Top_default

Projeto Receitas sustentáveis

JULIO ATLAS ESCRITOR EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Realizaremos várias receitas com sobras de alimentos. E faremos um livro de receitas. Finalizando com um robô que se movimenta com a energia de sobras de alimentos.

Atividades:

Busca de receitas, pesquisa de alimentos, fontes de energia, realização das receitas, etc.

Desejos:

Desejo a percepção de quanto desperdiçamos energia, dinheiro e saúde, jogando fora fontes importantes de alimentos.

Pessoas:

Este projeto envolve os pais e a comunidade, pois com a realização do livro de receitas, muitas pessoas irão se beneficiar com a economia de dinheiro utilizando receitas sustentáveis.

Novidades da equipe

02. Água Potável e Saneamento

5
Nov

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_img_20190607_133530070

Resposta:

FIZEMOS UM TRATAMENTO DE ÁGUA UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS E PRODUTOS DO NATUREZA, COMO: AREIA, CARVÃO, TERRA E PEDRAS

0
0
mais de 4 anos

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

5
Nov

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

Medium_img_20190523_160111924

Resposta:

MAIS DE 200 PESSOAS COMEM O LANCHE DA ESCOLA. ALGUMAS PESSOAS LEVAM O QUE SOBRA, PARA QUE NÃO SEJA JOGADO NO LIXO, DESDE QUE ESTEJA LIMPO E CONSERVADO. O LANCHE É FEITO PELA ESCOLA E OS ALUNOS SE PREOCUPAM COM A LIMPEZA DO PÁTIO E COM O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.

0
0
mais de 4 anos

10. Tem gosto de quê?

5
Nov

Atividade em grupo \0/

Junte o pessoal de sua equipe e escolha qual atividade preferem fazer:

1. Tem gosto de quê? Escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja encontrada com facilidade em sua região. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos. Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto com um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

2. Arte na mesa! Esse desafio propõe que sua equipe se reúna para fazer uma refeição juntos. E os pratos precisam ter alimentos diversos, com no mínimo 5 cores. Não vale contar alimentos da mesma cor, tem que ser de cores diferentes. Prefiram pratos com legumes, frutas e verduras típicos de sua região. Deem preferência para alimentos livres de agrotóxicos, como os orgânicos. Registrem com fotos as delícias que vocês montaram. Comam gostoso e com calma. Aproveitem para conversarem sobre a experiência, depois façam o relato e compartilhem junto com as fotos.

Medium_img_20190523_160010702__1_

Resposta:

FIZEMOS A PREPARAÇÃO DE UM FLAN FEITO COM A CASCA DO ABACAXI. ESTA RECEITA FOI DISPONIBILIZADA PELA FAMÍLIA DE UM ALUNO. TRABALHAMOS A ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL, MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS.

0
0
mais de 4 anos

03. Desafio o ar que eu respiro

9
Ago

Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem. Depois devem escolher juntos as quatro melhores que mostram essa realidade e postá-las no espaço abaixo. Cada integrante da equipe pode postar uma foto.

Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostre essas diferenças!

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Foto_arque_respiro2
Blank

Resposta:

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Arthur Rios

06. Desafio dos 4 Rs

9
Ago

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Blank

Resposta:

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Yuri Angelino

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

9
Ago

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

0
0
mais de 4 anos

03. Entrevista

26
Jul

Você já fez alguma entrevista? Vamos ver do que as pessoas acham que as coisas são feitas e como chegaram até vocês?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para a casa de um dos seus colegas de equipe e pedir às pessoas da sua família para escolher um dos objetos e contar para você do que ele é feito.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Blank

Resposta:

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Maria Luiza

06. Campanha na rua!

26
Jul

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Blank

Resposta:

2412154145 lkiiii32562333362664 ]6y~;.;, m

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Beatriz Lopes

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

26
Jul

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Beatriz Lopes

08. Feira de Ciências

26
Jul

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Blank

Resposta:

receitas sustentáveis para um grupo de pais

0
0
mais de 4 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
JULIO ATLAS ESCRITOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
JULIO ATLAS ESCRITOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
JULIO ATLAS ESCRITOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
JULIO ATLAS ESCRITOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
JULIO ATLAS ESCRITOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
JULIO ATLAS ESCRITOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 21 membros (ver todos)