Top_default

HIGIENE, UMA QUESTÃO SÓCIO AMBIENTAL

ESCOLA MUNICIPAL GENERAL GOES MONTEIRO | CORURIPE - AL

Projeto da equipe

Ideias:

ESTE PROJETO VISA INTRODUZIR NA VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR E SEU ENTORNO CONHECIMENTOS SOBRE MÉTODOS DE EVITAR E/ OU COMBATER VETORES DE DOENÇAS DE FORMA SIMPLES E DIRETA PARA QUE HAJA ASSIMILAÇÃO RÁPIDA,FAZENDO RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADES LÚDICO EDUCATIVAS, ECOLÓGICAS,CULTURAIS E ESPORTIVAS SOBRE OS DESAFIOS SÓCIO AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS.

Atividades:

CARNAVAL CONSCIENTE,PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE! ,MEDICINA ALTERNATIVA,MOEDA VERDE, RECEITAS SAUDÁVEIS,GINCANA ECOLÓGICA,CULTURAL E ESPORTIVA,ECOSOLETRANDO,CONCURSO DE PARÓDIAS:MÚSICA E MEIO AMBIENTE FAZ BEM PRA GENTE! ,HORTA ESCOLAR E QUINTAIS SUSTENTÁVEIS E SOPÃO ECOLÓGICO.

Desejos:

COM ESTE PROJETO ALMEJAMOS VER A MUDANÇA DE HÁBITOS DOS ALUNOS PARA QUE ESTES SE TORNEM MULTIPLICADORES AMBIENTAIS CONTAGIANDO TODA COMUNIDADE A TAMBÉM MUDAR SEUS HÁBITOS EM PROL DE UM BEM COMUM,CONSERVAR A VIDA!

Pessoas:

ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE PARTICIPAM DESDE A ESCOLHA DO TEMA DO PROJETO ATÉ SUA EXECUÇÃO ,COLABORAM COM PRESENÇA NAS DIVERSAS ATIVIDADES FEITAS TANTO NA ESCOLA COMO NO SEU ENTORNO, EXEMPLO NA HORTA E QUINTAIS PRODUTIVOS ENSINANDO RECEITAS, O TEMPO CERTO DE PLANTAR E COLHER,REUNIÕES DANDO SUGESTÕES ONDE VEM ENRIQUECER O CONHECIMENTO DOS ALUNOS E PROFESSORES COM SUA SABEDORIA SENTINDO QUE FAZEM PARTE DO PROCESSO COMO ATORES DOS EVENTOS E NÃO MEROS OBSERVADORES, ASSIM DIMINUINDO Á DISTÂNCIA ENTRE ESCOLA/COMUNIDADE E MINISTRANDO PALESTRAS E OFICINAS.

Novidades da equipe

13. Encerrando a primeira fase do Percurso Água

30
Out

Já terminamos a primeira fase do Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Eu Gostei De Tudo E ainda mas aprendi bastante vou ajudar a família a economizar água, e não jogar a comida que sobrou do outro dia em qualquer ligar e sim no lugar adequado.

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Thalyta Guimarães

10. Água também vai para o lixo

30
Out

Você sabia que para produzir 1 quilo de carne bovina são gastos aproximadamente 15.000 litros de água?

Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, todas as pessoas precisam consumir de 2 a 4 litros de água por dia, mas necessitam de 2.000 a 5.000 litros de água para produzir os alimentos que consomem diariamente.

Para garantir o direito à água e à alimentação para todos, precisamos mudar nossa forma de produzir e consumir alimentos.

Quando jogamos fora alimentos estamos jogando também tudo o que foi utilizado em seu processo produtivo, inclusive água!

No Brasil cerca de 1/3 dos alimentos comprados vão direto para o lixo!

E você? Que atitudes você e sua família podem fazer em casa para diminuir o desperdício de alimentos?

Escreva no quadro abaixo:

2008_desperdicio_jn_box_14_6x15
Blank

Resposta:

1. Para minimizar o desperdício deveríamos começar por planejar as compras levando em conta, por exemplo, quantas pessoas consomem um determinado produto e se todas as unidades do produto serão consumidas dentro do prazo de validade. 2. Não compre só por estar barato! Por exemplo, se apenas uma pessoa gosta de abacate em sua casa, então não adianta comprar para toda a família. 3. Tente aproveitar (quase) tudo. Muitas vezes as próprias cascas e talos dos alimentos costumam ter mais nutrientes do que as polpas e folhas. 4. Muitas pessoas não gostam de comer a refeição do dia anterior que foi preparada em excesso. Podemos perfeitamente evitar esse tipo de desperdício agregando novos ingredientes, preparando como um prato de forno, entre várias outras alternativas. Na realidade, existem tantas possibilidades que deixamos a seguir uma lista com exemplos de receitas feitas preparadas com o objetivo de minimizar o desperdício!

