Top_default

EMEF Maria Madalena de Oliveira Domingues

EMEF MARIA MADALENA DE OLIVEIRA DOMINGUES | VITORIA - ES

Projeto da equipe

Ideias:

Tenho realizado com eles roda de conversa e reflexões durante uma aula por semana, sobre o tema

Atividades:

roda de conversa sobre vídeos, textos, confecção de cartazes plantio de sementes

Desejos:

mudança de habitos elacionados ao dia a dia, e consequentemente mudanças globais

Pessoas:

envolve quatro turmas

Novidades da equipe

07. O que você achou do Percurso Água?

2
Abr

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando, já que precisamos mobilizar outras pessoas para que também consumam de maneira consciente.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Gostei da imaginar como seria o mundo sem plástico, e o ciclo dos produtos, não imaginava como as coisas eram feitas e também não sabia que agua do vaso, vai para um tratamento para ser usada depois, eu achei isso muito legal. A agua é muito impornte para o ser humano, se não tiver agua, todo mundo morre.

06. Campanha na rua!

2
Abr

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Blank

Resposta:

vemos com a professora depois

05. Campanha

2
Abr

Com as ideias da sua equipe mais claras, vamos falar de campanhas?!

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

Assista ao vídeo da ONG WWF Francesa, que mostra que até um bebê sabe que a água é um bem muito precioso para ser desperdiçado! Veja também o cartaz que a ONG WWF Brasil fez para conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar água.

Está na hora de fazer a nossa. Que tal liderar uma campanha para reduzir o desperdício de água ou a sua poluição? Vamos pensar sobre a nossa campanha?

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem fazer um texto, um vídeo ou mesmo um desenho. Ou tudo junto. E publicar no espaço abaixo.

Compartilhem as ideias com outros participantes do Edukatu e vejam se alguém tem mais sugestões bacanas para vocês! Essa rede permite a troca! Experimente isso!

Assista...

Wwf
Blank

Resposta:

vamos fazer uma campanha aqui na minha casa, para diminuir o desperdício de agua

04. Como seriam?

2
Abr

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre o ciclo de vida das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria? Como embalaríamos as coisas?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

se não existisse plástico eu acho que beberiamos agua nas garrafas de metal, e os rios ficariam menos sujos com o lixo que as pessoas jogam, como potinhos, sacolas plasticas, garrafinhas, etc...

03. Entrevista

2
Abr

Vamos ver o que as pessoas sabem sobre o ciclo de vida dos objetos?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para algum lugar público - um parque, a rua, um centro comercial - e pedir às pessoas que estiverem ali para escolher um dos objetos e contar para você como é seu ciclo de vida e quanto de água foi consumido em sua produção.

Ou então aprofundar o tema, batendo papo com um especialista em economia de água ou nos processos produtivos dos objetos que vocês escolheram.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Blank

Resposta:

nao fiz entrevista

02. De onde vêm as coisas?

2
Abr

Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas e a quantidade de água que ele consome.

Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas tem impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.

Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!

Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Quanto de água foi consumida em sua produção? Este produto tem características mais sustentáveis? Este produto tem uma vida útil longa? Este produto pode ser reutilizado e transformado em outra coisa no fim de sua vida útil? Como deve ser seu descarte correto?

Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:

Assista...

Blank

Resposta:

Plantio de sementes e cultivo de mudas. Plantio de mudas nos Parques Florestais. Fotossíntese - as florestas da Faber-Castell Brasil absorvem mais CO2 do que a empresa emite no mundo todo. Poda de galhos. Colheita de árvores. Transporte de toras. Reaproveitamento de madeira para produção de energia. Preparação de madeira para industrialização. Secagem e tingimento de madeira. Armazenamento por 60 dias de madeiras cortadas em formato de tabuinhas. Corte de canaletas nas tabuinhas para receber as minas (cores ou grafite). Colagem de outra tabuinha formando um sanduíche. Sanduíches de tabuinhas são cortados em formato de lápis recebendo acabamento final.

13. Que bom! Que tal? Que pena!

2
Abr


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Continuo a fazer meu comentário de fazer atividades mais possíveis de se fazer em casa e que se tenham condições de todos fazerem tais exercícios.

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

2
Abr

Na fase anterior aprendemos bastante sobre a água. Agora é hora da prática! Vamos colocar a mão na massa?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

nao coloquei no balde

12. Hora de celebrar!

2
Abr

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Feli
Blank

Resposta:

A minha história é sobre o sufoco que foi fazer essa cruzadinha, que coisa difícil. Eu olhava a descrição e não conseguia identificar de jeito nenhum, tanto que nem consegui completá-la.

13. Encerrando a primeira fase do Percurso Água

2
Abr

Já terminamos a primeira fase do Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Gostei de lembrar que não podemos gastar muita agua e saber de onde vem a agua, rios, mares e oceanos. Cuidar dos alimentos e não desperdiçar é uma forma de utilizar melhor a agua.

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_df0dda4e-b2db-46c3-9542-cd6d351e9a0e
EMEF MARIA MADALENA DE OLIVEIRA DOMINGUES
VITORIA, ES
Thumb_sq_img_20221015_122510592_burst007
EMEF MARIA MADALENA DE OLIVEIRA DOMINGUES
VITORIA, ES
Thumb_sq_default
EMEF MARIA MADALENA DE OLIVEIRA DOMINGUES
VITORIA, ES
Thumb_sq_default
EMEF MARIA MADALENA DE OLIVEIRA DOMINGUES
VITORIA, ES
Thumb_sq_default
EMEF MARIA MADALENA DE OLIVEIRA DOMINGUES
VITORIA, ES
Thumb_sq_default
EMEF MARIA MADALENA DE OLIVEIRA DOMINGUES
VITORIA, ES

e mais 95 membros (ver todos)