O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
ESC EST ENS FUN NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO | VENANCIO AIRES - RS
Projeto da equipe
Ideias:
Trabalho e converso diariamente sobre sustentabilidade. Em nossa escola, já é realizada a coleta de materiais recicláveis,que são vendidos e o valor revertido em materiais ou atividades dinâmicas para os alunos. Fazendo com que, consigam diferenciar os tipos de materiais e que assumam uma visão mais consciente sobre o destino correto destes materiais.
Atividades:
As atividades são: A gincana do lixo, e com ela, verbas para a instalação inicial de uma cisterna para a coleta de água da chuva, a fim de reutilizá-la na limpeza e irrigação de plantas na escola. Com o tempo, planeja-se a utilização da mesma, para as caixas d'água do banheiro.
Desejos:
Reutilizar a água da chuva, a fim de reduzir o uso da água potável, que seria então, usada somente para o preparo de alimentos e para beber.
Ensinar aos alunos, o descarte correto dos resíduos sólidos; o remanejamento de verbas da venda do lixo, para melhorias dentro da escola, compra de materiais, passeios de estudos, auxiliando assim, toda a comunidade escolar.
Pessoas:
Sim! Toda a comunidade escolar estará envolvida em trazer os recicláveis para a escola e propor o descarte correto.
Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!
Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
Adorei os percursos, bem completos e com diversas abordagens. Pena nem todos os alunos terem condições de explorarem e acessarem em casa, realizando assim, somente na escola, suas atividades. Mas foram muito complementares em diversos assuntos.
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
A medida que os dias foram passando e a campanha sendo realizada, percebemos que foi a escolha certa quanto ao tema e a movimentação. Toda a escola foi e ficou mobilizada, auxiliando para o sucesso de cada etapa.
Os alunos estavam conscientes de que a reciclagem e colaboração era um assunto para todos, mudando hábitos até em seu dia a dia.
https://docs.google.com/document/d/1OjE5Pxa-5bjn_go9o9MTCQujAXKZ3a1RGF9pWq-V2LY/edit?usp=sharing
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Os alunos realizaram as atividades de forma impressa e após, realizaram-as de forma digital inserindo as imagens das atividades que realizaram.
As atividades foram realizadas tranquilamente, nenhuma necessitou ser adaptada. A maioria delas foi realizada em meio a mesa redonda, com debates dos vídeos e textos, trocando idéias sobre as suas realizações.
Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?
Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.
Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.
Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?
Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.
Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.
Conta pra gente como foi?
Resposta:
Nosso projeto é exatamente voltado a isso, a reciclagem. Para isso, a escola foi dividida em turmas e cores, onde cada uma é responsável em movimentar a população presente e com isso, arrecadar material reciclável e trazer para a escola. Esse material é vendido para a usina de reciclagem da cidade. Os valores arrecadados serão revertidos para materiais ou alguma atividade extracurricular. Além disso, também é óleo saturado que é vendido para uma entidade local.
E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?
Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.
Novo Desafio em grupo!
Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!
Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.
Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Resposta:
Em nossa escola a feira de trocas já ocorre de forma bema ativa, onde os alunos podem trazer roupas e materiais, calçados que não usam e trocar por outras roupas ou artigos que sejam do seu interesse e úteis. Realizando assim, uma reutilização de diversas coisas que não seriam úteis para um, mas são para os outros.
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?
No vídeo abaixo, vai ver que a turma da Mônica criou uma música para mostrar às pessoas a importância da reciclagem. Então é isso! As pessoas fazem campanhas quando querem defender ou apoiar algo!
Que tal liderar uma campanha para que mais pessoas adotem os 4 Rs, que você viu na primeira fase desse percurso?
Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:
Assista...
Resposta:
Realizamos na semana em que passou a abertura oficial da GINCANA DO MATERIAL RECICLÁVEL, a mesma já vem ocorrendo em toda a escola, mas na semana em que passou foi realizada uma reflexão com os alunos e apresentações das equipes, com bandeiras, músicas e gritos de guerra em cada equipe. Aumentando assim o interesse coletivo ao que estava sendo trabalhado.