O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
Sim, tenho um projeto chamado " Criança Consciente". Dei início no mês de Setembro de 2017, com uma TURMA DO INFANTIL v (crianças da faixa etária de 5 anos).
O projeto nasceu por conta de uma formação de professores realizado no Cenforpe com uma excelente abordagem desse tema. Meus objetivos são: fazer refletir em suas ações quanto consumidores( pois mesmo crianças consomem aquilo que seus pais compram) e influenciadores de seus pais na hora das compras para casa.
Atividades:
Como disparador utilizei os vídeos " Consumo Consciente" que baixei no youtube e salvei no pen drive, utilizando o espaço da biblioteca. Em seguida em sala de aula propus uma roda de conversa sobre o vídeo e fui escriba das crianças anotando suas falas em um cartaz que ficou exposto no mural da sala.
Desejos:
As mudanças vão se refletir no comportamento das crianças , que estando ativas na coleta seletiva fazem parte desse processo de seleção dos materiais e entenderão a importância da reciclagem para o bem maior do nosso planeta Terra.
Pessoas:
Meu projeto envolve meus alunos e os demais alunos da escola, porque já existe uma pessoa que faz a coleta seletiva em nossa escola e é parceira nesse projeto.
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
Eu particularmente achei a plataforma ótima que tem um acervo muito rico de planejamentos, vídeos, livros em PDF, enfim muito conteúdo de qualidade.
Gostaria de encontrar atividades e planos de aula pensada para a educação infantil, sugiro que pense com carinho.
A campanha foi uma ótima maneira de conscientizar as crianças sobre a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais.
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
Nós conseguimos fazer a campanha. A estratégia de elaborar uma música com as crianças foi muito legal, eles se divertiram e aprenderam de forma lúdica e criativa.Pois nessa faixa etária de 5 anos precisamos pensar maneiras de atingi-los de forma eficaz e a música é um ótimo recurso pedagógico.
Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!
Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!
Resposta:
As crianças irão compor uma música com o tema " O mundo sustentável", com a mediação do professor iremos escrever um cartaz, em seguida as crianças vão ilustrar.
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
A nossa turma escolheu fazer uma campanha sobre " Aumentar a quantidade de materiais reciclados".
Pois muito alunos tem contribuído com essa ação de aumentar a quantidade de materiais reciclados, pois fazem nos finais de semana e depois levam todo o material selecionado para escola, aonde temos uma caixa própria para essa coleta.
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
Em roda de conversa ampliei sobre a diminuição de consumo de recursos naturais, dando exemplos: na hora da escovação manter as torneiras desligadas para que não haja desperdício da água, afinal ela é primordial para a nossa vida.
Em seguida retornamos para a sala de aula e entreguei uma historia em quadrinhos com alguns balões para que explorassem essa ideia.
Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?
Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.
Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.
Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?
Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.
Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.
Conta pra gente como foi?
Resposta:
Em nossa escola EMEB Tereza Delta já existe uma senhora chamada Elis que faz parte de uma ong que recicla e toda as sextas-feiras ela recolhe os recicláveis separados pelos alunos de cada turma do infantil.
E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?
Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.
Novo Desafio em grupo!
Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!
Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.
Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Resposta:
Estou planejando um dia da feira de trocas na minha sala com as crianças do infantil V. Irei comunicar a coordenadora pedagógica para estudar a possibilidade de ampliar com as outras salas.
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Resposta:
Propus uma lição de casa numa sexta-feira para que as crianças juntos aos seus pais pudessem fazer a seleção de todo o lixo de um final de semana.
Eles separaram o lixo seco do orgânico.
Tenho alguns registros dessa atividade. Houve muito empenho por parte dos pais para realizar essa atividade tão significativa.
Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.
Desafio em grupo!
Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!
Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida
Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.
Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Assista...
Resposta:
Esse ano não será possível realizar uma feira de ciências, pois nosso próximo sábado letivo será um festival de dança. Não consigo encaixar a feira para esse ano letivo.
Mas pode servir de inspiração para o próximo ano com certeza.
Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?
1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.
2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico
3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.
4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.
5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!
Se não for possível criar, vale desenhar!
A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)
Resposta:
Vou fazer um atelie utilizando os materias reciclaveis de embalagem de amaciante para fazer animais da floresta.