Top_default

Projeto Destino certo__lâmpadas, pilhas e baterias

ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO | PROGRESSO - RS

Projeto da equipe

Ideias:

Em nossa cidade não existe pontos específicos de coleta para materiais como lâmpadas, pilhas ou baterias, sendo muitas vezes encontrado esses materiais nas lixeiras espalhadas pela cidade e recolhida pelo caminhão de lixo.A partir disso, pensou-se então de trabalhar em prol do recolhimento e conscientização desses materiais com os alunos da escola, tornando a escola como ponto de referência para o recolhimento desses materiais para posteriormente fazer o encaminhamento correto.

Atividades:

_Conscientização do descarte corretos de lâmpadas, pilhas e baterias _Confecção de cartazes aletrando sobre o descarte correto desses materiais _Campanha de recolhimento _Estudo sobre os materiais que compõem lâmpadas, pilhas e baterias e que contaminam o meio ambiente se forem descartadas incorretamente.

Desejos:

Desejamos que no decorrer do desenvolvimento do projeto os alunos e a comunidade em geral desenvolvam essa consciência de que os materiais citados anteriormente precisam ser descartados de forma correta e que a referência de coleta seja na escola. Além disso, que nas nossas lixeiras não seja encontrado mais lâmpadas, pilhas ou baterias e que estas estejam no ponto de coleta das escola.

Pessoas:

Os responsáveis pelo projeto são os alunos do 9ºano B, ensino fundamental final e 5ºano das séries iniciais da E.E.E.Básica São Francisco-Progresso.Porém, os demais alunos das turmas da escola serão envolvidos quanto a conscientização, campanha de recolhimento, entre outras que surgirem durante o desenvolvimento do projeto.

Novidades da equipe

05. Feira de trocas

23
Set

Novo Desafio em grupo: feira de trocas!

Mesmo fora do lixo, pode ter um monte de coisas na sua casa que você já não usa mais, mas estão em bom estado. Roupas, calçados, objetos de decoração, livros... são vários os itens que acumulamos ao longo do tempo.

Já parou para pensar que eles podem ser úteis para alguém? Uma boa ideia é fazer uma feira de trocas, reunindo seus amigos, seus vizinhos ou até mesmo seus familiares! Assim, todos vão poder REUTILIZAR tudo aquilo que ainda está em bom estado, mas não serve mais pra você.

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Doei roupas e brinquedos que eu não usava mais

03. Um dia na sua casa

23
Set

Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.

Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Restos de alimentos, viram aduto Plástico e papel vão pra reciclagem

07. O que você achou do Percurso Terra?

2
Set

Já terminamos o Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Terra. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Maravilhoso

06. Campanha na rua!

2
Set

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Blank

Resposta:

Adorei

05. Campanha

2
Set

Com as ideias da sua equipe mais claras, vamos falar de campanhas?!

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

Pausa! Para nos inspirar, que tal conhecer algumas iniciativas, como a campanha do Instituto Akatu contra o Desperdício de Alimentos (abaixo) e os cartazes feitos pelo grupo Fast, Free & Fun (esse link vai para uma página do Facebook, verifique se você pode acessá-la com sua conta pessoal).

Está na hora de fazer a nossa. Que tal tratar dos 4Rs, que vimos na fase anterior? Vamos pensar sobre a nossa campanha? O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem fazer um texto, um vídeo ou mesmo um desenho. Ou tudo junto. E publicar no espaço abaixo.

Compartilhem as ideias com outros participantes do Edukatu e vejam se alguém tem mais sugestões bacanas para vocês! Essa rede permite a troca! Experimente isso!

2008_desperdicio_jn_box_14_6x15
Blank

Resposta:

Ótima ideia

04. Como seriam?

2
Set

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre o ciclo de vida das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria? Como embalaríamos as coisas?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

Ótimas falas

03. Entrevista

2
Set

Vamos ver o que as pessoas sabem sobre o ciclo de vida dos objetos?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para algum lugar público - um parque, a rua, um centro comercial - e pedir às pessoas que estiverem ali para escolher um dos objetos e contar para você como é seu ciclo de vida.

Ou então aprofundar o tema, batendo papo com um especialista na produção de um dos objetos que vocês escolheram.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Para te inspirar, vale assistir ao trailer do filme vídeo Lixo Extraordinário, projeto do artista plástico Vik Muniz que mostra a situação de um dos maiores aterros sanitários do mundo.

Assista...

Blank

Resposta:

Maravilhoso

02. De onde vêm as coisas?

2
Set

Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas.

Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas tem impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.

Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!

Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Este produto tem características mais sustentáveis? Como é a embalagem para transportar e comercializar este produto? Do que a embalagem é feita? Este produto tem uma vida útil longa? Este produto pode ser reutilizado e transformado em outra coisa no fim de sua vida útil? Os componentes deste produto podem ser reciclados? Como deve ser seu descarte correto?

Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:

Assista...

Blank

Resposta:

Ótimo

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

2
Set

Vamos colocar a mão na massa?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_image

Resposta:

13. Avaliando o Percurso Terra fase 1

2
Set

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Reciclagem Reutilização

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS

e mais 12 membros (ver todos)