Top_imagem_agua

Projeto Consumo Eficiente e Consciente

ARI LACERDA RODRIGUES EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto que vamos desenvolver trabalha o consumo consciente da água. Também estamos desenvolvendo um projeto da Eletropaulo sobre consumo consciente de energia. O nosso projeto tem como objetivo: Reconhecer a importância da água como recurso natural indispensável à vida do planeta; Compreender os conceitos de consumo consciente e eficiente; Avaliar as repercussões das alterações promovidas no meio ambiente pelas atividades humanas; Entender que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água; Apontar soluções que ajudem a diminuir o consumo e melhorar a qualidade de vida através do uso eficiente de diferentes recursos. Ambos projetos pretendem despertar a comunidade escolar para a adoção de práticas de consumo consciente e eficiente tanto de energia quanto de água e os alunos farão este intercambio entre escola/comunidade.

Atividades:

Roda de conversa para coleta de conhecimentos prévios dos alunos Vídeo sobre quantidade de água potável no planeta. Pesquisa: O que é água potável? O que é dessalinização da água? Pesquisa no LAB: Você sabe quantos litros de água são necessários para produzir: um quilo de carne, uma camiseta branca, uma calça jeans, um smartphone, uma garrafa de vidro, um caderno e uma mochila? Uso consciente da água: Vídeos AKATU Trabalhando a sustentabilidade: O que são cisternas Roda de conversa: O que é consumismo?O que é consumo consciente/eficiente? Pesquisa no LAB: 5 R’s Elaboração de folder informativo sobre a temática água potável e seu uso Confecção de questionário sobre os hábitos de consumo das famílias Visita ao entorno escolar envolvendo a comunidade sobre o consumo eficiente e consciente de água. Distribuição de folder informativo e aplicação de questionário para verificar hábitos atuais de consumo. Confecção de cartazes informativos sobre o consumo direto/ indireto de água. Visita ao entorno escolar após um mês a primeira mobilização para verificar a mudança de hábitos das famílias Tabulação e divulgação dos resultados pós campanha

Desejos:

Que as pessoas (tanto a comunidade escolar como do entorno) mudem suas atitudes quanto ao uso da água, passando a consumi-la com consciência e eficiência.

Pessoas:

O projeto envolve alunos, professores e funcionários da escola e através da campanha envolve comunidade do entorno escolar também.

Novidades da equipe

07. O que você achou do Percurso Água?

26
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O percurso foi bastante divertido, aprendemos muitas coisas sobre o uso consciente da água.

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Projeto Consumo Eficiente e Consciente e mais 1 equipe

06. Colocando em prática

26
Set
Leia Mais ▾
Medium_img-20180919-wa0038

Resposta:

Aprendemos que podemos reciclar, reaproveitar objetos, que devemos diminuir o consumo de produtos, comprar somente o necessário, não desperdiçar alimentos, que para tudo que consumimos é utilizada a água na sua produção.

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Projeto Consumo Eficiente e Consciente e mais 1 equipe

05. Campanha

26
Set
Leia Mais ▾
Medium_folder

Resposta:

No Laboratório de Informática realizamos pesquisas sobre diversos temas como: A quantidade de água potável do planeta, a dessalinização da água, consumo consciente, consumismo, pegada hídrica dos objetos e nessas pesquisas adquirimos e aprofundamos conhecimentos. Em sala de aula realizamos várias rodas de conversa explorando esses temas e confeccionamos um folder informativo que foi distribuído para a comunidade do entorno da escola no estudo do meio realizado em 19/09. Alguns grupos se dedicaram a elaboração de textos para compor o folder e outros às ilustrações.Também no dia 19/09 realizamos uma pesquisa com a comunidade sobre o consumo consciente da água e energia.

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Projeto Consumo Eficiente e Consciente e mais 1 equipe

02. De onde vêm as coisas?

26
Set
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

GIZ DE CERA É FEITO DE PARAFINA QUE É DERIVADA DE PETRÓLEO; A BORRACHA PODE SER FEITA A PARTIR DO LÁTEX (LEITE EXTRAÍDO DA ÁRVORE SERINGUEIRA), MAS PARA EVITAR A EXPLORAÇÃO DE ÁRVORES, A BORRACHA ATUALMENTE É FABRICADA A PARTIR DO PETRÓLEO. PLÁSTICO VEM DO PETRÓLEO, UM ÓLEO EXTRAÍDO DAS PROFUNDEZAS DA TERRA OU DO MAR. PARA A PRODUÇÃO DE TODOS OS OBJETOS É UTILIZADA ÁGUA

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

04. Como seriam?

26
Set
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Antes da invenção dos polímeros sintéticos, os objetos eram feitos de madeira, metais, vidro, papel, marfim, resina, cerâmica, borracha, enfim, de tudo menos plástico. Dentaduras usavam marfim. Discos de gramofone saíam em goma-laca, tirada de um inseto indiano - 50 mil morriam para gerar cada exemplar. Os primeiros fios elétricos podiam ser isolados com papel, algo desastroso em caso de curtos-circuitos. O cabo telegráfico transatlântico, inaugurado em 1858, era protegido por fibra de cânhamo (maconha) embebida em óleo e cercada por borracha. As correias de máquina eram feitas de couro.

0
0
mais de 6 anos
da Equipe Projeto Consumo Eficiente e Consciente e mais 1 equipe

02. De onde vêm as coisas?

26
Set
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

GIZ DE CERA É FEITO DE PARAFINA QUE É DERIVADA DE PETRÓLEO; A BORRACHA PODE SER FEITA A PARTIR DO LÁTEX (LEITE EXTRAÍDO DA ÁRVORE SERINGUEIRA), MAS PARA EVITAR A EXPLORAÇÃO DE ÁRVORES, A BORRACHA ATUALMENTE É FABRICADA A PARTIR DO PETRÓLEO. PLÁSTICO VEM DO PETRÓLEO, UM ÓLEO EXTRAÍDO DAS PROFUNDEZAS DA TERRA OU DO MAR. PARA A PRODUÇÃO DE TODOS OS OBJETOS É UTILIZADA ÁGUA.

04. Como seriam?

26
Set
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Antes da invenção dos polímeros sintéticos, os objetos eram feitos de madeira, metais, vidro, papel, marfim, resina, cerâmica, borracha, enfim, de tudo menos plástico. Dentaduras usavam marfim. Discos de gramofone saíam em goma-laca, tirada de um inseto indiano - 50 mil morriam para gerar cada exemplar. Os primeiros fios elétricos podiam ser isolados com papel, algo desastroso em caso de curtos-circuitos. O cabo telegráfico transatlântico, inaugurado em 1858, era protegido por fibra de cânhamo (maconha) embebida em óleo e cercada por borracha. As correias de máquina eram feitas de couro.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

07. O que você achou do Percurso Água?

26
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O percurso foi bastante divertido, aprendemos muitas coisas sobre o uso consciente da água.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

06. Colocando em prática

26
Set
Leia Mais ▾
Medium_img-20180919-wa0036

Resposta:

. Aprendemos que podemos reciclar, reaproveitar objetos, que devemos diminuir o consumo de produtos, comprar somente o necessário, não desperdiçar alimentos, que para tudo que consumimos é utilizada a água na sua produção

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

07. O que você achou do Percurso Água?

26
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O percurso foi bastante divertido, aprendemos muitas coisas sobre o uso consciente da água.

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_20638419_1762984090408372_7579721645862055372_n
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 46 membros (ver todos)