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Thalyta Guimarães

07. Atividade em grupo

30
Out

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

  • Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
  • Depois da inspeção, façam um post contando se identificaram desperdício e, caso sim, dando dicas de como isso poderia ser solucionado!

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá?

Vazamento3
Medium_thally

Resposta:

Os dez mandamentos para economizar água: 1 - No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. 2 - Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água. 3 - Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. 4 - Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras. 5 - Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros. 6 - Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada. 7 - Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia. 8 - Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador. 9 - Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça. 10 - Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Thalyta Guimarães

06. Um bem cada vez mais escasso

29
Out

Em um futuro próximo, a água deve ser um bem cada vez mais escasso em todo o mundo e por isso seu consumo consciente é tão importante.

Hoje somos mais de 7 bilhões de seres humanos e precisamos de um volume de água cada vez maior para consumo doméstico, para agricultura, urbanização ou para produção de bens e energia.

Quinze renomados cientistas brasileiros de várias áreas – engenharia, ecologia, biologia aquática, climatologia, hidrologia e mudanças climáticas – especializados em recursos hídricos, lançaram, a Carta de São Paulo um documento que procurou reunir as análises e recomendações fundamentais para enfrentar a crise hídrica atual e preparar o país para o que vem pela frente.

O problema é que, além do nosso consumo estar em crescimento, a quantidade de água adequada para consumo está diminuindo. Essa poluição geralmente é causada pelo descarte inadequado de resíduos industriais, agrícolas e lixo urbano.

Tudo isso causa sérios impactos na vida de cada um de nós, na saúde pública, no orçamento público e também no meio ambiente.

Agora que você já sabe mais sobre os desafios para administrar bem nossos recursos hídricos, reúna sua equipe e prepare um texto coletivo falando da importância de iniciativas como essa para estimular o debate público sobre o tema.

Branco
Medium_images

Resposta:

Precisamos da água para sobrevivência, para plantio, consumo e criação de animais. Estima-se que mais de 7 milhões de pessoas no Brasil não tenham acesso a água potável. Essa restrição é causadora de muitas doenças, como, por exemplo, a diarreia e a hepatite, que aumentam o absenteísmo na escola e nos trabalhos. Pois sem água não é possível fazer um saneamento adequado. Embora muitos estados sofram com a falta de água, muitas vezes, esse recurso natural não é respeitado nem utilizado de forma consciente. Durante muito tempo nossos rios, lagos e mares vêm sendo poluídos pelo homem, restringindo ainda mais esse consumo. Então Não vamos Poluir a Nossa ÁGUA potável também!

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Thalyta Guimarães

04. Bacias hidrográficas

29
Out

O Brasil conta com 12% de toda a água doce existente no planeta. Toda essa água se encontra distribuída através de uma grande rede fluvial de rios e bacias divididas em 12 regiões hidrográficas.

Conheça mais sobre as Principais bacias hidrográficas do Brasil.

Veja também um mapa interativo da ANA – Agência Nacional das Águas, onde é possível pesquisar informações pelo endereço.

Você sabe qual região hidrográfica banha a sua cidade? Então conte no post:

1) Qual é sua cidade?

2) Qual a bacia de sua região?

3) Qual o rio dessa bacia que passa mais perto da região da escola?

1_-_rio3_pure
Blank

Resposta:

Minha Cidade é Coruripe/ Poxim.A bacia da minha região é o rio Jaguaribe, com 610 km de extensão, é o maior rio da Bacia do Atlântico Nordeste Oriental, mas não necessariamente a maior bacia hidrográfica, já que o Piranhas-Açu apresenta vários afluentes de porte razoável. Rio Poxim esse é o rio que dessa bacia q passa mais próximo da escola que eu estudo.

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Thalyta Guimarães

02. Dicas para economizar água

29
Out

Quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantarolar ou pensar na vida debaixo do chuveiro, mas existem lugares que podem ser bem mais inspiradores. E, com um banho mais curto, você economiza muita água!

Vamos ler algumas dicas para economizar água.

Depois escreva um post contando o que você achou delas, se você já conhecia os impactos de um banho demorado e que mudanças você pode fazer para minimizar o desperdício.

