Top_20140910_164029

Plante uma árvore frutífera

ESCOLA MUL DE ENSINO FUND PROF¼ ODILON FLORENTINO | TEOTONIO VILELA - AL

Projeto da equipe

Ideias:

A escola esta realizando um projeto que surgiu a partir das mudanças ocorridas na comunidade com as derrubadas das árvores frutíferas. os objetivos do projeto "plante uma árvore frutífera"é-identicar as causas e o por quê das derrubadas das árvores frutiferas; conhecer os tipos de árvores frutífersa existentes na comunidade;catalogar as árvores frutíferas existentes na comunidade;promover açoes, buscando meios de solucionar os aspectos observados, contribuindo para comnunidade a comprensão da importancia das frutas para um alimentação saudável e a preservação das árvores frutíferas,onde iremos desenvolver açoes que utilizaremos para beneficiar os moradores da comunidade com cuidados com as árvores que já existe e a plantação de novas mudas, com a finalidade de suprir as que foram derrubadas.

Atividades:

pesquisa de campo a partir de entrevistas com moradores, qestionários, visitas as famílias,fotos e outros registros; catalogação das árvores existentes na comunidade, visitas a locais onde aconteceu as derrubadas para levantamento de dados, plantio de mudas,trabalhos apresentados para a comunidade mostrando os dados, desenvolvendo açoes para por em pratica na comunidade.

Desejos:

A compeenção dos envolvidos do projeto em relação a importância das frutas e da preservação das árvores frutíferas,mudança de postura e atitudes das pessoas e dos moradores da comunidade e o plantio de mudas das árvores, com isso desenvolver a aprendizagem dos alunos diante da realidade da sua comunidade, trazendo para as aulas questionamentos do cotidiano, realizando atividades envolvendo todas as áreas do conhecimento, visando o conhecimento e os saberes dos educandos.

Pessoas:

o Projeto: Plante um árvore frutífera contam com a participação dos alunos de todas as modalidades e etapas da Educação Básica,professores, funcionários da escola parceria e colaboraçao dos pais e moradores da comunidade.

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

30
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

PLANO DE AULA: Direito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável O plano de aula foi aplicado em uma turma de Educação Infantil, composta por crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. Tendo em vista o fato de que ainda não são alfabetizadas, foi necessário adaptar o plano sugerido para contemplar suas necessidades, interesses e potencialidades. Aquecendo a Turma Iniciamos com uma roda de conversa, na qual apresentamos as imagens que constam no plano de aula impressas em papel tamanho A4, introduzindo a temática sobre preservação do meio ambiente de maneira simplificada para entendimento dos pequenos. Conversamos a respeito do que cada imagem representa, se as crianças já haviam presenciado cenas assim no seu cotidiano ou na mídia, orientando o debate para a compreensão do impacto negativo de ações humanas para o meio ambiente e para a sociedade. Indagadas a respeito de como podemos preservar o meio ambiente, surgiram respostas como “Não jogar lixo nos rios”, “Carro polui o ar”, “Cuidar das árvores”, “Proteger os animais”, “Não jogar lixo na rua, no mar, na floresta”, “Não gastar água”. Quando questionadas acerca de qual problema ambiental solucionariam se tivessem um “superpoder”, responderam “Tirar a sujeira de dentro dos rios” e “Plantar árvores”. Na sequência, foi-lhes explicado que a proteção e o cuidado do meio ambiente estão presentes em nossas leis, sendo considerados direitos humanos fundamentais em relação aos quais todos precisam contribuir. Os conceitos da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram explanados de forma facilitada tendo em vista a capacidade de entendimento das crianças. Os vídeos disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=mJ8nISBlqvE e https://www.youtube.com/watch?v=eUtcz979MgA auxiliaram na compreensão do assunto. Mãos na Massa Considerando que os estudantes não são alfabetizados, foi proposto a eles realizar um desenho que representasse como podemos proteger o meio ambiente e alcançar os ODS. Compartilhando o que Aprendemos Após a atividade, as crianças exibiram e explicaram suas composições aos colegas. Nossa Criação Dentre os problemas mencionados durante a roda de conversa, a turma escolheu a destruição das florestas para mobilizar a comunidade escolar a ajudar a solucioná-lo. Como as crianças são pequenas, sugerimos a produção de cartazes expondo o tema para as outras turmas.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Suzana elisabeth Jahchan

07. Avaliação Percurso ODS

30
Set

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

As atividades foram realizadas com cerca de 20 crianças pequenas da Educação Infantil, faixa etária de 4 e 5 anos. Utilizando uma linguagem adequada ao entendimento dos estudantes, os objetivos da proposta foram alcançados, tornando perceptível a compreensão da importância do consumo consciente e sua relação com a Agenda 2030 e os ODS.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Suzana elisabeth Jahchan

06. Parcerias e Meios de Implementação

20
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Suzana elisabeth Jahchan

05. Ação Contra a Mudança do Clima

19
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Suzana elisabeth Jahchan

04. Consumo e Produção Responsáveis

19
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Suzana elisabeth Jahchan

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

19
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Suzana elisabeth Jahchan

02. Água Potável e Saneamento

13
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Suzana elisabeth Jahchan

06. Desafio dos 4 Rs

1
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Blank

Resposta:

Foram realizados algumas atividades com o plástico do 1° ao 5° ano, como frases com rótulos e confecções de brinquedos.

0
0
aprox. 10 anos

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

30
Out

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Medium_297

Resposta:

na minha casa é utilizado mais o plástico.

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por Ana Karolaine dos Santos

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

29
Out

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

na minha casa usa mais o plástico

0
0
aprox. 10 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_001
ESCOLA MUL DE ENSINO FUND PROF¼ ODILON FLORENTINO
TEOTONIO VILELA, AL
Thumb_sq_20140910_145219
ESCOLA MUL DE ENSINO FUND PROF¼ ODILON FLORENTINO
TEOTONIO VILELA, AL
Thumb_sq_20140910_151542
ESCOLA MUL DE ENSINO FUND PROF¼ ODILON FLORENTINO
TEOTONIO VILELA, AL
Thumb_sq_143
ESCOLA MUL DE ENSINO FUND PROF¼ ODILON FLORENTINO
TEOTONIO VILELA, AL
Thumb_sq_144
ESCOLA MUL DE ENSINO FUND PROF¼ ODILON FLORENTINO
TEOTONIO VILELA, AL