Top_default

Projeto 4R (Repensar, reduzir, reutilizar, reciclar)

ARI LACERDA RODRIGUES EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A ideia de desenvolver o Projeto surgiu inicialmente como uma atividade avaliativa do PNAIC de Ciências e também por ser um dos conteúdos do Ano/Ciclo.Elencamos os seguintes objetivos • Reconhecer a importância da água como recurso natural indispensável à vida do planeta; • Compreender o Ciclo da água; • Avaliar as repercussões das alterações promovidas no Ciclo da Água pelas atividades humanas; • Entender que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; • Apontar soluções que ajudem a diminuir a poluição do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida.

Atividades:

Roda de conversa sobre conhecimentos prévios dos alunos. Uso consciente da água:Pesquisa com as famílias Trabalhando a sustentabilidade O que são cisternas? Proposta: construir uma cisterna na escola e observar como a água é captada Explorando Saneamento Básico Importância da água limpa; Problemas da água contaminada; Explorar o site sabesp.com.br(etapas de tratamento da água) Proposta: Construir uma maquete de uma ETA Criando parcerias Ações junto com os alunos e criando parcerias para trabalhar os 4R 1ª ação: consumo consciente (sem desperdício e saudável) 2ª ação: reaproveitamento de sobra de vegetais (talos e folhas) para sucos, sopas molhos. 3ª ação: reaproveitamento de restos de alimentos para compostagem/reutilização do óleo de cozinha para a produção de sabão e garrafas pets para produção de vassoura. Aprofundando melhor o tema Elaboração de jornal envolvendo a temática 4R – LAB (Entrevistas com as famílias, curiosidades, pesquisas,palavras cruzadas, fique de olho, Tirinhas). Produto final: Na Mostra Cultural, exposição dos trabalhos realizados, maquetes, distribuição do jornal e cisterna.

Desejos:

Sensibilizar para o uso consciente dos recursos naturais, despertando a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente, buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida.

Pessoas:

Estão envolvidos no projeto os alunos e pais de alunos do 3º Ano do Ciclo I (com a temática Água), no entanto a ação de reutilização do óleo acontece através de uma parceria com o Instituto Triangulo e envolve toda a comunidade escolar.

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

11
Nov
Leia Mais ▾
Medium_img008

Resposta:

"ENERGIA - UM BEM PRECISO", VAMOS ECONOMIZAR E USAR DE FORMA CONSCIENTE!

12. O que você achou do percurso?

5
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Eu achei interessante, informações importantes para o aprimorar do consumo consciente. no entanto para a turma do 1º ano teriam que ser atividades mais simples para o melhor desempenho nas atividades.

11. Hora de celebrar!

5
Nov
Leia Mais ▾
Medium_img010

Resposta:

FICOU MUITO LEGAL! O MENINO ELEKTRUS ERA UMA VEZ UM MENINO CHAMADO ELEKTRUS. SEU PODER ERA A ELETRICIDADE. SEU INIMIGO ERA A PIPA. UM DIA UMA CIDADE ESTAVA EM PERIGO E O MENINO ELEKTRUS QUASE PERDENDO A BATALHA, FOI SURPREENDIDO POR 4 CRIANÇAS QUE SAIRAM DE UMA PORTA SECRETA PARA AJUDÁ-LO. E ASSIM, O MENINO ELEKTRUS VENCEU A BATALHA E FICOU AGRADECIDO PELAS CRIANÇAS O AJUDAREM.

10. Feira de Ciências

5
Nov
Leia Mais ▾
Medium_foto_jogo_de_percurso_1

Resposta:

A NOSSA FEIRA ACONTECEU NO PÁTIO DA ESCOLA COM A PRESENÇA DOS PAIS PRESTIGIANDO OS TRABALHOS DA TURMA. FIZEMOS UM JOGO COM PERGUNTAS E RESPOSTAS CHAMADO CÉREBRO MÁGICO, A CASINHA DA VOVÓ COM A PLACA DA ENERGIA SOLAR (UTILIZAMOS A LANTERNA PARA FAZER A LUZ E CALOR DO SOL) E O JOGO DE PERCURSO COM PERGUNTAS E RESPOSTAS TAMBÉM CHAMADO ROLETA DA ENERGIA. OS PAIS ADORARAM A EXPERIÊNCIA QUE OS FILHOS E ELES TIVERAM!!! FOI SUPER BACANA!

09. As alternativas para a energia

25
Out
Leia Mais ▾
Medium_foto_casinha_com_a_placa

Resposta:

CONSTRUÍMOS UMA CASINHA DE PAPELÃO COM UMA LED, E COLOCAMOS UMA PLACA DE ENERGIA SOLAR. FOMOS PARA O PÁTIO DA ESCOLA, E A PARTIR DA LUZ E DO CALOR DO SOL, OBSERVAMOS A LUZ ACENDER. FOI INCRÍVEL A EXPERIÊNCIA. AS CRIANÇAS AMARAM!!!

08. Escolhas com economia

25
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

A etiqueta A, pois consome menos energia.

07. O que você achou do Percurso Água?

27
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Aprendemos sobre o consumo consciente, devido a quantidade de água que são utilizadas na produção dos objetos que consumismo em nosso dia a dia. A partir de agora, ficarei mais atento (a) ao comprar algo, pois só comprarei se tiver necessidade, pois assim estarei ajudando a economizar a água do nosso meio ambiente. Aprendemos também que é necessário cuidar da água para que não seja contaminada e assim estar apta para o nosso consumo.

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

27
Set
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Na nossa escola há desperdício de água nos banheiros masculinos há vazamento nas válvulas. Para solucionar o problema conversamos com a direção para que encontre alguém responsável por arrumar o vazamento, trocando as válvulas.

02. Observando a água em nossa casa

27
Set
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Lavando a louça ensaboando primeiro e depois abrindo a torneira para enxaguar, limpando o quintal uma vez por mês com o balde, demorando por volta de um minuto para escovar os dentes e cinco ou mais, minutos no banho. Eu, assim como minha família, vamos diminuir em tudo o consumo da água.

07. O que você achou do Percurso Água?

27
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Aprendi sobre o consumo consciente, devido a quantidade de água que são utilizadas na produção dos objetos que consumismo em nosso dia a dia. A partir de agora, ficarei mais atento (a) ao comprar algo, pois só comprarei se tiver necessidade, pois assim estarei ajudando a economizar a água do nosso meio ambiente. Aprendi também que é necessário cuidar da água para que não seja contaminada e assim estar apta para o nosso consumo.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Sthefani Araujo da Silva

Membros

Thumb_sq_20638419_1762984090408372_7579721645862055372_n
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 98 membros (ver todos)