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Sabores nativos: descobrindo e degustando as PANCs

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sou a Anna Paola Braga Santine - RF 808.451-3 (Professora de História e “horticultora amadora”) e em parceria com a Juliana Moreira Silva - RF 846.714-5 (Professora de Inglês e “cozinheira experimental”), criamos o projeto “Sabores nativos: descobrindo e degustando as PANCs”, que será desenvolvido (durante o horário do almoço) em SME, com os nossos colegas de Núcleo. O objetivo desse projeto é apresentar o conceito de PANCs e apreciar (conhecer) algumas plantas, explorando seus sabores únicos, através da degustação de receitas, promovendo assim a valorização e o consumo dessas espécies que, embora possuam potencial alimentício e benefícios nutricionais, são pouco cultivadas/utilizadas na culinária tradicional.

Atividades:

Para darmos início ao projeto, realizamos algumas pesquisas sobre as variedades das PANCs (que incluem desde as espécies nativas ou adventícias), algumas características, requisitos de cultivo, valor nutricional e possíveis usos culinários (folhas, flores, frutas e raízes). E com base nessas análises selecionamos algumas plantas para apresentarmos aos colegas, as escolhidas foram: Peixinho da horta (também conhecida como lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-lebre e orelha-de-porco), Capuchinha (conhecida também como nastúrcio, chaguinha, mastruço-do-peru), Ora-pro-nóbis (também conhecida como carne-de-pobre), Taioba e Dente-de-leão (coroa-de-monge, quartilho e taráxaco). Conversaremos ainda sobre a importância da diversificação da alimentação e da preservação da biodiversidade por meio das PANCs, que não precisam necessariamente ser cultivadas, e sim mantidas e manejadas de acordo com as condições de solo e interesse em sua manutenção e propagação.

Desejos:

Atualmente, existe uma necessidade urgente de inter-relação entre conhecimento científico e popular, além da busca de maior integração entre economia e biodiversidade, promovendo a conservação de forma sustentável, inclusive na nossa alimentação. E pensando nisso, nosso objetivo é promover/desenvolver maior consciência ambiental sobre a necessidade de cuidados com a agrobiodiversidade e alimentação saudável e sustentável, incentivando o uso de práticas orgânicas e a conservação dos recursos naturais. Com esse intuito, criamos o presente projeto para divulgar a importância das PANCs, além de facilitar o seu reconhecimento (e valorização) em canteiros, jardins ou hortas.

Pessoas:

O nosso Núcleo é composto por 15 pessoas (sendo 1 diretor, 1 coordenador, 11 professores e 2 estagiários) e todos os integrantes terão acesso as PANCs, bem como serão convidados a degustarem algumas plantas e compartilharem receitas para a confecção de um livrinho da equipe, que será compartilhado com quem tiver interesse e foi disponibilizado no campo de documento para dowload.

Novidades da equipe

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

31
Mai

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

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Resposta:

Amei todas as atividades e aprendizados desse curso.

12. Direto da Horta

31
Mai
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Resposta:

Introdução: O objetivo deste relatório é fornecer um guia de aventura na horta, destacando informações relevantes sobre o espaço, seu funcionamento, os alimentos cultivados e os desafios enfrentados. Os exploradores são convidados a descobrir e explorar a horta, experimentando a emoção de cultivar alimentos e contribuir para a sustentabilidade alimentar. Quantidade de pessoas envolvidas no cuidado do espaço: A horta é cuidada por três pessoas dedicadas ao cultivo e manutenção do local. Características climáticas do local: O clima da região apresenta umidade, chuvas, e clima predominantemente mais agradável pior causa da proximidade com a mata atlântica, incluindo temperaturas médias, pluviosidade e estações do ano distintas. Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção: Na horta, utilizamos uma variedade de equipamentos, como enxadas, pás, regadores, ferramentas de poda, luvas de jardinagem e adubos orgânicos para ajudar no cultivo e na manutenção adequada das plantas. Recursos necessários para o funcionamento: Para garantir o funcionamento adequado da horta, são necessários recursos como água para irrigação, solo saudável e fértil, sementes ou mudas de qualidade, materiais de proteção para as plantas (rede contra insetos, por exemplo) e mão de obra dedicada. Alimentos plantados: Na horta, cultivamos uma variedade de alimentos, como cambuci, couve, acelga, incluindo legumes, verduras, ervas e frutas. Plantio na época seca ou chuvosa: O plantio na horta é adaptado à época seca ou chuvosa da região. Dependendo das condições climáticas, podemos ter plantios tanto na época seca quanto na chuvosa, utilizando técnicas de irrigação adequadas. Decisões sobre o que cultivar: As decisões sobre o que cultivar na horta são tomadas coletivamente, envolvendo as pessoas responsáveis pelo cuidado do espaço. São considerados fatores como sazonalidade, demanda dos consumidores e viabilidade do cultivo nas condições locais. Principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta: Alguns dos principais problemas enfrentados para produzir uma grande variedade de alimentos na horta incluem: pragas e doenças que podem afetar as plantas, falta de água durante períodos de estiagem, disponibilidade limitada de sementes ou mudas de algumas espécies, e restrições de espaço físico para ampliar a variedade de cultivos. Melhorias para produzir uma maior variedade de alimentos: Para produzir uma maior variedade de alimentos na horta, algumas melhorias podem ser consideradas, tais como: Implementar técnicas de manejo integrado de pragas e doenças para minimizar os danos às plantas; Investir em sistemas de captação e armazenamento de água para períodos de escassez; Estabelecer parcerias com outras hortas locais para troca de sementes e mudas

