Top_default

Hortinha caseira

ESCOLA MUNICIPAL IVONICE COSTA SOTERO | CANDEIAS - BA

Projeto da Equipe

Ideias:

O projeto nasceu da necessidade de aproveitar os vasilhames plásticos que costumam ser descartados. Tem por objetivo desenvolver mudas de hortaliças para enriquecer as refeições dos alunos com um custo baixo.

Atividades:

Responder às atividades, reciclar embalagens e cultivar plantas.

Desejos:

Desejo que todos possam ter em seus lares pequenos cultivos orgânicos que, além de gerar uma economia de recursos vão enriquecer a alimentação de cada família atingida pelo projeto.

Pessoas:

Envolve alunos e professores. Os professores ajudam orientando os alunos e desenvolvendo o trabalho e os alunos participam cultivando as hortaliças.

Novidades da Equipe

12. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

24
Nov

Medium_atividade_1

Resposta:

Não. Os alunos tiveram dificuldades de acesso à plataforma do Edukatu em razão de da dificuldade de acesso à internet e por pouco domínio a algumas tecnologias, como navegar em sites, mesmo sob orientação. Todas as atividades foram adaptas para o word ou diretamente no WhatsApp, e os alunos copiavam as questões no caderno e respondiam, postando foto para confirmar a realização da atividade. Os alunos costumavam apresentar duvidas, principalmente em relação a interpretação de texto e a cruzadinha precisou ser adaptada para eles conseguirem completa-la. Mesmo no formato word, os alunos tiveram dificuldades pois seus equipamentos não tinham o aplicativo para abrir o arquivo, quando o problema foi identificado, compartilhamos as atividades diretamente no WhatsApp. Nem sempre, a maioria conseguia entender o que foi proposto e aqueles que erravam nós pedíamos que reanalisassem a questão, direcionando a explicação para que o aluno conseguisse interpretar corretamente a questão. Devidos às adaptações eles conseguiram acessar aos vídeos, mas a maioria informou que teve dificuldade de acessar o jogo, por conta da conecção oscilante que fazia com que o jogo travasse. A sugestão que temos é que, nos lugares onde o acesso à internet seja complicado, os jogos sejam substituídos por outras atividades. Sim, foi muito edificante. Os temas abordados é de relevante importância para a sociedade, ainda mais nesses tempos em que o consumo excessivo está predominando.

0
0
aprox. 20 horas
Publicado por Grimaldo de Jesus Costa
da Equipe Hortinha caseira

12. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

24
Nov

Medium_atividade...

Resposta:

Respostas: Não. Os alunos tiveram dificuldades de acesso à plataforma do Edukatu em razão de da dificuldade de acesso à internet e por pouco domínio a algumas tecnologias, como navegar em sites, mesmo sob orientação. Todas as atividades foram adaptas para o word ou diretamente no WhatsApp, e os alunos copiavam as questões no caderno e respondiam, postando foto para confirmar a realização da atividade. Os alunos costumavam apresentar duvidas, principalmente em relação a interpretação de texto e a cruzadinha precisou ser adaptada para eles conseguirem completa-la. Mesmo no formato word, os alunos tiveram dificuldades pois seus equipamentos não tinham o aplicativo para abrir o arquivo, quando o problema foi identificado, compartilhamos as atividades diretamente no WhatsApp. Nem sempre, a maioria conseguia entender o que foi proposto e aqueles que erravam nós pedíamos que reanalisassem a questão, direcionando a explicação para que o aluno conseguisse interpretar corretamente a questão. Devidos às adaptações eles conseguiram acessar aos vídeos, mas a maioria informou que teve dificuldade de acessar o jogo, por conta da conecção oscilante que fazia com que o jogo travasse. A sugestão que temos é que, nos lugares onde o acesso à internet seja complicado, os jogos sejam substituídos por outras atividades. Sim, foi muito edificante. Os temas abordados é de relevante importância para a sociedade, ainda mais nesses tempos em que o consumo excessivo está predominando.

