Top_default

Conscientizar para viver bem

THEREZINHA MONTEIRO DE BARROS NOSE PROFA EMEIEF | SANTO ANDRE - SP

Projeto da equipe

Ideias:

1º. Ano Sustentabilidade / Consumo consciente 2º. Ano – 1º. Ciclo Propriedades, usos e conser¬vação dos materiais e Consumo Consciente/Reciclagem 5º. Ano – 2º. Ciclo Consumo consciente/Reciclagem

Atividades:

Identificar os materiais reutilizáveis, relacionando-os ao consumo de recursos naturais e evitando o uso desnecessário.Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista suas propriedades (flexibilidade, dureza, transparência etc.). Propor ações para o descarte adequado de diferentes materiais do cotidiano. Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais.

Desejos:

Desejamos ter alunos conscientes e que transmitam as vivencias aprendidas as famílias.

Pessoas:

Sim. Nosso projeto envolve todos os alunos da escola, pois realizamos diariamente a coleta durante a merenda de resíduos orgânicos para compostagem. Realizamos também a coleta seletiva nas salas de aula.E a comunidade participa da ação de troca de óleo de cozinha por sabão.

Novidades da equipe

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

1
Out

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Reciclar os papeis e papelões. Fazer a compostagem com os restos de alimentos da merenda. Além do óleo que trocamos por sabão.

0
0
mais de 4 anos
da Equipe Conscientizar para viver bem e mais 1 equipe

05. Avaliação

30
Set

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Observamos que após o projeto os alunos estão mais conscientes no momento de se servir, que os restos papéis da sala de aula estão ficado separados. Também observamos que em alguns momentos as caixas de papelão que recebemos com os alimentos ou materiais escolares estão sendo reaproveitadas. Além de continuar a participar da coleta de óleo que trocamos por sabão, que toda a comunidade local nos procuram para fazer.

0
0
mais de 4 anos
da Equipe Conscientizar para viver bem e mais 1 equipe

04. Mão na massa!

30
Set

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Realizamos estudos em sala de aula,fizemos um cronograma de quais alunos serão os responsáveis pela compostagem. participamos dos momentos de manipulação dos materiais para compostagem, plantamos e estamos esperando para colher. Também realizamos uma Oficina com a Milena do Edukatu, oficinas com a CRAISA (Saladas de verduras e frutas) Palestras e jogos sobre alimentação saudável.

0
0
mais de 4 anos
da Equipe Conscientizar para viver bem e mais 1 equipe

03. Desenhando a Campanha

30
Set

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Fizemos cartazes para explicar a importância da conscientização de nossas ações para o meio ambiente. Transformamos estes cartazes em folder e passamos em todas as salas entregado folder e explicando sobre a importância de contribuir com o meio ambiente.

0
0
mais de 4 anos
da Equipe Conscientizar para viver bem e mais 1 equipe

02. Planejando a campanha

30
Set

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Nós colocamos um balde na merenda para recolher os restos de alimentos, ou seja casca de banana, resto da maça ou de alguma outra fruta que é servida. No final do dia, um grupo de aluno acompanha os funcionários da limpeza responsável pela compostagem. Vamos até a horta de colocamos estes restos de alimentos e cobrimos com terra. Calculamos que dia diariamente temos 3 quilos de resíduos.

0
0
mais de 4 anos
da Equipe Conscientizar para viver bem e mais 1 equipe

05. Avaliação

27
Set

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Observamos que após o projeto os alunos estão mais conscientes no momento de se servir, que os restos papéis da sala de aula estão ficado separados. Também observamos que em alguns momentos as caixas de papelão que recebemos com os alimentos ou materiais escolares estão sendo reaproveitadas. Além de continuar a participar da coleta de óleo que trocamos por sabão, que toda a comunidade local nos procuram para fazer.

0
0
mais de 4 anos

04. Mão na massa!

27
Set

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Realizamos estudos em sala de aula, participamos dos momentos de manipulação dos materiais para compostagem, plantamos e estamos esperando para colher. Também realizamos uma Oficina com a Milena do Edukatu, oficinas com a CRAISA (Saladas de verduras e frutas) Palestras e jogos sobre alimentação saudável.

0
0
mais de 4 anos

03. Desenhando a Campanha

27
Set

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Fizemos cartazes para explicar as cores e as possibilidades de reciclagem. A turma do 5º ano passou em todas as salas entregado folder e explicando sobre a importância de contribuir com o meio ambiente.

0
0
mais de 4 anos

02. Planejando a campanha

27
Set

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Nós colocamos um balde na merenda para recolher os restos de alimentos, ou seja casca de banana, resto da maça ou de alguma outra fruta que é servida. No final do dia, um grupo de aluno acompanha os funcionários da limpeza responsável pela compostagem. Vamos até a horta de colocamos estes restos de alimentos e cobrimos com terra. Calculamos que dia diariamente temos 3 quilos de resíduos.

0
0
mais de 4 anos

05. Avaliação

27
Set

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Observamos que após o projeto os alunos estão mais conscientes no momento de se servir, que os restos papéis da sala de aula estão ficado separados. Também observamos que em alguns momentos as caixas de papelão que recebemos com os alimentos ou materiais escolares estão sendo reaproveitadas. Além de continuar a participar da coleta de óleo que trocamos por sabão, que toda a comunidade local nos procuram para fazer.

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Maria Paula Rizzo
da Equipe Conscientizar para viver bem e mais 1 equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
THEREZINHA MONTEIRO DE BARROS NOSE PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
THEREZINHA MONTEIRO DE BARROS NOSE PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
THEREZINHA MONTEIRO DE BARROS NOSE PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
THEREZINHA MONTEIRO DE BARROS NOSE PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
THEREZINHA MONTEIRO DE BARROS NOSE PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
THEREZINHA MONTEIRO DE BARROS NOSE PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP

e mais 101 membros (ver todos)