Top_img_20220914_111707767_1_

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

CEI BARBARA HELIODORA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Iniciamos o ano letivo, com várias adaptações, tendo em vista, o estado de Pandemia que, mesmo com um número mais baixo de morte e infectados, ainda estamos atravessando, percebemos em nosso agrupamento uma grande resistência das crianças em relação ás verduras, legumes e até algumas frutas que eram ofertadas na U.E. Sendo assim havia um grande desperdício de alimentos, então, resolvemos trabalhar o tema alimentação saudável com as crianças com o objetivo de construir novos hábitos e consequentemente construir uma relação amigável com os alimentos de forma lúdica e educativa. Durante os momentos de formação, outras professoras também relataram a mesma dificuldade com outros agrupamentos, o que levou a equipe de professores juntamente com a gestão incluir o Projeto Alimentação Saudável no PPP. A U.E. também trabalha com a coleta seletiva.

Atividades:

Na Equipe do Berçário II, trabalhamos com as seguintes atividades: -leituras sobre o tema -visualização de imagens de frutas e legumes -rodas de conversas -brincadeiras com frutas e verduras de brinquedo -incentivos durante as alimentações -plantio em garrafas pets de sementes de coentro e alface

Desejos:

Desejo que as crianças envolvidas no projeto, mudem seus hábitos alimentar, evitando dessa forma o desperdício e que sejamos exemplos de boas práticas sustentáveis na U.E, podendo envolver a todos nesse processo de aprendizagem.

Pessoas:

Minha equipe envolve 2 professoras, sendo uma delas eu, as 18 crianças do agrupamento Berçário II e 2 agente escolar.

Novidades da equipe

07. Que bom! Que tal... Que pena.

23
Set

Chegamos ao final do Percurso Comer, Dividir e Brincar, e gostaríamos de contar com sua ajuda para melhorar os percursos do Edukatu.

É bem simples, basta completar três frases:

  • QUE BOM...
  • QUE TAL...
  • QUE PENA...

Explicando:

  • Que bom são coisas que você encontrou no Percurso e gostou. Atividades, textos, vídeos, o blog, qualquer coisa que tenha gostado.
  • Que tal são coisas que você gostaria que tivesse, mas não tem.
  • Que pena são coisas que você não gostou, e pode sugerir como podemos fazer diferente.

Prontinho. Agora é só completar as três questões e terá finalizado o percurso.

Sua contribuição vai ajudar a melhorar os próximos percursos. Por isso, é tão importante sua participação. Vamos lá?!

Blank

Resposta:

.Que bom foi assistir os vídeos recomendados durante o percurso, pois nos trouxeram outro olhar para a alimentação saudável, o que é possível reutilizar, reduzir e consumir apenas o necessário, já que vivemos num mundo extremamente globalizado, onde tudo se faz apelo ao consumismo. .QUE TAL nos próximos cursos, termos mais ideias para trabalhar com a Educação Infantil (CEI). .QUE PENA, que não tivemos vídeos lúdicos apropriados para bebês e crianças incentivando a alimentação.

0
0
quase 2 anos

06. Piquenique na rua

23
Set

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com o planejamento pronto, você precisa agora realizar o(s) piquenique(s). Pode ser no parque, na praça, na praia, no condomínio, na quadra do bairro, na escola ou até na sua casa.

Use o guia produzido pelo Akatu sempre que tiver dúvidas, ele tem ótimas dicas que podem ajudar.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou o(s) piquenique(s), ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente como foi fazer essa campanha.

Blank

Resposta:

Nosso PIQUENIQUE será realizado no solário da própria U.E. Os materiais oferecidos pela Edukatu, ampliou nossos conhecimentos e nos mobilizou para realizar atividades diferentes, das que já estávamos realizando na unidade com nossas crianças. Nosso objetivo, é chamar a atenção não só de nossa escola para práticas sustentáveis na alimentação, mas também compartilhar de tais conhecimentos com as famílias.

0
0
quase 2 anos

05. Campanha

23
Set

Organize sua campanha!

Esse é o momento para sua equipe se reunir para preparar uma atividade de mobilização: realizar piqueniques sustentáveis e convidar todo mundo para participar.

