Top_default

escola limpa, ambiente saudável

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCACAO BASICA MARIA LOPES BERTOLDO | JEQUIA DA PRAIA - AL

Projeto da equipe

Ideias:

ESTE PROJETO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO PELA NECESSIDADE DE SE CONSCIENTIZAR E SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL DE PENSAR NO PROBLEMA DO LIXO NAS FORMAS DE COLETA E DESTINO, NA RECICLAGEM, NOS RESPONSÁVEIS PELA PRODUÇÃO E DESTINO NA ESCOLA, EM CASA E EM ESPAÇOS COMUNS E QUE VENHA SE TIRAR PROVEITO E LUCRO DA COLETA E RECICLAGEM, AO MESMO TEMPO TRAZENDO RETORNO PARA A ESCOLA E O MUNICÍPIO.BEM COMO, CONTEMPLAR QUESTÕES RELACIONADAS AO MEIO EM QUE O ALUNO ESTÁ INSERIDO DE FORMA PARTICIPATIVA SENDO CAPAZ DE ESTABELECER RELAÇÕES, INTERAGIR, TRANSFORMAR, REELABORAR E AGIR NO MEIO EM QUE VIVE E EM OUTRAS REALIDADES.

Atividades:

TRABALHO DE CAMPO, PARÓDIA, COLETA SELETIVA, FANTOCHES, ENTREVISTAS NAS RUAS PARA COMUNIDADE, PEÇAS TEATRAIS, RECICLAGENS, OFICINAS, DESFILE, SEMINÁRIOS, LIMPEZA NAS RUAS E PRAIAS DA CIDADE, EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS CONFECCIONADOS COM MATERIAL RECICLADO, DIVULGAÇÃO COM CARRO DE SOM, PANFLETOS. TRILHA ECOLÓGICA, LIMPEZA NOS MANGUEZAIS, POEMAS.

Desejos:

TORNAR UM AMBIENTE SAUDÁVEL NA QUAL OS INDIVÍDUOS POSSAM COMPREENDER QUE SUA PRESERVAÇÃO ESTÁ LIGADA A CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA PLENA E EFICAZ,E ESTIMULAR A MUDANÇA PRÁTICA DE ATITUDES E A FORMAÇÃO DE NOVOS HÁBITOS COM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS FAVORECENDO A REFLEXÃO SOBRE A RESPONSABILIDADE ÉTICA DE NOSSA ESPÉCIE E O PRÓPRIO PLANETA COMO UM TODO.

Pessoas:

O PROJETO É DESENVOLVIDO COM ALUNOS, COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL E SÃO COMPOSTOS POR 800 PESSOAS, ONDE SÃO FEITAS REUNIÕES SEMANAIS PARA INFORMAR E ELABORAR AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS DURANTE A SEMANA. SEM CONTAR COM A PARCERIA QUE TEMOS DO COMPLEXO DUNAS DE MARAPÉ A QUAL É FEITO UM TRABALHO NA PRAIA PARA BENEFICIAR TANTO A CIDADE, QUANTO OS TURISTAS E PRINCIPALMENTE A NATUREZA QUE É O FATOR FUNDAMENTAL DESTE TRABALHO.

Novidades da equipe

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

21
Out

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

podem fazer um meio de comunicação para um tipo de feira de ciências para ajudar o meio ambiente assim sera bem mais facil

10. Explorando o território

21
Out

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Blank

Resposta:

a ideia é otima na minha escola vamos fazer varias coisas recicladas para a comfraternização e cad um fala sua ideia

08. Feira de Ciências

21
Out

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Blank

Resposta:

temos que trocar coisas q não servem pra nos e que sirvam pra outar pessoa mas que a coisa que você recebeu na troca seja ultilizada na minha escola vamos fazer a feira da pexinxa

06. Desafio dos 4 Rs

21
Out

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Blank

Resposta:

temos que reciclar preevar a naturesa e o meio ambiente para um mundo melhor para todos fazer projetos que ajude as outras pessoa assim teremos um mundo bem melhor

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

21
Out

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCACAO BASICA MARIA LOPES BERTOLDO
JEQUIA DA PRAIA, AL
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCACAO BASICA MARIA LOPES BERTOLDO
JEQUIA DA PRAIA, AL
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCACAO BASICA MARIA LOPES BERTOLDO
JEQUIA DA PRAIA, AL