O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
ESC EST ENS FUND OSORIO DUQUE ESTRADA | PORTO ALEGRE - RS
Projeto da equipe
Ideias:
não
Atividades:
O tema Educação Ambiental aos Alunos do 9° Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Osório Duque Estrada no município de Porto Alegre é resultado das aulas de geografia na escola. Propus trabalho de campo à direção levar a turma do 9º Ano na encosta do Morro da Cruz. Nessa pesquisa se estudará o tipo de forma de afloramento rochoso.
A ocupação antrópica, próxima às nascentes do arroio onde as matas foram removidas para a construção de moradias, também está sujeita a riscos de escorregamentos, pois a espessura do manto de regolito maiores e a falta de infraestrutura aceleram a morfodinâmica.
Verificarei com os alunos os problemas sociais na encosta do morro da Cruz, levando-os a indagarem o porquê dos problemas no morro.
Desejos:
aprimorar meu projeto.
Pessoas:
O método deste trabalho consiste identificar no mapa os elementos no território como os afloramentos, mata nativa e do arroio na encosta do morro da Cruz e a ocupação numa área densamente povoada.
Partindo desse pressuposto, o pré-campo serão feitas aulas expositivas dialogadas questionando os problemas ambientais:
• Por que a encosta tem mata nativa?
• Por que a mata é importante?
• Por que o assoreamento torna-se pior quando, além dos sedimentos, com lixo e esgoto?
• Por que é importante a conservação da mata ciliar na retenção de sedimentos das características dos solos?
• Que modificações a ocupação pode causar nas paisagens? Em que lugar do bairro essas modificações foram intensas?
Na trabalho pós-campo os alunos do 9° Ano receberam o mapa mudo do bairro São José.
Nele os alunos do 9° Ano confeccionarão o mapa da sua região:
• Qual é o título do mapa?
• Em que porção da região do Morro da Cruz estão o arroio, afloramento, mata nativa, ocupação?
• Que símbolos podem ser feitos do arroio, afloramento, mata nativa, ocupação?
• Qual é a legenda do mapa?
Depois os alunos produzirão pequeno texto sobre a história da sua região.
Agora é hora de saber mais sobre a origem das coisas:
1) Você e sua equipe devem pesquisar, em sites e livros ou perguntando para seus professores, de que materiais são feitos os objetos que vocês escolheram - incluindo o balde!
2) Depois de pesquisar, façam uma lista dos recursos naturais presentes nesses materiais ou objetos que vocês escolheram.
3) Já fizeram a lista? Então publiquem aqui:
Resposta:
lápis de escrever- É feito de grafite, consiste em colocar a grafite dentro de tábuas de madeira.
caneta colorida- As canetas são feitas de plástico ou de metal.
RECURSOS NATURAIS
lápis de escrever- madeira das árvores específicas para a fabricação do lápis e da régua(se for de madeira). O grafite do minério de ferro que é carbono.
caneta colorida-vidro, tinta e plástico.
Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.
Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?
1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.
2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.
Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!
Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.
Resposta:
Gostei muito de aprender sobre a água e sobre a decomposição dos objetos da “MÁQUINA DO TEMPO”.
Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?
Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.
Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)
Resposta:
tem muito lixo no chão, na calçada e etc. tem vários buracos e tem muita necessidades de cachorros no qual as pessoas não limpam e sim tem coleta seletiva.
Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.
Desafio em grupo!
Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!
Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida
Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.
Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Assista...
Resposta:
podemos falar sobre mecânica. Experiências com o centro de massa, centro de gravidade e torque, cicloide e braquistócrona, ponte de quebra por impulso e etc.
Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?
1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.
2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico
3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.
4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.
5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!
Se não for possível criar, vale desenhar!
A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)
Resposta:
o que usamos todos os dias e descartamos é o filtro de café para reutilizarmos devemos deixar o filtro secar e depois utilizar de novo.
Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!
Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.
Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:
Resposta:
Reduzir de comprar produtos com embalagens plásticas e também de usar menos sacolas plásticas e começar a usar sacolas de pano.