Top_fontes-de-energia

Fontes de Energia!

SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Iniciamos em 2017 um projeto coletivo sobre a nossa Mata Atlântica que envolveu discussões, reflexões e conscientização dos alunos e toda a comunidade. Gostaríamos de dar continuidade agora pesquisando, conhecendo e explorando o tema Fontes de Energia aliado a conscientização para o uso moderado dos recursos naturais e apreendendo formas de economizar diariamente. Com o tema "Energia Todo dia" pensamos em abordar a economia de energia elétrica através da conscientização do uso responsável, reflexão dos vícios e malefícios atuais com a dependência e o tempo investido em produtos eletrônicos. Exploraremos o tema e buscaremos sugestões de atividades que envolva o gasto de energia física e economia de energia elétrica.

Atividades:

Pesquisa dos usos diários de energia pelas crianças e seus familiares, montagem de painel com todas as formas de energia conhecidas pela turma, divulgação de números concretos com base em pesquisas do gasto de energia a cada aparelho desnecessariamente e buscar formas de economizar diariamente energia elétrica.

Desejos:

Gostaríamos de alcançar metas de reflexão, menos consumismo, menos uso de celular ou aparelhos eletrônicos, menos gasto de energia elétrica em casa e na escola, apropriação de hábitos saudáveis e de economia, multiplicação de conhecimentos através das crianças, valorização do nosso meio ambiente.

Pessoas:

Nosso projeto envolve primeiramente o alunado, seguido de equipe escolar e finalmente os familiares e comunidade em geral.

Novidades da equipe

07. Atividade de campo: a caminho da escola

12
Nov

Que tal fazer uma exploração mais atenta e descobrir novidades no caminho que você faz para a escola!

Como você costuma ir para a escola? De carro? De ônibus? Se você mora perto, que tal ir a pé?

O desafio é tentar fazer o caminho para a escola prestando bastante atenção no meio de transporte que você utiliza e mudando o jeito que você olha para as coisas. Às vezes pela pressa ou falta de atenção perdemos coisas incríveis que estão a nossa volta!

Ao longo do caminho, utilize seu Diário de Pedestre, que pode ser uma página do seu caderno ou um bloquinho de folhas que você aproveitou para não desperdiçar papel. Nele anote o que você conseguiu perceber de diferente, inclusive as coisas que são novas para você.

Você também pode fotografar ou, se for possível, filmar sua exploração! Conheça aqui o projeto da UNESCO que fotografou a forma como alunos vão para a escola em vários lugares do mundo e os desafios que precisam enfrentar.

Compartilhe algo que você anotou em seu diário, publicando pelo espaço disponível abaixo:

Image06
Blank

Resposta:

uyhryherçygyhçyhfhg

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Davi e Felipe
da Equipe Fontes de Energia!

05. Efeito estufa

12
Nov

Você sabe o que é efeito estufa? E aquecimento global?

O aquecimento global é resultado do aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Ele é consequência do modo de produção e do estilo de vida da sociedade de hoje.

Cada produto que consumimos tem uma história, que começa na extração de matérias-primas, passa pela produção e transporte e termina no descarte. Em todas essas etapas, ocorrem emissões de gases de efeito estufa. Nossas escolhas de consumo têm, portanto, impacto direto no aquecimento global.

Pequenas mudanças de hábito podem contribuir muito no combate às mudanças climáticas.

Veja cinco atitudes que você pode ter para diminuir suas emissões de gases de efeito estufa.

Depois faça um desenho no computador ou em papel para ilustrar uma das cinco atitudes que você aprendeu, e publique pelo campo abaixo.

Image07
Blank

Resposta:

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Davi e Felipe
da Equipe Fontes de Energia!

03. Desafio o ar que eu respiro

12
Nov

Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem. Depois devem escolher juntos as quatro melhores que mostram essa realidade e postá-las no espaço abaixo. Cada integrante da equipe pode postar uma foto.

Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostre essas diferenças!

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Foto_arque_respiro2
Blank

Resposta:

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Davi e Felipe
da Equipe Fontes de Energia!

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

12
Nov

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

bbb

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Davi e Felipe
da Equipe Fontes de Energia!

08. Desafio: uso integral de alimentos

12
Nov

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço). ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

vvvvvvvvvvvvvvv

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Davi e Felipe
da Equipe Fontes de Energia!

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

12
Nov

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

mmmmmmmmmmmmmmmmm

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Davi e Felipe
da Equipe Fontes de Energia!

12. O que você achou do percurso?

12
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

ddddddddddddddddddddddddddddddddd

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Kawan e Lucas
da Equipe Fontes de Energia!

01. Por onde começar?

12
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Blank

Resposta:

lllllllllllllllllllllllll

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Kawan e Lucas
da Equipe Fontes de Energia!

02. Observando a água em nossa casa

12
Nov

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

çççççççççççççççççççççççççççççççççççççççç

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Davi e Felipe
da Equipe Fontes de Energia!

10. Feira de Ciências

5
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

Tem vários tipos de energia, solar, eólica,hidrelétrica,e termeletrica

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Isabelle e João Ferraz
da Equipe Fontes de Energia!

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no do circuito

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 17 membros (ver todos)