Dicasaguafund2
Blank

Resposta:

É preciso sempre economizar água porque se não economizarmos pode um dia até acabar com a nossa água como está acabando, então vamos prestar atenção na torneira , chuveiro e nos canos até quebrados. A água que usar no enxágüe da sua máquina de lavar roupa, pode até usar para lavar sua causada, e não precisa lavar todos os dias, pois isso não é necessário. Para limpar o chão, utilize sempre balde e pano de chão acaba com a sujeira e com o desperdício de água .Lavar carro e calçada com balde, ao invés de usar mangueira é muito melhor. Uma descarga pode até chegar 20 litros de água em um único aperto, então gente vamos usar só a descarga só quando for necessário. Água é pra se usar mas sem exagerar, economizar água, sabendo usar não vai faltar! ''Vamos economizar água!''

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Thalyta Guimarães

07. Que bom :) Que tal *.* Que pena :(

27
Out

Chegamos ao final do Percurso Comer, Dividir e Brincar, e gostaríamos de contar com sua ajuda para melhorar os percursos do Edukatu.

É bem simples, basta completar três frases:

  • QUE BOM...
  • QUE TAL...
  • QUE PENA...

Explicando:

  • Que bom são coisas que você encontrou no Percurso e gostou. Atividades, textos, vídeos, o blog, qualquer coisa que tenha gostado.
  • Que tal são coisas que você gostaria que tivesse, mas não tem.
  • Que pena são coisas que você não gostou, e pode sugerir como podemos fazer diferente.

Prontinho. Agora é só completar as três questões e terá finalizado o percurso.

Sua contribuição vai ajudar a melhorar os próximos percursos. Por isso, é tão importante sua participação. Vamos lá?!

Blank

Resposta:

quem bom temos o edukatu pra nos ajudar que talcolocamos varias escola em pratica que pena poucas pessoas conhece

06. Campanha na rua

27
Out

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com o planejamento pronto, você precisa agora realizar o(s) piquenique(s). Pode ser no parque, na praça, na praia, no condomínio, na quadra do bairro, na escola ou até na sua casa.

Use o guia produzido pelo Akatu sempre que tiver dúvidas, ele tem ótimas dicas que podem ajudar a organizar o piquenique e chamar os convidados.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou o(s) piquenique(s),ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente como foi fazer essa campanha.

Medium_jkk

Resposta:

05. Campanha

27
Out

Organize sua campanha!

Esse é o momento para sua equipe se reunir para preparar uma atividade de mobilização: realizar piqueniques sustentáveis e convidar todo mundo para participar.

Você sabe o que é mobilizar? É convocar vontades de pessoas para que alterem seus comportamentos individuais de forma a usar o poder transformador dos seus atos de consumo para contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta.

Legal, né? Podemos usar os piqueniques para que outras pessoas também aprendam mais sobre o consumo de alimentos de forma consciente e divertida.

Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para os piqueniques de sua equipe. E planeje as atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:

Para se inspirar, assista ao vídeo abaixo. A campanha Satisfeito é um movimento de combate à fome de crianças e ao desperdício de alimentos, com base em uma pequena mudança de hábitos em restaurantes. Legal, né?!

Assista...

Blank

Resposta:

sustentablidade

04. De olho na cozinha

27
Out

HORA DO RECREIO!

Você sabe como é preparada a merenda da sua escola? Os alimentos são aproveitados integralmente? Quais medidas existem para evitar o desperdício? Quais poderiam ser feitas?

Muitos questionamentos... Chame sua equipe e faça uma entrevista com a equipe da merenda, sobre o consumo consciente de alimentos. Vocês podem usar novamente as 11 dicas para minimizar o desperdício dentro de casa do Instituto Akatu.

Registre a entrevista: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Quando terminar a reportagem, compartilhe com a gente para que todos possam saber como foi. Com isso, poderemos ver o que é parecido e o que é diferente em cada escola.

Curioso? A gente também. Posta logo.

Blank

Resposta:

foi bom

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_katiucia
ESCOLA MUNICIPAL GENERAL GOES MONTEIRO
CORURIPE, AL
Thumb_sq_20140914_073947
ESCOLA MUNICIPAL GENERAL GOES MONTEIRO
CORURIPE, AL
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL GENERAL GOES MONTEIRO
CORURIPE, AL
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL GENERAL GOES MONTEIRO
CORURIPE, AL
Thumb_sq_2014-09-25_10.09.38
ESCOLA MUNICIPAL GENERAL GOES MONTEIRO
CORURIPE, AL
Thumb_sq_10441185_1499057196975121_568805626425363508_n
ESCOLA MUNICIPAL GENERAL GOES MONTEIRO
CORURIPE, AL

e mais 2 membros (ver todos)