Top_default

Sustente a ideia

CEU LUIZ GUSHIKEN | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Visando a necessidade de mudar hábitos em relação ao descarte incorreto de resíduos e cuidados com o meio ambiente, de forma que alcance crianças, funcionários, famílias e moradores que habitam em torno da escola, criamos um projeto em equipe para que seja trabalhado coletivamente, respeitando o conhecimento prévio das crianças e suas contribuições.

Atividades:

Fizemos parceria com: Instituto Triângulo para o descarte correto de óleo usado; Terracycle para descarte de resíduos como esponja de lavar louças, tubos de pasta de dentes, escova de dentes e embalagens destes resíduos. Diretamente com as crianças as educadoras estão realizando rodas de conversa, exploração de recursos onde obtenham informações a respeito da situação do planeta Terra (poluição).Também realizamos parceria com pessoas da comunidade que trabalham com a reciclagem.

Desejos:

Desejamos ver mudanças nos hábitos das pessoas, que de forma consciente descartarão o "lixo" corretamente, afim de cuidar do planeta para que o futuro da população, dos animais e da natureza seja melhor.

Pessoas:

Toda comunidade escolar está envolvida no projeto: crianças, funcionários, famílias e vizinhos.

Novidades da equipe

05. Avaliação

27
Nov

Parabéns! Você concluiu o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Projeto muito bom, estamos aprendendo a utilizar a plataforma, as informações são desencontradas, dificultando um pouco mais a vida dos educadores infantis.

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Sustente a ideia

04. Mão na massa!

27
Nov

Com os materiais de divulgação prontos, é hora de executar a ação!

Registre o processo da campanha, desde a produção dos materiais, as reuniões de equipe, até as ações finais. É interessante também registrar a reação das pessoas da sua comunidade e coletar opiniões sobre a campanha. Verifique se elas aprenderam a mensagem que você tentou passar! E compartilhe com a gente seus registros! Pode postar fotos, links para vídeos e também textos contando sobre experiência.

Acompanhe os resultados de sua campanha e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da mesma maneira que você e seu grupo definiram na atividade 2. É uma maneira de saber os resultados positivos da ação a longo prazo.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Blank

Resposta:

O que traçamos para curto prazo foi alcançado, agora queremos ampliar os projetos para ter maior alcance em 2018, pensando que estamos na base da educação e que eles são o futuro do planeta

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Sustente a ideia

03. Desenhando a Campanha

27
Nov

Uma boa estratégia de comunicação pode fazer toda diferença no sucesso da campanha.

Se sua equipe já tem um tema e um objetivo, esse é o momento de escolher quais as melhores maneiras de chamar atenção para a causa. Pode ser por meio de cartazes, vídeos, memes, uma página nas redes sociais, músicas, flashmobs, entre outros.

Lembre-se de dividir tarefas entre os membros do grupo!

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

Blank

Resposta:

utilizamos apenas um cartaz de cada para a escola toda, pensando em não usar muito papel, colocamos no hall de entrada onde todos, pais , alunos, professores, cozinheiros, auxiliares, transportadores, equipe de limpeza, todos passam por ali.

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Sustente a ideia

02. Planejando a campanha

27
Nov

Mãos à obra!

Converse com seus colegas: qual deve ser o principal objetivo da campanha?

Quer algumas dicas? Pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

Que tal começar pela própria sala de aula e colocar algumas lixeiras para que você e seus colegas comecem a separar o lixo que produzem diariamente? Uma caixa de papelão para descartar somente papel já faria uma boa diferença!

Pense em fazer, de fato, uma transformação em sua comunidade. Para isso, você precisa observar e registrar o cenário atual. Assim, terá maneiras de comparar a situação inicial com o resultado final e medir o quanto a campanha realmente foi efetiva na hora de influenciar positivamente o comportamento das pessoas.

Fale com a equipe de limpeza, descubra se sua escola faz reciclagem, meça a quantidade de lixo descartada por dia ou semana e calcule os impactos mensais ou anuais. Essas são algumas sugestões, mas você também pode ter outras ideias com sua equipe!

