Top_default

GERAÇÃO DE ENERGIA

NILO CAMPOS GOMES PROF EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da Equipe

Ideias:

Os estudos dos nossos alunos do 5º ano do Fundamental I sobre os processos de Geração de Energia, possibilitaram a visualização do assunto de forma interativa e lúdica dos princípios relacionados a transformação de energia na natureza, por meio de recursos tecnológicos, até a chegada em nossas residências. Levando em consideração as vantagens e desvantagens de se utilizar cada tipo de energia e consumindo-a de forma mais consciente.

Atividades:

Os alunos realizaram a construção de cartazes e produziram maquetes sobre usinas elétricas, o que possibilitará a contextualização e a reflexão acerca da importância do uso de fontes de energias alternativas. Esta atividade ajudará a estimular a criatividade e a aguçar o “saber científico” nas crianças.

Desejos:

Que os alunos compreendam a necessidade da economia da energia e conheçam outros meios de produção de energia.Que os memsos consigam se conscientizar que o desperdicio leva a escasses e que a energia elétrica ou energia termoeletrica são energias não renováveis, e que podemos utilizar a energia renovael e limpa.

Pessoas:

Envolverá alunos, pais e professores. Onde os pais auxiliaram com cópias de contas de energia, conversas e entrevistas com os alunos. Professora de informática auxiliará nas pesquisas realizadas pelos alunos e a professora de sala realizará a cpmstrução dos cartazes, montagem de maquetes, debates e discussões com os alunos.

Novidades da Equipe

02. De onde vêm as coisas?

26
Set

Agora é hora de saber mais sobre a origem das coisas:

1.Você e sua equipe devem pesquisar, em sites e livros ou perguntando para seus professores, de que materiais são feitos os objetos que vocês escolheram - incluindo o balde!

2.Depois de pesquisar, façam uma lista dos recursos naturais, principalmente a água, presentes nesses materiais ou objetos que vocês escolheram.

3.Já fizeram a lista? Então publiquem aqui:

Blank

Resposta:

GIZ DE CERA É FEITO DE PARAFINA QUE É DERIVADA DE PETRÓLEO; A BORRACHA PODE SER FEITA A PARTIR DO LÁTEX (LEITE EXTRAÍDO DA ÁRVORE SERINGUEIRA), MAS PARA EVITAR A EXPLORAÇÃO DE ÁRVORES, A BORRACHA ATUALMENTE É FABRICADA A PARTIR DO PETRÓLEO. PLÁSTICO VEM DO PETRÓLEO, UM ÓLEO EXTRAÍDO DAS PROFUNDEZAS DA TERRA OU DO MAR. PARA A PRODUÇÃO DE TODOS OS OBJETOS É UTILIZADA ÁGUA

0
0
aprox. 1 ano
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

04. Como seriam?

26
Set

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre a água presente nas coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria em sua produção e na quantidade de água consumida?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

Antes da invenção dos polímeros sintéticos, os objetos eram feitos de madeira, metais, vidro, papel, marfim, resina, cerâmica, borracha, enfim, de tudo menos plástico. Dentaduras usavam marfim. Discos de gramofone saíam em goma-laca, tirada de um inseto indiano - 50 mil morriam para gerar cada exemplar. Os primeiros fios elétricos podiam ser isolados com papel, algo desastroso em caso de curtos-circuitos. O cabo telegráfico transatlântico, inaugurado em 1858, era protegido por fibra de cânhamo (maconha) embebida em óleo e cercada por borracha. As correias de máquina eram feitas de couro.

0
0
aprox. 1 ano
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

07. O que você achou do Percurso Água?

26
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O percurso foi bastante divertido, aprendemos muitas coisas sobre o uso consciente da água.

0
0
aprox. 1 ano
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

06. Colocando em prática

26
Set

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Medium_img-20180919-wa0036

Resposta:

. Aprendemos que podemos reciclar, reaproveitar objetos, que devemos diminuir o consumo de produtos, comprar somente o necessário, não desperdiçar alimentos, que para tudo que consumimos é utilizada a água na sua produção

0
0
aprox. 1 ano
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

05. Campanha

26
Set

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é um bem muito precioso para ser desperdiçado. Veja também o cartaz que a ONG WWF Brasil fez para conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar água.

Então é isso! As pessoas fazem campanhas quando querem defender ou apoiar algo!

Que tal liderar uma campanha para reduzir o desperdício de água ou a sua poluição?

Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:

Assista...

Wwf
Medium_folder

Resposta:

No Laboratório de Informática realizamos pesquisas sobre diversos temas como: A quantidade de água potável do planeta, a dessalinização da água, consumo consciente, consumismo, pegada hídrica dos objetos e nessas pesquisas adquirimos e aprofundamos conhecimentos. Em sala de aula realizamos várias rodas de conversa explorando esses temas e confeccionamos um folder informativo que foi distribuído para a comunidade do entorno da escola no estudo do meio realizado em 19/09. Alguns grupos se dedicaram a elaboração de textos para compor o folder e outros às ilustrações.Também no dia 19/09 realizamos uma pesquisa com a comunidade sobre o consumo consciente da água e energia

0
0
aprox. 1 ano
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

03. Entrevista

19
Set

Você já fez alguma entrevista? Vamos ver do que as pessoas acham que as coisas são feitas e como economizar água?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para a casa de um dos seus colegas de equipe e pedir às pessoas da sua família para escolher um dos objetos e contar para você do que ele é feito e onde, e se tem água. Depois disso, peça sugestões de como o balde pode ajudar a reduzir o desperdício de água.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Blank

Resposta:

a entrevista foi feita pela aluna Lívia que entrevistou sua mãe,que escolheu o item lápis. Falou que ele de madeira,grafite,tinta e que achava que não utilizava água para fabricar o objeto. Para utilização do balde ela deu várias dicas,assista o vídeo e confira.

0
0
aprox. 1 ano
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

19
Set

Agora é a hora de pensar como podemos colocar o que você em prática! Vamos lá?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_balde

Resposta:

0
0
aprox. 1 ano
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

5
Set

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Eu gostei muito de aprender sobre o consumo consciente e consumismo, para melhorar isso podemos comprar menos coisa que não precisamos.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

08. Desafio: uso integral de alimentos

29
Ago

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço).

Vale conhecer a ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Medium_img-20180903-wa0006

Resposta:

NA NOSSA PESQUISA NA COZINHA DESCOBRIMOS QUE NA LAVAGEM DOS PRATOS AS COZINHEIRAS COLOCAM UMA BACIA COM ÁGUA E DETERGENTE PARA ENSABOAR DEPOIS ENXAGUAM EM OUTRA PIA COM ÁGUA CORRENTE. A COZINHA É LAVADA A CADA DOIS DIAS COM O BALDE. PARA CONTROLAR A QUANTIDADE DE ALIMENTOS CONSUMIDOS É FEITO UM CONTROLE DO QUANTO É CONSUMIDO PARA SOLICITAR UMA QUANTIDADE MENOR DA PRÓXIMA VEZ.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

22
Ago

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

ACHAMOS UM BEBEDOURO COM VAZAMENTO NO PÁTIO E PARA SOLUCIONAR DEVEMOS COMUNICAR A DIREÇÃO PARA QUE ELA TOME AS PROVIDENCIAS PARA O CONSERTO.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
NILO CAMPOS GOMES PROF EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
NILO CAMPOS GOMES PROF EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
NILO CAMPOS GOMES PROF EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
NILO CAMPOS GOMES PROF EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
NILO CAMPOS GOMES PROF EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 24 membros (ver todos)