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GERAÇÃO DE ENERGIA

NILO CAMPOS GOMES PROF EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Os estudos dos nossos alunos do 5º ano do Fundamental I sobre os processos de Geração de Energia, possibilitaram a visualização do assunto de forma interativa e lúdica dos princípios relacionados a transformação de energia na natureza, por meio de recursos tecnológicos, até a chegada em nossas residências. Levando em consideração as vantagens e desvantagens de se utilizar cada tipo de energia e consumindo-a de forma mais consciente.

Atividades:

Os alunos realizaram a construção de cartazes e produziram maquetes sobre usinas elétricas, o que possibilitará a contextualização e a reflexão acerca da importância do uso de fontes de energias alternativas. Esta atividade ajudará a estimular a criatividade e a aguçar o “saber científico” nas crianças.

Desejos:

Que os alunos compreendam a necessidade da economia da energia e conheçam outros meios de produção de energia.Que os memsos consigam se conscientizar que o desperdicio leva a escasses e que a energia elétrica ou energia termoeletrica são energias não renováveis, e que podemos utilizar a energia renovael e limpa.

Pessoas:

Envolverá alunos, pais e professores. Onde os pais auxiliaram com cópias de contas de energia, conversas e entrevistas com os alunos. Professora de informática auxiliará nas pesquisas realizadas pelos alunos e a professora de sala realizará a cpmstrução dos cartazes, montagem de maquetes, debates e discussões com os alunos.

Novidades da equipe

02. De onde vêm as coisas?

26
Set
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Resposta:

GIZ DE CERA É FEITO DE PARAFINA QUE É DERIVADA DE PETRÓLEO; A BORRACHA PODE SER FEITA A PARTIR DO LÁTEX (LEITE EXTRAÍDO DA ÁRVORE SERINGUEIRA), MAS PARA EVITAR A EXPLORAÇÃO DE ÁRVORES, A BORRACHA ATUALMENTE É FABRICADA A PARTIR DO PETRÓLEO. PLÁSTICO VEM DO PETRÓLEO, UM ÓLEO EXTRAÍDO DAS PROFUNDEZAS DA TERRA OU DO MAR. PARA A PRODUÇÃO DE TODOS OS OBJETOS É UTILIZADA ÁGUA

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mais de 6 anos
Publicado por Davi Pereira de Sousa
da Equipe GERAÇÃO DE ENERGIA e mais 2 equipes

04. Como seriam?

26
Set
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Resposta:

Antes da invenção dos polímeros sintéticos, os objetos eram feitos de madeira, metais, vidro, papel, marfim, resina, cerâmica, borracha, enfim, de tudo menos plástico. Dentaduras usavam marfim. Discos de gramofone saíam em goma-laca, tirada de um inseto indiano - 50 mil morriam para gerar cada exemplar. Os primeiros fios elétricos podiam ser isolados com papel, algo desastroso em caso de curtos-circuitos. O cabo telegráfico transatlântico, inaugurado em 1858, era protegido por fibra de cânhamo (maconha) embebida em óleo e cercada por borracha. As correias de máquina eram feitas de couro.

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07. O que você achou do Percurso Água?

26
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

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Resposta:

O percurso foi bastante divertido, aprendemos muitas coisas sobre o uso consciente da água.

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06. Colocando em prática

26
Set
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Resposta:

. Aprendemos que podemos reciclar, reaproveitar objetos, que devemos diminuir o consumo de produtos, comprar somente o necessário, não desperdiçar alimentos, que para tudo que consumimos é utilizada a água na sua produção

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05. Campanha

26
Set
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Resposta:

No Laboratório de Informática realizamos pesquisas sobre diversos temas como: A quantidade de água potável do planeta, a dessalinização da água, consumo consciente, consumismo, pegada hídrica dos objetos e nessas pesquisas adquirimos e aprofundamos conhecimentos. Em sala de aula realizamos várias rodas de conversa explorando esses temas e confeccionamos um folder informativo que foi distribuído para a comunidade do entorno da escola no estudo do meio realizado em 19/09. Alguns grupos se dedicaram a elaboração de textos para compor o folder e outros às ilustrações.Também no dia 19/09 realizamos uma pesquisa com a comunidade sobre o consumo consciente da água e energia

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03. Entrevista

19
Set
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Resposta:

a entrevista foi feita pela aluna Lívia que entrevistou sua mãe,que escolheu o item lápis. Falou que ele de madeira,grafite,tinta e que achava que não utilizava água para fabricar o objeto. Para utilização do balde ela deu várias dicas,assista o vídeo e confira.

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01. Escolha objetos e monte o seu balde!

19
Set
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Resposta:

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10. Avaliando o Percurso Água fase 1

5
Set

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

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Resposta:

Eu gostei muito de aprender sobre o consumo consciente e consumismo, para melhorar isso podemos comprar menos coisa que não precisamos.

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08. Desafio: uso integral de alimentos

29
Ago
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Resposta:

NA NOSSA PESQUISA NA COZINHA DESCOBRIMOS QUE NA LAVAGEM DOS PRATOS AS COZINHEIRAS COLOCAM UMA BACIA COM ÁGUA E DETERGENTE PARA ENSABOAR DEPOIS ENXAGUAM EM OUTRA PIA COM ÁGUA CORRENTE. A COZINHA É LAVADA A CADA DOIS DIAS COM O BALDE. PARA CONTROLAR A QUANTIDADE DE ALIMENTOS CONSUMIDOS É FEITO UM CONTROLE DO QUANTO É CONSUMIDO PARA SOLICITAR UMA QUANTIDADE MENOR DA PRÓXIMA VEZ.

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05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

22
Ago
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Resposta:

ACHAMOS UM BEBEDOURO COM VAZAMENTO NO PÁTIO E PARA SOLUCIONAR DEVEMOS COMUNICAR A DIREÇÃO PARA QUE ELA TOME AS PROVIDENCIAS PARA O CONSERTO.

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

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O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

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NILO CAMPOS GOMES PROF EMEB
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ARI LACERDA RODRIGUES EMEB
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