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Blank

Resposta:

Por se tratar de uma escola de educação infantil, separamos os lixo da sala de aula onde descobrimos que as cascas dos lápis poderiam virar obra de arte, e um dos lixo do refeitório, onde as crianças puderam ver a quantidade de alimentos que eles desperdiçarão e notei que apos este feito as crianças passaram a ter mais consciência ao se servirem.

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Sustente a ideia

09. Catadores de recicláveis

27
Nov

Jogou bastante? Viu só como os catadores são importantes?

Até mesmo quando as cidades não têm coleta seletiva, geralmente existem associações de catadores que recebem recicláveis diretamente da comunidade.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Como a escola é de educação infantil, crianças de 4 meses a 6 anos, nos os profissionais de educação, que fizemos está pesquisa e parceria, localizamos um catador de materiais recicláveis, que reside no bairro da escola e combinamos com ele que como ainda estamos em fase de implementação do projeto, que inicialmente instalaríamos um local para ele recolher todos os papeis que a escola produz, como embalagens, o rolo interno do papel higiênico, e aqueles que as crianças trazem de casa, mas temos a intenção de ampliar os materiais que recolhemos.

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Sustente a ideia

03. Desenhando a Campanha

27
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Pedi que as crianças desenhassem os latões de lixo recicláveis, cada criança em seu caderno, obtive ótimos resultado, pois através deste registro das crianças pude ver quem entendeu e quem não entendeu os locais de reciclagem, não consigo postar as fotos.

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Sustente a ideia

05. Avaliação

27
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Achei o projeto bem legal, porem um tanto quanto bagunçado, com informações desencontradas, sendo necessário total adaptação feita pelos professores do projeto para as crianças pequenas, acredito que para atender a todos os seguimentos de educação é necessário um melhor planejamento.

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Sustente a ideia

04. Mão na massa!

27
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Conseguimos alcançar alguns dos objetivos que traçamos, mais o mais importante a meu ponto de vista é que vamos dar continuidade e ampliar o projeto em 2018

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Sustente a ideia

02. Planejando a campanha

27
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Como a escola é de educação infantil, crianças de 4 meses a 6 anos, nos os profissionais de educação, que fizemos está pesquisa e parceria, localizamos um catador de materiais recicláveis, que reside no bairro da escola e combinamos com ele que como ainda estamos em fase de implementação do projeto, que inicialmente instalaríamos um local para ele recolher todos os papeis que a escola produz, como embalagens, o rolo interno do papel higiênico, e aqueles que as crianças trazem de casa, mas temos a intenção de ampliar os materiais que recolhemos. Alem disso tambem temos na escola a troca do oleo de cozinha, de escovas de dentes e embalagens de creme dental e de esponja de lavar louça

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Sustente a ideia

05. Feira de trocas

27
Nov

Novo Desafio em grupo: feira de trocas!

Mesmo fora do lixo, pode ter um monte de coisas na sua casa que você já não usa mais, mas estão em bom estado. Roupas, calçados, objetos de decoração, livros... são vários os itens que acumulamos ao longo do tempo.

Já parou para pensar que eles podem ser úteis para alguém? Uma boa ideia é fazer uma feira de trocas, reunindo seus amigos, seus vizinhos ou até mesmo seus familiares! Assim, todos vão poder REUTILIZAR tudo aquilo que ainda está em bom estado, mas não serve mais pra você.

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Ainda não conseguimos colocar em pratica, a feira de trocas, mas já conseguimos colocar em pratica uma atividade com os pais que é a adoção de uma boneca, onde os pais levam para casa uma boneca, lavam, colocam roupa, arrumam os cabelos e depois devolvem para a escola.

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Sustente a ideia

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_15740892_10209678083961256_4352038158184565631_n
CEU LUIZ GUSHIKEN
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
INSTITUTO AKATU
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_voley_de_praia_2008-1
CEU LUIZ GUSHIKEN
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_16708455_1398050233549674_3245839325283841678_n
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 3 membros (ver todos)