Top_20141121_101622-1_-_c_pia

Recuperação das nascentes e mata ciliar, Adote uma árvore e Horta orgânica 2

ESCOLA MUNICIPAL SAO RAFAEL | CORURIPE - AL

Projeto da equipe

Ideias:

Distribuir mudas para as nascentes que estão desmatadas.Implantar a horta orgânica atraindo a atenção dos alunos para a importância de uma boa alimentação.

Atividades:

Palestras, arborização na escola e comunidade, gincana estudantil, apresentação no pátio da escola abordando o projeto desenvolvido.

Desejos:

As nascentes conservadas, mudança de hábitos alimentares e a conservação da área verde em torno da escola.

Pessoas:

Comunidade escolar e comunidades vizinhas e parcerias.

Novidades da equipe

07. O que você achou do Percurso Água?

24
Nov

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando, já que precisamos mobilizar outras pessoas para que também consumam de maneira consciente.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Aprendi muita coisa.

03. Entrevista

24
Nov

Vamos ver o que as pessoas sabem sobre o ciclo de vida dos objetos?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para algum lugar público - um parque, a rua, um centro comercial - e pedir às pessoas que estiverem ali para escolher um dos objetos e contar para você como é seu ciclo de vida e quanto de água foi consumido em sua produção.

Ou então aprofundar o tema, batendo papo com um especialista em economia de água ou nos processos produtivos dos objetos que vocês escolheram.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Medium_img_20141119_140435

Resposta:

O objeto escolhido foi a garrafa pet.

03. Entrevista

24
Nov

Vamos ver o que as pessoas sabem sobre o ciclo de vida dos objetos?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para algum lugar público - um parque, a rua, um centro comercial - e pedir às pessoas que estiverem ali para escolher um dos objetos e contar para você como é seu ciclo de vida e quanto de água foi consumido em sua produção.

Ou então aprofundar o tema, batendo papo com um especialista em economia de água ou nos processos produtivos dos objetos que vocês escolheram.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Medium_img_20141119_140435

Resposta:

O objeto escolhido foi a garrafa pet, e foi falado de todo seu ciclo desde a fabricação a reutilização.

0
0
aprox. 10 anos

06. Campanha na rua!

23
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Blank

Resposta:

05. Campanha

23
Nov

Com as ideias da sua equipe mais claras, vamos falar de campanhas?!

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

Assista ao vídeo da ONG WWF Francesa, que mostra que até um bebê sabe que a água é um bem muito precioso para ser desperdiçado! Veja também o cartaz que a ONG WWF Brasil fez para conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar água.

Está na hora de fazer a nossa. Que tal liderar uma campanha para reduzir o desperdício de água ou a sua poluição? Vamos pensar sobre a nossa campanha?

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem fazer um texto, um vídeo ou mesmo um desenho. Ou tudo junto. E publicar no espaço abaixo.

Compartilhem as ideias com outros participantes do Edukatu e vejam se alguém tem mais sugestões bacanas para vocês! Essa rede permite a troca! Experimente isso!

Assista...

Wwf
Blank

Resposta:

a Água e um recurso natural POR ISSO ELA PODE DEIXAR DE EXISTE É IMPORTANTE ECONOMIZAR

04. Como seriam?

23
Nov

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre o ciclo de vida das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria? Como embalaríamos as coisas?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

para evitar contaminação dos rios e mares e importante evitar copos descartável e sim todos ter seu copo

02. De onde vêm as coisas?

23
Nov

Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas e a quantidade de água que ele consome.

Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas tem impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.

Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!

Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Quanto de água foi consumida em sua produção? Este produto tem características mais sustentáveis? Este produto tem uma vida útil longa? Este produto pode ser reutilizado e transformado em outra coisa no fim de sua vida útil? Como deve ser seu descarte correto?

Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:

Assista...

Medium_acv-2-508x360

Resposta:

Ciclo dos produtos

0
0
aprox. 10 anos

13. Encerrando a primeira fase do Percurso Água

23
Nov

Já terminamos a primeira fase do Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Gostei muito.

0
0
aprox. 10 anos

11. Desafio: Consumindo 100%

23
Nov

Incrível perceber o quanto gastamos de água e desperdiçamos de alimentos! Vamos investigar mais sobre isso assistindo ao vídeo da ONG Banco de Alimentos?

Gostou da ideia? Então, reúna sua equipe, pois vamos ter uma experiência culinária!

-Vocês devem procurar um alimento comum na região de vocês. Ele deve fazer parte da alimentação cotidiana, mas muitas vezes é desperdiçado por não ser integralmente usado ou porque parte dele não é vista como própria para consumo.

-Converse com cozinheiras, mães e nutricionistas para saber como vocês poderiam utilizar esse alimento por inteiro.

-Escolham ou criem uma receita com este alimento e testem para ver se fica boa.

-Se for possível fotografem ou gravem um vídeo de vocês produzindo a receita e postem tudo aqui, junto com a receita.

Assim teremos ideias de todo o Brasil para o uso integral dos alimentos!

Vale conhecer as dicas do Banco de Alimentos sobre como não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Assista...

Medium_82383_highlight

Resposta:

Bolo de casca de banana INGREDIENTES Massa: 4 unidades de casca de banana 2 unidades de ovo 2 xícaras de leite 2 colheres de margarina 3 xícaras de chá de açúcar 3 xícaras de chá de farinha de rosca 1 colher de sopa de fermento em pó Cobertura: 1/2 xícara de chá de açúcar 1 xícara e 1/2 de chá de água 4 unidades de banana 1/2 unidade de limão MODO DE PREPARO Lave as bananas e descasque Separe 4 xícaras de casca para fazer a massa Bata as claras em neve e reserve, na geladeira Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca Mexa bem Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha Leve ao forno médio pré- aquecido por aproximadamente 40 minutos Para a cobertura: Queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão Cozinhe Cubra o bolo ainda quente Dica: banana é rica em potássio

0
0
aprox. 10 anos

10. Água também vai para o lixo

23
Nov

Você sabia que para produzir 1 quilo de carne bovina são gastos aproximadamente 15.000 litros de água?

Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, todas as pessoas precisam consumir de 2 a 4 litros de água por dia, mas necessitam de 2.000 a 5.000 litros de água para produzir os alimentos que consomem diariamente.

Para garantir o direito à água e à alimentação para todos, precisamos mudar nossa forma de produzir e consumir alimentos.

Quando jogamos fora alimentos estamos jogando também tudo o que foi utilizado em seu processo produtivo, inclusive água!

No Brasil cerca de 1/3 dos alimentos comprados vão direto para o lixo!

E você? Que atitudes você e sua família podem fazer em casa para diminuir o desperdício de alimentos?

Escreva no quadro abaixo:

2008_desperdicio_jn_box_14_6x15
Blank

Resposta:

Comprar somente o necessário, colocar no prato a quantidade que sabemos que iremos comer.

0
0
aprox. 10 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_img_20141121_162024
ESCOLA MUNICIPAL SAO RAFAEL
CORURIPE, AL
Thumb_sq_img_20140901_184414
ESCOLA MUNICIPAL SAO RAFAEL
CORURIPE, AL
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL SAO RAFAEL
CORURIPE, AL
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL SAO RAFAEL
CORURIPE, AL
Thumb_sq_images
ESCOLA MUNICIPAL SAO RAFAEL
CORURIPE, AL
Thumb_sq_1619151_1502414013335489_7202044885794456904_n
ESCOLA MUNICIPAL SAO RAFAEL
CORURIPE, AL

e mais 4 membros (ver todos)