Top_default

Projeto Consumo Eficiente e Consciente - Água

ARI LACERDA RODRIGUES EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim. O projeto nasceu a partir de um Curso sobre Ciências na Natureza e tem como Objetivos: • Reconhecer a importância da água como recurso natural indispensável à vida do planeta; • Compreender os conceitos de consumo consciente e eficiente; • Avaliar as repercussões das alterações promovidas no meio ambiente pelas atividades humanas; • Entender que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água; • Apontar soluções que ajudem a diminuir o consumo e melhorar a qualidade de vida através do uso eficiente de diferentes recursos.

Atividades:

Roda de conversa para coleta de conhecimentos prévios dos alunos; Aula no LAB – Video sobre quantidade de água potável no planeta, Pesquisa: O que é água potável?; O que é dessalinização da água? Pesquisa no LAB: Você sabe quantos litros de água são necessários para produzir os produtos que utilizamos; Uso consciente da água: Vídeos AKATU; Trabalhando a sustentabilidade; Roda de conversa: O que é consumismo? O que é consumo consciente/eficiente?; Pesquisa no LAB: O que é consumismo? O que é consumo consciente/eficiente?; Pesquisa no LAB: 5 r’s; Elaboração de folder informativo sobre a temática água potável e seu uso; Confecção de questionário sobre os hábitos de consumo das famílias; Visita ao entorno escolar; Distribuição de folder informativo e aplicação de questionário para verificar hábitos atuais de consumo; Confecção de cartazes informativos sobre o consumo direto/ indireto de água. Consumo consciente/eficiente de produtos e recursos naturais; Tabulação e divulgação dos resultados pós campanha.

Desejos:

Desejo ver as pessoas sabendo utilizar a água de forma consciente e assim, termos um planeta no futuro onde os nossos alunos, filhos e parentes possam desfrutar a vida e o meio ambiente com tranquilidade.

Pessoas:

O projeto envolverá os alunos e outros profissionais dentro da Unidade Escolar, bem como as famílias dos nossos alunos

Novidades da equipe

07. O que você achou do Percurso Água?

27
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Aprendi sobre o consumo consciente, devido a quantidade de água que são utilizadas na produção dos objetos que consumismo em nosso dia a dia. A partir de agora, ficarei mais atento (a) ao comprar algo, pois só comprarei se tiver necessidade, pois assim estarei ajudando a economizar a água do nosso meio ambiente. Aprendi também que é necessário cuidar da água para que não seja contaminada e assim estar apta para o nosso consumo.

06. Colocando em prática

27
Set
Leia Mais ▾
Medium_mini_20180919_142058

Resposta:

Passeamos no entorno da escola entregando o folder nas casas e explicamos o que aprendemos com o Edukatu. Foi muito legal!

02. Observando a água em nossa casa

27
Set
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Lavamos a louça com a torneira fechada, limpamos o quintal uma vez por mês com o balde, demoramos por volta de um minuto para escovar os dentes e cinco ou mais, minutos no banho. Resumindo gastamos mais água no banho. Vamos tentar diminuir o tempo no banho. Eu, assim como minha família, vamos diminuir em tudo o consumo da água.

07. O que você achou do Percurso Água?

27
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Aprendi sobre o consumo consciente, devido a quantidade de água que são utilizadas na produção dos objetos que consumismo em nosso dia a dia. A partir de agora, ficarei mais atento (a) ao comprar algo, pois só comprarei se tiver necessidade, pois assim estarei ajudando a economizar a água do nosso meio ambiente. Aprendi também que é necessário cuidar da água para que não seja contaminada e assim estar apta para o nosso consumo.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Sthefani Araujo da Silva

06. Colocando em prática

27
Set
Leia Mais ▾
Medium_mini_20180919_144105

Resposta:

Passeamos no entorno da escola entregando o folder nas casas e explicamos o que aprendemos com o Edukatu. Foi muito legal!

1
0
mais de 6 anos
Publicado por Sthefani Araujo da Silva

07. O que você achou do Percurso Água?

27
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Aprendi sobre o consumo consciente, devido a quantidade de água que são utilizadas na produção dos objetos que consumismo em nosso dia a dia. A partir de agora, ficarei mais atento (a) ao comprar algo, pois só comprarei se tiver necessidade, pois assim estarei ajudando a economizar a água do nosso meio ambiente. Aprendi também que é necessário cuidar da água para que não seja contaminada e assim estar apta para o nosso consumo.

06. Colocando em prática

27
Set
Leia Mais ▾
Medium_mini_20180919_143637

Resposta:

Passeamos no entorno da escola entregando o folder nas casas e explicamos o que aprendemos com o Edukatu. Foi muito legal!

05. Campanha

27
Set
Leia Mais ▾
Medium_folder

Resposta:

Preparamos um folder, onde em grupos dividimos as tarefas referentes aos temas: Água potável, Pegada Hídrica e Consumo Consciente (tanto da água quanto dos produtos que consumimos e que vai água na produção). Esperamos alcançar o resultado de conscientização das pessoas para a economia no consumo de água.

04. Como seriam?

27
Set
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Seriam de vidro, metal, madeira, ferro ou argila. Mudaria a quantidade de água, pois a maioria desses materiais não utilizariam tanta água, e sim cola, parafuso, prego, etc.

03. Entrevista

27
Set
Leia Mais ▾
Medium_atividade_3_-_balde

Resposta:

Objeto escolhido: Algodão Planta cultivada nas fazendas. A água é utilizada na irrigação do algodão. O balde indicou que já existe economia de água, pois na irrigação existe todo um processo de monitoramento para que não haja desperdício.

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no do circuito

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 22 membros (ver todos)