Você sabe o que é mobilizar? É convocar vontades de pessoas para que alterem seus comportamentos individuais de forma a usar o poder transformador dos seus atos de consumo para contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta.

Para se inspirar, assista ao vídeo abaixo. A campanha Satisfeito é um movimento de combate à fome de crianças e ao desperdício de alimentos, com base em uma pequena mudança de hábitos em restaurantes.

Legal, né? Podemos usar os piqueniques para que outras pessoas também aprendam mais sobre o consumo de alimentos de forma consciente e divertida.

Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para os piqueniques de sua equipe. E planeje as atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:

Assista...

Blank
Blank

Resposta:

Para essa atividade, resolvemos realizar um piquenique com nossa turminha, utilizando apenas frutas, leite, sucrilhos, biscoitos, bolos e pães. Devido ser uma turma de berçário, estamos organizando e precisamos da autorização de nossa gestão, que estará conversando com a nutricionista responsável pela nossa U.E, que estará disponibilizando os ingredientes e também poderá colaborar com dicas sustentáveis para o nosso piquenique.

0
0
quase 2 anos

04. Expedição na cozinha

23
Set

HORA DO RECREIO!

Você sabe como é preparada a merenda da sua escola? Os alimentos são aproveitados integralmente? Quais medidas existem para evitar o desperdício? Quais poderiam ser feitas?

Muitos questionamentos... Chame sua equipe e vá até a cozinha ou cantina e converse com a equipe da merenda sobre o consumo consciente de alimentos. Vocês podem usar novamente as 11 dicas para minimizar o desperdício dentro de casa do Instituto Akatu.

Registre a entrevista: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Quando terminarem a expedição, compartilhem com a gente para que todos possam saber como foi. Com isso, poderemos ver o que é parecido e o que é diferente em cada escola.

Curioso? A gente também. Posta logo!

Blank

Resposta:

Nessa atividade, aproveitamos para levar as crianças até a cozinha , apenas para olharem como é feita as refeições. Nossas crianças, gostam da cozinheira de nossa U.E, pois a mesma está sempre interagindo com eles. Temos uma de nossas crianças que ao vê-la costuma dizer: "-papa."????

0
0
quase 2 anos

03. Cozinha experimental

23
Set

Atividade em grupo :D

Pegue aquela receita deliciosa que você escolheu na atividade anterior e faça uma reunião com sua equipe. Juntos vocês vão escolher uma delas, preparar e experimentar.

Como ficou a receita pronta? Qual a cor e cheiro predominantes? Resultou em um alimento macio, crocante, ou mais líquido?

Ou vocês podem fazer uma super degustação, preparando todas e escolhendo qual delas ficou mais gostosa. Lembrando sempre de dar preferência para alimentos da época, que sejam da sua região, de preferência orgânicos e do comércio local - além de mais saborosos, são mais sustentáveis.

Já estamos com água na boca para ver as preparações de vocês! Contem qual escolheram e postem fotos da equipe fazendo a atividade, do prato final e da partilha da comida. Huuuummm!

Blank

Resposta:

Como nossa atividade foi adaptada, realizaremos a receita do suco de laranja com cenoura. A receita pronta fica bem saborosa e com uma cor bem bonita, parecida com a cor da cenoura. As crianças gostam muito de suco e portanto não terão dificuldades para aceitar.

0
0
quase 2 anos

02. Crie sua receita

23
Set

Convite Especial: use toda a sua imaginação para criar uma receita com uso integral de alimentos. Uso integral é aproveitar partes do alimento que normalmente são jogadas fora, como cascas, talos, folhas, etc...

Você não tem talentos de chef de cozinha? Tá bom, vale só pesquisar a receita. Mas, se essa for a escolha, pesquise bem para saber se a receita é realmente boa. Você pode, por exemplo, ouvir a opinião de outras pessoas.

Na hora de escolher os ingredientes, dê preferência para alimentos que você encontre no comércio da sua região, para fortalecer a cultura regional.

E aí, como foi? Conseguiu criar com facilidade? Ficou com vontade de experimentar sua receita? Aguarde os próximos capítulos.

Por agora, poste a receita e conta pra gente como foi a experiência.

