E não há melhor comemoração que contar uma história, né?
Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...
Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!
Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!
Resposta:
Aprendendo e transformando
Zezinho era um menino que morava na cidade. Ele gostava muito dos seus brinquedos: celular, computador, tablet, vídeo game e televisão. Para dar conta de brincar com todos esses brinquedos, o menino não saia para brincar com os colegas na pracinha nem na rua. Desde a hora que acordava até a hora de dormir não fazia outra coisa: pulava do computador para o tablet; do tablet para o celular; do celular para o vídeo game e assim ia o dia todo, com todos os aparelhos ligados ao mesmo tempo.
Um dia, na escola, a professora deu aulas muito importantes sobre como cuidar do meio ambiente e economizar energia. Essas aulas duraram dias e ele foi aprendendo que o planeta está pedindo socorro, porque estamos produzindo muito lixo, poluindo a natureza e gastando os recursos naturais para produzir mais coisas.
Aprendeu que nem tudo que jogamos fora é lixo, que podemos reciclar, repensar, reduzir e reutilizar.
A professora falou também sobre as diferentes formas de energia: solar, obtida através do calor do sol; eólica, obtida pela força dos ventos; hidrelétrica, obtida pela força das águas. Que tem fonte de energia que agride o meio ambiente e a energia limpa, que não prejudica o meio ambiente.
Diante das tantas coisas que aprendeu, começou a agir diferente e as pessoas que conviviam com ele notaram isso. Começou a não utilizar todos os aparelhos de uma vez, arrumou um tempo para brincar com os colegas na rua ou na pracinha. Tudo o que aprendeu, foi ensinando para as outras pessoas. A família e os amigos mais próximos começaram a diminuir o tempo de banho, desligar as tomadas ligadas sem necessidade, escovar os dentes com a torneira fechada.
Entrou para o programa de reciclagem da escola, aprendeu a fazer brinquedos com frascos vazios. Criou um grupinho para levar para a cidade toda a importância de cuidar do meio ambiente.
Com todas essas atividades, agora ele não tem tempo de ficar o dia inteiro nos eletrônicos. Para melhorar, ainda fez muitos amigos e, juntos, ensinam, a população a cuidar do meio ambiente.
2° ano E professora Luísa 01/11/2019