorar do consumo consciente. no entanto para a turma do 1º ano teriam que ser atividades mais simples para o melhor desempenho nas atividades.

11. Hora de celebrar!

5
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Medium_img010

Resposta:

FICOU MUITO LEGAL! O MENINO ELEKTRUS ERA UMA VEZ UM MENINO CHAMADO ELEKTRUS. SEU PODER ERA A ELETRICIDADE. SEU INIMIGO ERA A PIPA. UM DIA UMA CIDADE ESTAVA EM PERIGO E O MENINO ELEKTRUS QUASE PERDENDO A BATALHA, FOI SURPREENDIDO POR 4 CRIANÇAS QUE SAIRAM DE UMA PORTA SECRETA PARA AJUDÁ-LO. E ASSIM, O MENINO ELEKTRUS VENCEU A BATALHA E FICOU AGRADECIDO PELAS CRIANÇAS O AJUDAREM.

10. Feira de Ciências

5
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Medium_foto_jogo_de_percurso_1

Resposta:

A NOSSA FEIRA ACONTECEU NO PÁTIO DA ESCOLA COM A PRESENÇA DOS PAIS PRESTIGIANDO OS TRABALHOS DA TURMA. FIZEMOS UM JOGO COM PERGUNTAS E RESPOSTAS CHAMADO CÉREBRO MÁGICO, A CASINHA DA VOVÓ COM A PLACA DA ENERGIA SOLAR (UTILIZAMOS A LANTERNA PARA FAZER A LUZ E CALOR DO SOL) E O JOGO DE PERCURSO COM PERGUNTAS E RESPOSTAS TAMBÉM CHAMADO ROLETA DA ENERGIA. OS PAIS ADORARAM A EXPERIÊNCIA QUE OS FILHOS E ELES TIVERAM!!! FOI SUPER BACANA!

09. As alternativas para a energia

25
Out

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Medium_foto_casinha_com_a_placa

Resposta:

CONSTRUÍMOS UMA CASINHA DE PAPELÃO COM UMA LED, E COLOCAMOS UMA PLACA DE ENERGIA SOLAR. FOMOS PARA O PÁTIO DA ESCOLA, E A PARTIR DA LUZ E DO CALOR DO SOL, OBSERVAMOS A LUZ ACENDER. FOI INCRÍVEL A EXPERIÊNCIA. AS CRIANÇAS AMARAM!!!

08. Escolhas com economia

25
Out

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

A etiqueta A, pois consome menos energia.

07. O que você achou do Percurso Água?

27
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Aprendemos sobre o consumo consciente, devido a quantidade de água que são utilizadas na produção dos objetos que consumismo em nosso dia a dia. A partir de agora, ficarei mais atento (a) ao comprar algo, pois só comprarei se tiver necessidade, pois assim estarei ajudando a economizar a água do nosso meio ambiente. Aprendemos também que é necessário cuidar da água para que não seja contaminada e assim estar apta para o nosso consumo.

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

27
Set

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

Na nossa escola há desperdício de água nos banheiros masculinos há vazamento nas válvulas. Para solucionar o problema conversamos com a direção para que encontre alguém responsável por arrumar o vazamento, trocando as válvulas.

02. Observando a água em nossa casa

27
Set

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

Lavando a louça ensaboando primeiro e depois abrindo a torneira para enxaguar, limpando o quintal uma vez por mês com o balde, demorando por volta de um minuto para escovar os dentes e cinco ou mais, minutos no banho. Eu, assim como minha família, vamos diminuir em tudo o consumo da água.

07. O que você achou do Percurso Água?

27
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Aprendi sobre o consumo consciente, devido a quantidade de água que são utilizadas na produção dos objetos que consumismo em nosso dia a dia. A partir de agora, ficarei mais atento (a) ao comprar algo, pois só comprarei se tiver necessidade, pois assim estarei ajudando a economizar a água do nosso meio ambiente. Aprendi também que é necessário cuidar da água para que não seja contaminada e assim estar apta para o nosso consumo.

0
0
mais de 5 anos
Publicado por Sthefani Araujo da Silva

Membros

Thumb_sq_20638419_1762984090408372_7579721645862055372_n
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 98 membros (ver todos)