0
0
aprox. 20 horas

12. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

24
Nov

Medium_atividade...

Resposta:

Respostas: Não. Os alunos tiveram dificuldades de acesso à plataforma do Edukatu em razão de da dificuldade de acesso à internet e por pouco domínio a algumas tecnologias, como navegar em sites, mesmo sob orientação. Todas as atividades foram adaptas para o word ou diretamente no WhatsApp, e os alunos copiavam as questões no caderno e respondiam, postando foto para confirmar a realização da atividade. Os alunos costumavam apresentar duvidas, principalmente em relação a interpretação de texto e a cruzadinha precisou ser adaptada para eles conseguirem completa-la. Mesmo no formato word, os alunos tiveram dificuldades pois seus equipamentos não tinham o aplicativo para abrir o arquivo, quando o problema foi identificado, compartilhamos as atividades diretamente no WhatsApp. Nem sempre, a maioria conseguia entender o que foi proposto e aqueles que erravam nós pedíamos que reanalisassem a questão, direcionando a explicação para que o aluno conseguisse interpretar corretamente a questão. Devidos às adaptações eles conseguiram acessar aos vídeos, mas a maioria informou que teve dificuldade de acessar o jogo, por conta da conecção oscilante que fazia com que o jogo travasse. A sugestão que temos é que, nos lugares onde o acesso à internet seja complicado, os jogos sejam substituídos por outras atividades. Sim, foi muito edificante. Os temas abordados é de relevante importância para a sociedade, ainda mais nesses tempos em que o consumo excessivo está predominando.

0
0
aprox. 20 horas

12. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

24
Nov

Medium_atividade...

Resposta:

Respostas: Não. Os alunos tiveram dificuldades de acesso à plataforma do Edukatu em razão de da dificuldade de acesso à internet e por pouco domínio a algumas tecnologias, como navegar em sites, mesmo sob orientação. Todas as atividades foram adaptas para o word ou diretamente no WhatsApp, e os alunos copiavam as questões no caderno e respondiam, postando foto para confirmar a realização da atividade. Os alunos costumavam apresentar duvidas, principalmente em relação a interpretação de texto e a cruzadinha precisou ser adaptada para eles conseguirem completa-la. Mesmo no formato word, os alunos tiveram dificuldades pois seus equipamentos não tinham o aplicativo para abrir o arquivo, quando o problema foi identificado, compartilhamos as atividades diretamente no WhatsApp. Nem sempre, a maioria conseguia entender o que foi proposto e aqueles que erravam nós pedíamos que reanalisassem a questão, direcionando a explicação para que o aluno conseguisse interpretar corretamente a questão. Devidos às adaptações eles conseguiram acessar aos vídeos, mas a maioria informou que teve dificuldade de acessar o jogo, por conta da conecção oscilante que fazia com que o jogo travasse. A sugestão que temos é que, nos lugares onde o acesso à internet seja complicado, os jogos sejam substituídos por outras atividades. Sim, foi muito edificante. Os temas abordados é de relevante importância para a sociedade, ainda mais nesses tempos em que o consumo excessivo está predominando.

0
0
aprox. 20 horas

12. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

20
Nov

Blank

Resposta:

De inicio, foi mais difícil para mim, pois não tinha muita habilidade em utilizar os recursos tecnológicos. Já os alunos tiveram fácil acesso as atividades,nenhuma delas foram adaptadas, algumas duvidas surgiram, porem foram esclarecidas, na sua maiorias, algumas respostas estavam de acordo ao proposto, tanto jogos quanto vídeos, foram de fácil acessos para os alunos. No momento não tenho sugestões, pois as atividades foram bastantes claras e os alunos gostaram de realiza-las. tenho intenção de continuar utilizando as atividades, pois, muitas delas, vão de acordo aos conteúdos que desenvolvemos no dia a dia.

