Resposta:
PLANO DE AULA: Direito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável
O plano de aula foi aplicado em uma turma de Educação Infantil, composta por crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. Tendo em vista o fato de que ainda não são alfabetizadas, foi necessário adaptar o plano sugerido para contemplar suas necessidades, interesses e potencialidades.
Aquecendo a Turma
Iniciamos com uma roda de conversa, na qual apresentamos as imagens que constam no plano de aula impressas em papel tamanho A4, introduzindo a temática sobre preservação do meio ambiente de maneira simplificada para entendimento dos pequenos. Conversamos a respeito do que cada imagem representa, se as crianças já haviam presenciado cenas assim no seu cotidiano ou na mídia, orientando o debate para a compreensão do impacto negativo de ações humanas para o meio ambiente e para a sociedade. Indagadas a respeito de como podemos preservar o meio ambiente, surgiram respostas como “Não jogar lixo nos rios”, “Carro polui o ar”, “Cuidar das árvores”, “Proteger os animais”, “Não jogar lixo na rua, no mar, na floresta”, “Não gastar água”. Quando questionadas acerca de qual problema ambiental solucionariam se tivessem um “superpoder”, responderam “Tirar a sujeira de dentro dos rios” e “Plantar árvores”. Na sequência, foi-lhes explicado que a proteção e o cuidado do meio ambiente estão presentes em nossas leis, sendo considerados direitos humanos fundamentais em relação aos quais todos precisam contribuir. Os conceitos da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram explanados de forma facilitada tendo em vista a capacidade de entendimento das crianças. Os vídeos disponíveis nos links
https://www.youtube.com/watch?v=mJ8nISBlqvE e https://www.youtube.com/watch?v=eUtcz979MgA
auxiliaram na compreensão do assunto.
Mãos na Massa
Considerando que os estudantes não são alfabetizados, foi proposto a eles realizar um desenho que representasse como podemos proteger o meio ambiente e alcançar os ODS.
Compartilhando o que Aprendemos
Após a atividade, as crianças exibiram e explicaram suas composições aos colegas.
Nossa Criação
Dentre os problemas mencionados durante a roda de conversa, a turma escolheu a destruição das florestas para mobilizar a comunidade escolar a ajudar a solucioná-lo. Como as crianças são pequenas, sugerimos a produção de cartazes expondo o tema para as outras turmas.