Top_whatsapp_image_2022-11-08_at_08.22.28

Duarte Fazendo sua parte

EMEF ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA PROF | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Os alunos foram apresentados para os ODS a partir de textos, vídeos e conversas, através de diálogos os alunos escolheram temas relacionados a impactos ambientais causados pelos seres humanos que precisam diminuir para desenvolver o crescimento sustentável global e estão relacionados com meta da agenda 2030

Atividades:

Confecção de decorações sustentáveis para a festa de Halloween: morcegos a partir de rolos de papel higiênicos pera pendurar no teto, caixão e cruzes feito com caixas de papelão que chegam semanalmente na escola com a merenda. :Pesquisas e produção de slides em grupo com apresentação para os outros alunos visando a conscientização, alguns temas foram sobre desmatamento da Amazônia, testes de cosméticos em animais, crimes ambientais, hábitos sustentáveis, poluição dos oceanos e aquecimento global.

Desejos:

Novas formas de confeccionar trabalhos escolares com menos desperdícios, maior conscientização do real impacto do uso dos materiais e do destino final desses produtos. Ter maior preocupação com o conteúdo, mas também com o processo de confecção e de tudo que será produzido em cada projeto que desenvolverem futuramente.

Pessoas:

A equipe envolve alunos. Eles recolheram matérias recicláveis e reutilizáveis com outros alunos e a comunidade escolar para confeccionar decorações para a festa de Halloween da escola. Além da realização de pesquisas, montagem de slides e apresentação de trabalhos sobre assuntos relacionados a sustentabilidade e problemas ambientais.

Novidades da equipe

05. Avaliação

29
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Muito importante

0
0
quase 2 anos
Publicado por Arthur Bezerra Mota

04. Mão na massa!

29
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Sim ficou lindo

0
0
quase 2 anos
Publicado por Arthur Bezerra Mota

03. Desenhando a Campanha

29
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Recolhemos matérias recicláveis e reutilizáveis para fazer morcegos caixões lápides de decoração para a festa

0
0
quase 2 anos
Publicado por Arthur Bezerra Mota

02. Planejando a campanha

29
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Medium_192f9d2c-b415-44e7-9928-2c77f489a793

Resposta:

Reutilizar materiais para fazer decorações sustentáveis

0
0
quase 2 anos
Publicado por Arthur Bezerra Mota

13. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

29
Nov

Chegamos ao final da primeira fase. Você gostou do que vimos neste percurso?

Escreva abaixo quais atividades você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar! :D

Blank

Resposta:

Adorei achei tranquilo

0
0
quase 2 anos

11. Direto da Horta

29
Nov

Por que é tão importante a gente saber de onde vem o nosso alimento?

Todo produto tem a sua história. E ela pode ser mais ou menos sustentável. É assim também com os alimentos. Que tal conhecer uma horta e ver de perto como os alimentos são produzidos?

Junte sua equipe e visite uma horta mais próxima da escola. Vale também visitar uma feira livre. Nas capitais do Brasil, são 140 feiras orgânicas e agroecológicas. Veja se há uma próxima a sua escola no site do IDEC.

Durante a visita anotem pontos importantes, como quais alimentos vocês encontraram, como foram produzidos, se foi utilizado agrotóxico, fertilizantes, que tipo de adubo e quais recursos foram investidos na produção.

Depois conte pra gente quais foram as descobertas que vocês fizeram durante a visita.

Blank

Resposta:

Faço parte do projeto horta e ajudo toda semana

0
0
quase 2 anos

10. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

29
Nov

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

Blank

Resposta:

O pátio fica parecendo que teve guerra, os lixos cheios, estamos pensando em conversar coma a turmas sobre isso, eu já tô evitando o desperdício e fazemos minha parte

0
0
quase 2 anos

09. Desafio em grupo

29
Nov

Atividade em grupo \0/

Tem gosto de quê?

Vamos fazer uma experiência, escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja da região ou que seja encontrada com facilidade. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos.

Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto acrescente um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

Boa degustação!

Blank

Resposta:

A prof trouxe várias coisas novas comemos algumas vendadas pra saber se conhecíamos o gosto depois comemos normal

0
0
quase 2 anos

05. Muito mais que alimento

29
Nov

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Descubra quais alimentos são iguais nos diários do grupo. Depois veja quais deles são industrializados, escolha um e pesquise as informações que estão na embalagem. Durante a pesquisa tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Você vai notar que, qualquer que seja o produto, a embalagem traz a lista de seus ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Não sabe o que isso significa ou como ler essas informações? Confira no texto Alimentação Boa Pra Você. Essas informações podem ajudar, e muito, a compor refeições mais equilibradas.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

Pesquisamos sobre o milho vimos que ele é muito bom dia versátil

0
0
quase 2 anos

13. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

29
Nov

Chegamos ao final da primeira fase. Você gostou do que vimos neste percurso?

Escreva abaixo quais atividades você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar! :D

Blank

Resposta:

Gostei, principalmente de comer. Não tudo, mas gostei das frutas

0
0
quase 2 anos
Publicado por Kaue de Souza Viana

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_c80dff4b-de82-453e-ae75-fa4593288337
EMEF ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA PROF
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA PROF
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA PROF
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA PROF
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA PROF
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA PROF
SAO PAULO, SP

e mais 1 membro (ver todos)