0
0
5 dias
Publicado por RobÉrio Santos dos Reis
da Equipe Hortinha caseira

09. Catadores de recicláveis

9
Nov

Jogou bastante? Viu só como os catadores são importantes?

Até mesmo quando as cidades não têm coleta seletiva, geralmente existem associações de catadores que recebem recicláveis diretamente da comunidade.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Aqui não temos pontos de descartes ou cooperativas, temos um senhor que recolhe semanalmente os residos sólidos para levar a uma cooperativa em outro município

0
0
16 dias
Publicado por RobÉrio Santos dos Reis
da Equipe Hortinha caseira

05. Feira de trocas

9
Nov

Novo Desafio em grupo: feira de trocas!

Mesmo fora do lixo, pode ter um monte de coisas na sua casa que você já não usa mais, mas estão em bom estado. Roupas, calçados, objetos de decoração, livros... são vários os itens que acumulamos ao longo do tempo.

Já parou para pensar que eles podem ser úteis para alguém? Uma boa ideia é fazer uma feira de trocas, reunindo seus amigos, seus vizinhos ou até mesmo seus familiares! Assim, todos vão poder REUTILIZAR tudo aquilo que ainda está em bom estado, mas não serve mais pra você.

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

de acordo com as respostas dos alunos e as ideias dadas pela equipe Edukatu, cada aluno estará fazendo a seleção de algumas peças de roupas, sapatos, bijouterias, livros, entre outras coisas, que eles não usam e não querem mais, para quando retornarmos executarmos uma feira de trocas, onde os mesmos evidenciarão na pratica que, o que não serve para eles e é deixado como lixo, poderá ser reutilizado por outros.

0
0
16 dias
Publicado por RobÉrio Santos dos Reis
da Equipe Hortinha caseira

03. Um dia na sua casa

8
Nov

Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.

Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Descobrir que o que tem no lixo que não é lixo foram: Embalagens de vidros, embalagens de feijão, açúcar, arroz, entre outras, cascas de frutas e legumes, caixas de papelão. Algumas embalagens de vidro podemos reutilizar para compotas de doces, bebidas em fusão, portas condimentos e conservas em geral. Já embalagens plásticas de feijão, açúcar e arroz, são reutilizadas por ONGs para fazer sacolas de feiras.Embalagens de papelão, são reutilizadas para guardar materiais como organizadores e algumas empresas compram para reciclarem, as embalagens de papelão revestidas com alumínio para leite liquido, são reutilizada por ONGs para revestir paredes de casas no interior do sertão, reduzindo o excesso de calor e frio, mantendo uma temperatura ambiente. As cascas das frutas, algumas contem propriedades de vitaminas igual ou superior as próprias frutas, servindo para sucos, fusão em bebidas alcoólicas, chás cozidos, as cascas de legumes servem para para serem cozidas, batidas no liquidificador e fazer sopas e caldos, outras servem para serem colocadas como adubas para as plantações.

0
0
17 dias
Publicado por RobÉrio Santos dos Reis
da Equipe Hortinha caseira

02. Menos é mais

6
Nov

Você já viu que nem sempre precisa comprar tudo o que é aparentemente necessário. Para ajudar, você pode pensar nas Seis Perguntas do Consumo Consciente:

1 - Por que comprar?

2 - O que comprar?

3 - Como comprar?

4 - De quem comprar?

5 - Como usar?

6 - Como descartar?

