Top_download

Descobrindo fontes alternativas de energia

ERMINIA PAGGI PROFESSORA EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto nasceu da proposta do EDUKATU e veio de encontro a um interesse das professoras do 3º e 4º anos de pensar no uso consciente de energia.

Atividades:

Estamos pesquisando, registrando, compartilhando as informações coletadas e vamos trabalhar com a aprendizagem criativa montando algumas maquetes com idéias de fontes alternativas de energia.

Desejos:

Pretendemos conscientizar a comunidade, pais, alunos professores e funcionários da necessidade de buscar alternativas para uma redução do consumo de energia em nossa cidade.

Pessoas:

Na apresentação dos trabalhos iremos entregar um folder com sugestões práticas de economia para a comunidade escolar, pais professores e funcionários, somos 4 turmas mas iremos envolver a escola e a comunidade toda.

Novidades da equipe

02. Observando a água em nossa casa

13
Jun

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

Aprendi que a água ela é um recurso importante para os seres vivos agente não consegue viver sem água então nunca fique sem beber água

12. O que você achou do percurso?

10
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

COLETIVO - O que você achou do percurso? O que achamos: •Educativo; •Legal; •Divertido; •Excelente; •Incrível; •Espetacular; •Criativo. O que aprendemos: •Cuidados com a energia; •Sobre a hidrelétrica; •Que um minuto de banho, equivale a carregar o celular muitas vezes; •Sobre a economia de energia; •Devemos desligar os aparelhos elétricos, quando não estão em uso; •Preservar o meio ambiente; •Não deixar as luzes acesas sem necessidade. O que mais gostamos: •Fazer a maquete da usina hidrelétrica; •As atividades feitas durante o projeto; •O percurso; •A palestra; •A feira de ciências; •Os cartazes; •Participação das famílias; •Do game do percurso; •Dos vídeos sobre o assunto. O que podemos melhorar: •Fazermos mais experiências; •Mais jogos sobre o tema; •Ter mais feira de ciências durante o ano;

11. Hora de celebrar!

10
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

TEXTO COLETIVO - História do aprendizado EDUKATU Era uma vez uma turma de alunos da escola EMEB Profª Ermínia Paggi, que participaram do projeto EDUKATU, que falava sobre energia todo dia e aprendemos coisas bem legais. Aprendemos que devemos economizar energia e usá-la com consciência, pois devemos ajudar a diminuir a conta de luz para nossos pais. Aprendemos também que não devemos ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo para ajudar a economizar energia, deixando ligado apenas os aparelhos que estivermos utilizando. A turma elaborou uma maquete sobre a produção de energia hidrelétrica para apresentar para as outras turmas da escola. Explicamos com a maquete como a energia é gerada e o que devemos fazer para ajudar o nosso meio ambiente. Explicamos a todos que devemos tomar cuidado para não desperdiçar água, pois ela um dia pode acabar. Além da energia hidrelétrica, aprendemos também como é gerada a energia eólica e solar.

10. Feira de Ciências

10
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

TEXTO COLETIVO - Feira de Ciências Para a organização da feira de ciências, elaboramos alguns cartazes falando sobre o consumo consciente de energia, sobre os perigos que a energia elétrica oferece e sobre a energia hidrelétrica. Montamos uma exposição com as maquetes das hidrelétricas e com os cartazes. Organizamos um mural com os trabalhos sobre “Energia Consciente” do primeiro vídeo do circuito do EDUKATU. Explicamos para os alunos e funcionários da EMEB “Prof.ª Ermínia Paggi”, através das maquetes, como é o funcionamento de uma hidrelétrica. A feira de ciências foi uma experiência inédita para a turma, sendo muito legal, pois aprendemos muito. Além da energia hidrelétrica, aprendemos com as outras turmas sobre a energia eólica e solar.

