Top_default

Agentes mirins do desperdícios

CEI JARDIM MATARAZZO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

estamos trabalhando com alimentação saudável e conscientização ao desperdício

Atividades:

conhecimento prévio do assuntos abordados

Desejos:

consumo consciente dos alimentos

Pessoas:

alunos da unidade

Novidades da equipe

07. Que bom! Que tal... Que pena.

8
Out

Chegamos ao final do Percurso Comer, Dividir e Brincar, e gostaríamos de contar com sua ajuda para melhorar os percursos do Edukatu.

É bem simples, basta completar três frases:

  • QUE BOM...
  • QUE TAL...
  • QUE PENA...

Explicando:

  • Que bom são coisas que você encontrou no Percurso e gostou. Atividades, textos, vídeos, o blog, qualquer coisa que tenha gostado.
  • Que tal são coisas que você gostaria que tivesse, mas não tem.
  • Que pena são coisas que você não gostou, e pode sugerir como podemos fazer diferente.

Prontinho. Agora é só completar as três questões e terá finalizado o percurso.

Sua contribuição vai ajudar a melhorar os próximos percursos. Por isso, é tão importante sua participação. Vamos lá?!

Blank

Resposta:

QUE BOM...que encontramos pelo nosso caminho pessoas e institutos que abordam e nos dão suportes para trabalhar temas tão importantes como estes, e que através do compartilhamos com nossas crianças podemos transformar pelo menos um pouquinho nosso planeta. Foi tudo muito bom, mas o que mais gostei e as crianças também foram os vídeos bem explicados de forma clara que até mesmo crianças menores conseguiram entender o recado. QUE TAL... gostaria que o curso fosse um pouquinho mais longo, com um tempo maior para realizar todas as atividades propostas e adaptações necessárias. QUE PENA...uma coisa que não gostei, acredito por ter tido dificuldade foi no cadastro e visual das crianças. Fiquei confusa na realização e não entendi o funcionamento.

0
0
quase 2 anos

07. Que bom! Que tal... Que pena.

8
Out

Chegamos ao final do Percurso Comer, Dividir e Brincar, e gostaríamos de contar com sua ajuda para melhorar os percursos do Edukatu.

É bem simples, basta completar três frases:

  • QUE BOM...
  • QUE TAL...
  • QUE PENA...

Explicando:

  • Que bom são coisas que você encontrou no Percurso e gostou. Atividades, textos, vídeos, o blog, qualquer coisa que tenha gostado.
  • Que tal são coisas que você gostaria que tivesse, mas não tem.
  • Que pena são coisas que você não gostou, e pode sugerir como podemos fazer diferente.

Prontinho. Agora é só completar as três questões e terá finalizado o percurso.

Sua contribuição vai ajudar a melhorar os próximos percursos. Por isso, é tão importante sua participação. Vamos lá?!

Blank

Resposta:

QUE BOM...que encontramos pelo nosso caminho pessoas e institutos que abordam e nos dão suportes para trabalhar temas tão importantes como estes, e que através do compartilhamos com nossas crianças podemos transformar pelo menos um pouquinho nosso planeta. Foi tudo muito bom, mas o que mais gostei e as crianças também foram os vídeos bem explicados de forma clara que até mesmo crianças menores conseguiram entender o recado. QUE TAL... gostaria que o curso fosse um pouquinho mais longo, com um tempo maior para realizar todas as atividades propostas e adaptações necessárias. QUE PENA...uma coisa que não gostei, acredito por ter tido dificuldade foi no cadastro e visual das crianças. Fiquei confusa na realização e não entendi o funcionamento.

0
0
quase 2 anos

06. Piquenique na rua

8
Out

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com o planejamento pronto, você precisa agora realizar o(s) piquenique(s). Pode ser no parque, na praça, na praia, no condomínio, na quadra do bairro, na escola ou até na sua casa.

Use o guia produzido pelo Akatu sempre que tiver dúvidas, ele tem ótimas dicas que podem ajudar.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou o(s) piquenique(s), ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente como foi fazer essa campanha.

Blank

Resposta:

Esta atividade infelizmente ainda não foi possível realizar, pois como as crianças são muito pequenas, requer um tempo e recursos mais elaborados para execução.

0
0
quase 2 anos

06. Piquenique na rua

8
Out

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com o planejamento pronto, você precisa agora realizar o(s) piquenique(s). Pode ser no parque, na praça, na praia, no condomínio, na quadra do bairro, na escola ou até na sua casa.

Use o guia produzido pelo Akatu sempre que tiver dúvidas, ele tem ótimas dicas que podem ajudar.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou o(s) piquenique(s), ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente como foi fazer essa campanha.