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Blank

Resposta:

Os quatros amigos Em reciclonopoles, um pequeno distrito de um município baiano, viviam quatro amigos conhecidos como Rep, Red, Reu e Rec. Estes quatros amigos viviam sempre juntos e praticando ações que chamavam a atenção da população. Rep tinha o habito de antes de possuir ou comprar qualquer coisa, pensava e pensava... qual a necessidade que tenho disso, para que vou querer, preciso mesmo. Sempre se questionando se era ou não necessário possuir determinada coisa ou era simplesmente um luxo obter sem a maior necessidade, em ultimo caso, só adquiria se realmente fosse preciso. Red, por sua vez, sempre fazia uma lista de coisas para comprar, quando chegava a hora, ia reduzindo, dando prioridade aquilo que realmente ele precisava, reduzido meis que a metade do que listou, cm isso, ele executava um consumo consciente. Já Reu, vivia catando coisas que as pessoas jogavam fora, para cada coisa que recolhia, achava uma nova utilidade. Rec, este vivia separado tudo que recolhia no lixo jogado fora pelas pessoas. Fazia seleção de vidros, alumínios, plásticos, papel e etc. As pessoas sempre perguntavam o que ele fará com as coisas que cata do lixo. Ele e os demais responderam, repensamos, reduzimos, reaproveitamos e reciclamos tudo que coletamos, e cada um foi falando: Rep, eu faço o que meu nome manda.Sou Repensar, então, repenso se realmente preciso do que vou comprar ou adquirir, ou estou acumulando coisas sem necessidade real para contribuir com a diminuição dos recursos naturais, que nos mantém vivos. Red, eu pela mesma forma, faço o que meu nome sugere, Reduzir, reduzir o uso de recursos naturais em excesso, se na realidade não temos precisão de usarmos algo, alem do necessário. Reu, nem precisa dizer que o meu nome também propõem alguma coisa para redução de uso excessivo, eu sou Reutilizar, ou seja, tudo aquilo que foi descartado por outras pessoas, por não ter mais utilidade para ela, eu encontro uma nova utilização, antes do descarte definitivo ao lixo, dando um longo período de duração na reutilização. Rec, como vocês viram, Rep, repensa antes de adquirir algo, só por ter, ele repensa se realmente há necessidade; Red, reduz o habito de adquirir coisas, procurando gastar ou usar só o essencial: Reu, por sua vez, reutiliza qualquer objeto ou recursos naturais antes de descartar no lixo, procurando ver uma outra utilidade. E, eu reciclo. Procuro depois das ações dos outros em repensar, reduzir e reutilizar, Reciclar, pois, são milhões de toneladas de lixos produzidas pela humanidade e devolvidos ao meio ambiente, causando muitos impactos ambientais contaminando o solo, provocando enchentes, desmatamentos, poluição no ar, nos rios e nos mares, transmitindo doenças e escassez dos recursos naturais. Assim, todos nós procuramos mostrar a humanidade que é possível viver com o básico repensando, reduzindo, reutilizando e reciclando. Deixando um futuro melhor para os que nos sucederão.

0
0
19 dias
Publicado por RobÉrio Santos dos Reis
da Equipe Hortinha caseira

07. Desafio dos 4 Rs

27
Out

Você e sua equipe têm agora um desafio para reduzir a quantidade de lixo produzida e reutilizar materiais!

É hora de escolherem juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar após o uso. Devem pensar como poderiam reutilizá-lo, sugerindo até mesmo uma nova finalidade para ele.

Conheça o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo: Artistas do Plástico.

Veja alguns links para inspirar todos vocês!

Recicloteca

Toodo Eco

Gecko Stickers

Publique a imagem do item no espaço abaixo, contando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs.

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Capriche! A ideia pode inspirar muitas pessoas!

Blank

Resposta:

Garrafão de água de 5L( usaremos como balde de lixo). Quentinha de isopor( reaproveitar para plantar) Garrafa PET( fazer árvore de natal)

0
0
29 dias
Publicado por Grimaldo de Jesus Costa
da Equipe Hortinha caseira

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL IVONICE COSTA SOTERO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL IVONICE COSTA SOTERO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL IVONICE COSTA SOTERO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL IVONICE COSTA SOTERO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL IVONICE COSTA SOTERO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL IVONICE COSTA SOTERO
CANDEIAS, BA

e mais 11 membros (ver todos)