Blank

Resposta:

Essa atividade foi adaptada para o agrupamento Berçário II. Escolhemos realizar um suco de laranja com cenoura, com as crianças para facilitar a compreensão das mesmas, pois tanto a cenoura quanto as laranjas são ingredientes bem conhecidos das crianças, e para a receita aproveitamos grande parte dos alimentos, sendo jogados fora apenas as cascas e as partes que foram coadas (bagaços). Ingredientes: 10 laranjas 2 cenouras grandes açúcar a gosto Modo de preparo: Lave as laranjas, esprema-as em um espremedor e coloque o suco em um liquidificador. Lave bem as cenouras, corte em rodelas e acrescente ao suco de laranja. Bata para incorporar bem os ingredientes e acrescente o açúcar á gosto. Se preferir coe o suco com uma peneira. Sirva.

0
0
quase 2 anos

01. Na Trilha do Piquenique!

23
Set

Prepare-se! Chegou a hora de agitar a escola e compartilhar com todo mundo o que você já aprendeu até agora. Chame os colegas, os professores, mobilize toda a comunidade escolar. Quem sabe até outras escolas, que queiram se juntar para fazer um super piquenique.

Nas próximas atividades, você e sua equipe vão encarar as atividades de um Desafio, que envolve a realização de piqueniques sustentáveis, com a participação de muitas pessoas.

Que tal começar a aventura reunindo a equipe e tirando uma foto? Compartilhe conosco!

Medium_img_20220504_092428293_1_

Resposta:

0
0
quase 2 anos

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

22
Set

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Blank

Resposta:

A atividade que mais gostei foi a que incentivou a visitar uma horta ou alguma plantação ou se a nossa U.E, está realizando algum plantio, e caso não tivesse, esse era o momento para fazê-lo. Não tem nada melhor que aprender com a prática. E mostra que estamos no caminho certo, pois mesmo se não tivesse iniciado algum plantio, acredito que procuraria fazê-lo, dada a importância que foi dado através dos materiais estudados.

0
0
quase 2 anos

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

22
Set

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Blank

Resposta:

A atividade que mais gostei foi a que incentivou a visitar uma horta ou alguma plantação ou se a nossa U.E, está realizando algum plantio, e caso não tivesse, esse era o momento para fazê-lo. Não tem nada melhor que aprender com a prática. E mostra que estamos no caminho certo, pois mesmo se não tivesse iniciado algum plantio, acredito que procuraria fazê-lo, dada a importância que foi dado através dos materiais estudados.

0
0
quase 2 anos

12. Direto da Horta

22
Set

Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Ufa! Quantas coisas!

Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.

Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!

Guia de Aventura na Horta

Nome dos exploradores:

  1. Quantas pessoas cuidam da do espaço?
  2. Quais são as características do clima do local?
  3. Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
  4. Recursos necessários para o funcionamento.
  5. Quais os alimentos plantados?
  6. Tem plantio na época seca ou chuvosa?
  7. Quem decide o que se deve cultivar?
  8. Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
  9. Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?

Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).

Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.

Blank
Medium_img_20220901_091107474_1_

Resposta:

Estamos trabalhando com o plantio de alface. A princípio reunimos as crianças em roda, falamos da sementinha, como ela nasce, cresce e depois comemos a salada. Após termos essa conversa mostramos imagens da internet da sementinha e da alface. Em seguida levamos as crianças até o solário e cada uma plantou uma sementinha dentro da embalagem de ovos. É uma forma mais fácil das crianças manusearem a terra e a semente num recipiente mais compacto. A manutenção está sendo feita por uma agente escolar, que já providenciou outro espaço, para replantarmos as alfaces, assim que ficarem maior. As crianças vão acompanhando todo o processo. Quando as mudas estiverem maior serão fixadas em garrafas pets num pallet, no solário, onde as crianças poderão acompanhar mais de perto todo o crescimento e colheita.

0
0
quase 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_img_20220723_191841825
CEI BARBARA HELIODORA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI BARBARA HELIODORA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI BARBARA HELIODORA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI BARBARA HELIODORA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI BARBARA HELIODORA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI BARBARA HELIODORA
SAO PAULO, SP

e mais 12 membros (ver todos)