Blank

Resposta:

Esta atividade infelizmente ainda não foi possível realizar, pois como as crianças são muito pequenas, requer um tempo e recursos mais elaborados para execução.

0
0
quase 2 anos

05. Campanha

8
Out

Organize sua campanha!

Esse é o momento para sua equipe se reunir para preparar uma atividade de mobilização: realizar piqueniques sustentáveis e convidar todo mundo para participar.

Você sabe o que é mobilizar? É convocar vontades de pessoas para que alterem seus comportamentos individuais de forma a usar o poder transformador dos seus atos de consumo para contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta.

Para se inspirar, assista ao vídeo abaixo. A campanha Satisfeito é um movimento de combate à fome de crianças e ao desperdício de alimentos, com base em uma pequena mudança de hábitos em restaurantes.

Legal, né? Podemos usar os piqueniques para que outras pessoas também aprendam mais sobre o consumo de alimentos de forma consciente e divertida.

Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para os piqueniques de sua equipe. E planeje as atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:

Assista...

Blank
Blank

Resposta:

Planejamos fazer alguns cartazes, com figuras e desenhos das próprias crianças abordando o tema "consumo de alimentos de forma consciente e divertida". E anexar em pontos estratégicos com comercio, estabelecimento locais entre outros, onde a circulação de pessoas é grande todos os dias.

0
0
quase 2 anos

05. Campanha

8
Out

Organize sua campanha!

Esse é o momento para sua equipe se reunir para preparar uma atividade de mobilização: realizar piqueniques sustentáveis e convidar todo mundo para participar.

Você sabe o que é mobilizar? É convocar vontades de pessoas para que alterem seus comportamentos individuais de forma a usar o poder transformador dos seus atos de consumo para contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta.

Para se inspirar, assista ao vídeo abaixo. A campanha Satisfeito é um movimento de combate à fome de crianças e ao desperdício de alimentos, com base em uma pequena mudança de hábitos em restaurantes.

Legal, né? Podemos usar os piqueniques para que outras pessoas também aprendam mais sobre o consumo de alimentos de forma consciente e divertida.

Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para os piqueniques de sua equipe. E planeje as atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:

Assista...

Blank
Blank

Resposta:

Planejamos fazer alguns cartazes, com figuras e desenhos das próprias crianças abordando o tema "consumo de alimentos de forma consciente e divertida". E anexar em pontos estratégicos com comercio, estabelecimento locais entre outros, onde a circulação de pessoas é grande todos os dias.

0
0
quase 2 anos

04. Expedição na cozinha

8
Out

HORA DO RECREIO!

Você sabe como é preparada a merenda da sua escola? Os alimentos são aproveitados integralmente? Quais medidas existem para evitar o desperdício? Quais poderiam ser feitas?

Muitos questionamentos... Chame sua equipe e vá até a cozinha ou cantina e converse com a equipe da merenda sobre o consumo consciente de alimentos. Vocês podem usar novamente as 11 dicas para minimizar o desperdício dentro de casa do Instituto Akatu.

Registre a entrevista: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Quando terminarem a expedição, compartilhem com a gente para que todos possam saber como foi. Com isso, poderemos ver o que é parecido e o que é diferente em cada escola.

Curioso? A gente também. Posta logo!

Blank

Resposta:

Fizemos uma visita até o refeitório fora do horário das refeições e convidamos duas das cozinheiras da nossa unidade para conversar como era realizados as refeições. Elas tiveram o prazer de conversar um pouquinho com as crianças sobre este tema e registrei as repostas abaixo: Como é preparada a merenda da escola? Primeiro elas observam o cardápio, depois fazem a seleção dos alimentos que elas iram utilizar, fazem a higienização adequado e iniciam o preparo. Os alimentos são aproveitados integralmente? Nem sempre elas conseguem aproveitar os alimentos integrais. Que medidas são adotadas hoje para evitar o desperdício? Conversas e conscientização de todos, utilização dos alimentos de diversas formas, como sucos com as frutas mais maduras ou preparos de outros alimentos. Que medidas poderiam ser adotadas? Elas disseram que já fazem o planejamento das refeições um modo de combater o desperdício alimentar.

0
0
quase 2 anos

04. Expedição na cozinha

8
Out

HORA DO RECREIO!

Você sabe como é preparada a merenda da sua escola? Os alimentos são aproveitados integralmente? Quais medidas existem para evitar o desperdício? Quais poderiam ser feitas?