09. As alternativas para a energia

10
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Blank

Resposta:

TEXTO COLETIVO - Construção da Maquete Nosso experimento foi baseado na construção de uma maquete, que deveria representar os processos de produção de energia, através da força hidráulica e eólica. A construção foi muito legal, divertida e importante para o nosso aprendizado. Tivemos a ajuda e participação das nossas famílias. Elas contribuíram com os materiais, puderam saber o que estamos aprendendo na escola, além de nos ajudarem na construção das mesmas. Foi um momento de união e muito trabalho para as nossas famílias. Em uma das maquetes, pudemos ver a geração da energia funcionando. Nos divertimos muito fazendo o trabalho, aprendendo e ensinando a importância da energia elétrica.

08. Escolhas com economia

10
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

Etiqueta A

01. Por onde começar?

10
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Medium_mural_video-_edukatu

Resposta:

Gostamos muito do vídeo sobre consumo consciente de energia, aprendemos que tudo o que consumimos tem um gasto de água e energia, então temos que ser conscientes na hora de consumir para conseguirmos viver com segurança em nosso planeta.

12. O que você achou do percurso?

10
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

COLETIVO - O que você achou do percurso? O que achamos: •Educativo; •Legal; •Divertido; •Excelente; •Incrível; •Espetacular; •Criativo. O que aprendemos: •Cuidados com a energia; •Sobre a hidrelétrica; •Que um minuto de banho, equivale a carregar o celular muitas vezes; •Sobre a economia de energia; •Devemos desligar os aparelhos elétricos, quando não estão em uso; •Preservar o meio ambiente; •Não deixar as luzes acesas sem necessidade. O que mais gostamos: •Fazer a maquete da usina hidrelétrica; •As atividades feitas durante o projeto; •O percurso; •A palestra; •A feira de ciências; •Os cartazes; •Participação das famílias; •Do game do percurso; •Dos vídeos sobre o assunto. O que podemos melhorar: •Fazermos mais experiências; •Mais jogos sobre o tema; •Ter mais feira de ciências durante o ano;

11. Hora de celebrar!

10
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

TEXTO COLETIVO - História do aprendizado EDUKATU Era uma vez uma turma de alunos da escola EMEB Profª Ermínia Paggi, que participaram do projeto EDUKATU, que falava sobre energia todo dia e aprendemos coisas bem legais. Aprendemos que devemos economizar energia e usá-la com consciência, pois devemos ajudar a diminuir a conta de luz para nossos pais. Aprendemos também que não devemos ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo para ajudar a economizar energia, deixando ligado apenas os aparelhos que estivermos utilizando. A turma elaborou uma maquete sobre a produção de energia hidrelétrica para apresentar para as outras turmas da escola. Explicamos com a maquete como a energia é gerada e o que devemos fazer para ajudar o nosso meio ambiente. Explicamos a todos que devemos tomar cuidado para não desperdiçar água, pois ela um dia pode acabar. Além da energia hidrelétrica, aprendemos também como é gerada a energia eólica e solar.

10. Feira de Ciências

10
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

TEXTO COLETIVO - Feira de Ciências Para a organização da feira de ciências, elaboramos alguns cartazes falando sobre o consumo consciente de energia, sobre os perigos que a energia elétrica oferece e sobre a energia hidrelétrica. Montamos uma exposição com as maquetes das hidrelétricas e com os cartazes. Organizamos um mural com os trabalhos sobre “Energia Consciente” do primeiro vídeo do circuito do EDUKATU. Explicamos para os alunos e funcionários da EMEB “Prof.ª Ermínia Paggi”, através das maquetes, como é o funcionamento de uma hidrelétrica. A feira de ciências foi uma experiência inédita para a turma, sendo muito legal, pois aprendemos muito. Além da energia hidrelétrica, aprendemos com as outras turmas sobre a energia eólica e solar.

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ERMINIA PAGGI PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ERMINIA PAGGI PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ERMINIA PAGGI PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ERMINIA PAGGI PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ERMINIA PAGGI PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ERMINIA PAGGI PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 26 membros (ver todos)