Top_default

Projeto Lixo Zero Farroupilha

CENT ENS MEDIO FARROUPILHA | PORTO ALEGRE - RS

Projeto da equipe

Ideias:

A ideia é desenvolver dentro da escola a separação básica, na realidade retomar essa ação.

Atividades:

Orientação visual e padronizada da separação adequada de lixo.

Desejos:

Que no mínimo a separação seja feita de forma adequada por alunos, professores e funcionários.

Pessoas:

Sim. Alunos e professores.

Novidades da equipe

07. O que você achou do Percurso Terra?

22
Nov

Já terminamos o Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Terra. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por João Porto

06. Campanha na rua!

22
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Blank

Resposta:

Atividade em processo

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por João Porto

05. Campanha

22
Nov

Com as ideias da sua equipe mais claras, vamos falar de campanhas?!

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

Pausa! Para nos inspirar, que tal conhecer algumas iniciativas, como a campanha do Instituto Akatu contra o Desperdício de Alimentos (abaixo) e os cartazes feitos pelo grupo Fast, Free & Fun (esse link vai para uma página do Facebook, verifique se você pode acessá-la com sua conta pessoal).

Está na hora de fazer a nossa. Que tal tratar dos 4Rs, que vimos na fase anterior? Vamos pensar sobre a nossa campanha? O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem fazer um texto, um vídeo ou mesmo um desenho. Ou tudo junto. E publicar no espaço abaixo.

Compartilhem as ideias com outros participantes do Edukatu e vejam se alguém tem mais sugestões bacanas para vocês! Essa rede permite a troca! Experimente isso!

2008_desperdicio_jn_box_14_6x15
Blank

Resposta:

Atividade em processo

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por João Porto

04. Como seriam?

22
Nov

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre o ciclo de vida das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria? Como embalaríamos as coisas?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

Podiam ser embaladas em madeira, isto faria com que fossem biodegradáveis e não-agressivas para com o meio ambiente, alem de nao precisarem ser necessariamente descartáveis, pois poderiam ser usadas como recipiente para guardar outros objetos da casa se necessario.

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por João Porto

03. Entrevista

22
Nov

Vamos ver o que as pessoas sabem sobre o ciclo de vida dos objetos?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para algum lugar público - um parque, a rua, um centro comercial - e pedir às pessoas que estiverem ali para escolher um dos objetos e contar para você como é seu ciclo de vida.

Ou então aprofundar o tema, batendo papo com um especialista na produção de um dos objetos que vocês escolheram.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Para te inspirar, vale assistir ao trailer do filme vídeo Lixo Extraordinário, projeto do artista plástico Vik Muniz que mostra a situação de um dos maiores aterros sanitários do mundo.

Assista...

Blank

Resposta:

Após a intervista com membros de minha família, percebi que poucos sabiam como ou ao menos com oque eram produzidos os objetos que constavam no bale, logo, pouco sabendo de onde e como descartá-los.

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por João Porto

02. De onde vêm as coisas?

22
Nov

Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas.

Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas tem impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.

Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!

Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Este produto tem características mais sustentáveis? Como é a embalagem para transportar e comercializar este produto? Do que a embalagem é feita? Este produto tem uma vida útil longa? Este produto pode ser reutilizado e transformado em outra coisa no fim de sua vida útil? Os componentes deste produto podem ser reciclados? Como deve ser seu descarte correto?

Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:

Assista...

Blank

Resposta:

Lápis Faber-Castel: Arvores são plantadas e colhidas- As toras mais grossas são levadas para a fabrica, as mais finas servem como "combustível" para a fabrica- As tabuas são tratadas e depois são feitos sulcos para colocar-se as minas de grafite- lápis são distribuídos para o mercado- distribuição com embalagem de plastico e papel. Calculadora:base de petróleo para a produção de plásticos da parte externa e do visor- metais para a produção dos circuitos- distribuída em embalagem de plastico e papel

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por João Porto

07. O que você achou do Percurso Terra?

22
Nov

Já terminamos o Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Terra. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O percurso Terra foi um percurso que me ajudou a perceber quanto lixo desnecessário a humanidade produz e isso prejudica o planeta e também nós mesmos. Gostei muito de ter aprendido mais sobre o ciclo de vida dos produtos que consumimos em nosso cotidiano. Acredito que não há nada para melhorar.

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por Martha Nunnenkamp

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

22
Nov

Vamos colocar a mão na massa?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_balde

Resposta:

1
0
aprox. 10 anos
Publicado por João Porto

06. Campanha na rua!

22
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Blank

Resposta:

Ainda não realizamos a campanha, mas acredito que irá ser algo muito bom conscientizar as pessoas sobre o lixo que produzem e o impacto que ele exerce sobre o mundo em que vivemos e que um dia, se isso não mudar, ele poderá acabar. Hoje em dia, o planeta está sofrendo constantemente com os caprichos do ser humano, como por exemplo, ter o carro do ano ou o celular mais novo do mercado. Isso é o tipo de coisa que mais prejudica o planeta e nós mesmos, mas ninguém parece perceber isso. Então, por essas razões eu acredito que realizar uma campanha irá ajudar a humanidade e o planeta também.

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por Martha Nunnenkamp

05. Campanha

22
Nov

Com as ideias da sua equipe mais claras, vamos falar de campanhas?!

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

Pausa! Para nos inspirar, que tal conhecer algumas iniciativas, como a campanha do Instituto Akatu contra o Desperdício de Alimentos (abaixo) e os cartazes feitos pelo grupo Fast, Free & Fun (esse link vai para uma página do Facebook, verifique se você pode acessá-la com sua conta pessoal).

Está na hora de fazer a nossa. Que tal tratar dos 4Rs, que vimos na fase anterior? Vamos pensar sobre a nossa campanha? O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem fazer um texto, um vídeo ou mesmo um desenho. Ou tudo junto. E publicar no espaço abaixo.

Compartilhem as ideias com outros participantes do Edukatu e vejam se alguém tem mais sugestões bacanas para vocês! Essa rede permite a troca! Experimente isso!

2008_desperdicio_jn_box_14_6x15
Blank

Resposta:

Esta etapa está em progresso.

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por Martha Nunnenkamp

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CENT ENS MEDIO FARROUPILHA
PORTO ALEGRE, RS
Thumb_sq_1010869_717759974934348_7196733987041953826_n
CENT ENS MEDIO FARROUPILHA
PORTO ALEGRE, RS
Thumb_sq_default
CENT ENS MEDIO FARROUPILHA
PORTO ALEGRE, RS
Thumb_sq_image
CENT ENS MEDIO FARROUPILHA
PORTO ALEGRE, RS
Thumb_sq_default
CENT ENS MEDIO FARROUPILHA
PORTO ALEGRE, RS
Thumb_sq_default
CENT ENS MEDIO FARROUPILHA
PORTO ALEGRE, RS

e mais 3 membros (ver todos)