Muitos questionamentos... Chame sua equipe e vá até a cozinha ou cantina e converse com a equipe da merenda sobre o consumo consciente de alimentos. Vocês podem usar novamente as 11 dicas para minimizar o desperdício dentro de casa do Instituto Akatu.

Registre a entrevista: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Quando terminarem a expedição, compartilhem com a gente para que todos possam saber como foi. Com isso, poderemos ver o que é parecido e o que é diferente em cada escola.

Curioso? A gente também. Posta logo!

Blank

Resposta:

Fizemos uma visita até o refeitório fora do horário das refeições e convidamos duas das cozinheiras da nossa unidade para conversar como era realizados as refeições. Elas tiveram o prazer de conversar um pouquinho com as crianças sobre este tema e registrei as repostas abaixo: Como é preparada a merenda da escola? Primeiro elas observam o cardápio, depois fazem a seleção dos alimentos que elas iram utilizar, fazem a higienização adequado e iniciam o preparo. Os alimentos são aproveitados integralmente? Nem sempre elas conseguem aproveitar os alimentos integrais. Que medidas são adotadas hoje para evitar o desperdício? Conversas e conscientização de todos, utilização dos alimentos de diversas formas, como sucos com as frutas mais maduras ou preparos de outros alimentos. Que medidas poderiam ser adotadas? Elas disseram que já fazem o planejamento das refeições um modo de combater o desperdício alimentar.

0
0
quase 2 anos

03. Cozinha experimental

6
Out

Atividade em grupo :D

Pegue aquela receita deliciosa que você escolheu na atividade anterior e faça uma reunião com sua equipe. Juntos vocês vão escolher uma delas, preparar e experimentar.

Como ficou a receita pronta? Qual a cor e cheiro predominantes? Resultou em um alimento macio, crocante, ou mais líquido?

Ou vocês podem fazer uma super degustação, preparando todas e escolhendo qual delas ficou mais gostosa. Lembrando sempre de dar preferência para alimentos da época, que sejam da sua região, de preferência orgânicos e do comércio local - além de mais saborosos, são mais sustentáveis.

Já estamos com água na boca para ver as preparações de vocês! Contem qual escolheram e postem fotos da equipe fazendo a atividade, do prato final e da partilha da comida. Huuuummm!

Blank

Resposta:

Após uma conversa com as crianças onde poderíamos utilizar os alimentos que eles mais gostaram, a maioria falou que a sopa era uma boa ideia. Aproveitamos que na unidade tem o hábito de realizar sopa, solicitamos que fossem introduzidos alguns alimentos que as crianças haviam provados. A receita ficou bem colorida com os legumes e tubérculos, o cheiro que acompanhava o prato era prazeroso, não foi possível as crianças detectarem o aroma que despertava, pois era uma mistura de vários. Ao provarem as crianças disseram que os alimentos estavam bem macies, bem gostosos e que tinha algumas coisinhas verdes (temperos naturais), mas que era bom.

0
0
quase 2 anos

03. Cozinha experimental

6
Out

Atividade em grupo :D

Pegue aquela receita deliciosa que você escolheu na atividade anterior e faça uma reunião com sua equipe. Juntos vocês vão escolher uma delas, preparar e experimentar.

Como ficou a receita pronta? Qual a cor e cheiro predominantes? Resultou em um alimento macio, crocante, ou mais líquido?

Ou vocês podem fazer uma super degustação, preparando todas e escolhendo qual delas ficou mais gostosa. Lembrando sempre de dar preferência para alimentos da época, que sejam da sua região, de preferência orgânicos e do comércio local - além de mais saborosos, são mais sustentáveis.

Já estamos com água na boca para ver as preparações de vocês! Contem qual escolheram e postem fotos da equipe fazendo a atividade, do prato final e da partilha da comida. Huuuummm!

Blank

Resposta:

Após uma conversa com as crianças onde poderíamos utilizar os alimentos que eles mais gostaram, a maioria falou que a sopa era uma boa ideia. Aproveitamos que na unidade tem o hábito de realizar sopa, solicitamos que fossem introduzidos alguns alimentos que as crianças haviam provados. A receita ficou bem colorida com os legumes e tubérculos, o cheiro que acompanhava o prato era prazeroso, não foi possível as crianças detectarem o aroma que despertava, pois era uma mistura de vários. Ao provarem as crianças disseram que os alimentos estavam bem macies, bem gostosos e que tinha algumas coisinhas verdes (temperos naturais), mas que era bom.

0
0
quase 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
INSTITUTO AKATU
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM MATARAZZO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM MATARAZZO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM MATARAZZO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM MATARAZZO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM MATARAZZO
SAO PAULO, SP

e mais 12 membros (ver todos)