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

31
Mai
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Resposta:

Neste relatório, abordaremos a questão do desperdício de merenda em nossa escola. Observamos um padrão de desperdício de alimentos durante o horário do lanche, o que motivou nossa equipe a investigar a situação e propor soluções viáveis para reduzir essa problemática. Coleta de Dados: Para compreender a extensão do desperdício de merenda, nossa equipe realizou um levantamento durante uma semana, registrando a quantidade de alimentos que eram descartados pelos estudantes. Fizemos anotações diárias sobre os tipos de alimentos desperdiçados, bem como os motivos possíveis para tal desperdício. Resultados: Após a análise dos dados coletados, identificamos os seguintes resultados significativos: Quantidade de Desperdício: Ficamos surpresos com a quantidade de alimentos desperdiçados diariamente. Observamos que uma grande quantidade de frutas, legumes e pães eram descartados, representando uma perda significativa. Motivos do Desperdício: Conversamos com os estudantes e percebemos que diversos fatores contribuíam para o desperdício. Alguns alunos afirmaram que não gostavam de certos alimentos oferecidos, enquanto outros mencionaram a falta de tempo para comer tudo ou a preferência por lanches comprados fora da escola. Análise e Discussão: Com base nos resultados obtidos, nossa equipe realizou uma análise aprofundada e discutiu possíveis soluções para enfrentar o problema do desperdício de merenda em nossa escola: Campanhas de Conscientização: Reconhecemos a importância de educar os estudantes sobre a importância de evitar o desperdício de alimentos. Propomos a implementação de campanhas de conscientização, palestras e atividades que enfatizem a valorização da comida e os impactos do desperdício. Cardápio Participativo: Uma ideia interessante seria envolver os estudantes na escolha dos alimentos que são servidos durante o lanche. Permitir que eles participem da elaboração do cardápio pode aumentar o interesse e a aceitação dos alimentos, reduzindo o desperdício. Porções Adequadas: Consideramos importante ajustar as porções de merenda servidas, evitando excessos que levem ao descarte de alimentos. Estudar as necessidades e preferências dos estudantes pode auxiliar na determinação de porções mais adequadas e reduzir o desperdício. Conclusão: O desperdício de merenda em nossa escola é uma questão preocupante que requer ação imediata. Por meio da conscientização, envolvimento dos estudantes e ajustes no cardápio e nas porções, podemos minimizar significativamente o desperdício de alimentos. Recomendamos a implementação das soluções propostas e o acompanhamento contínuo para avaliar sua eficácia. Acreditamos que, juntos, podemos criar um ambiente escolar mais sustentável e responsável em relação à alimentação.

10. Tem gosto de quê?

31
Mai
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Resposta:

Relatório de Degustação de Suco de Cambuci: Comparação entre adoçado e não adoçado Introdução: Este relatório descreve a experiência de degustação do suco da fruta Cambuci, adoçado e não adoçado. A fruta escolhida, Cambuci, é uma opção menos conhecida e comumente consumida no dia a dia, mas é facilmente encontrada em nossa região. O objetivo foi avaliar a diferença de sabor entre as versões adoçada e não adoçada do suco de Cambuci. Método: Preparação do suco: Utilizamos frutas frescas de Cambuci para extrair o suco. Preparamos duas versões de suco: uma adoçada com açúcar e outra sem adição de açúcar. Degustação: Todos os membros da equipe experimentaram ambos os sucos, registrando suas impressões e comparando as diferenças de sabor. Resultados: A degustação dos sucos de Cambuci resultou em percepções interessantes. Aqui estão os principais resultados da experiência: Suco adoçado: O suco de Cambuci adoçado com açúcar apresentou um sabor mais suave e equilibrado. O açúcar adicionado ajudou a realçar a doçura natural da fruta e tornou o suco mais agradável ao paladar. Suco não adoçado: O suco de Cambuci sem adição de açúcar revelou um sabor mais ácido e levemente amargo. Alguns membros da equipe apreciaram essa característica única, destacando a experiência mais próxima da fruta fresca. Comparação e Preferências: Após a degustação, a equipe compartilhou suas preferências pessoais em relação aos dois sucos de Cambuci: Preferência pelo suco adoçado: Alguns membros da equipe destacaram que preferiram o suco adoçado, pois a doçura balanceada tornou a bebida mais agradável e fácil de beber. O sabor doce ressaltou as características frutadas do Cambuci. Preferência pelo suco não adoçado: Outros membros da equipe apreciaram a autenticidade do suco não adoçado. Eles valorizaram a acidez e o leve amargor, desfrutando de uma experiência mais próxima da fruta fresca. Conclusão: A degustação dos sucos de Cambuci, tanto adoçado quanto não adoçado, proporcionou uma experiência interessante. A equipe teve a oportunidade de explorar os diferentes sabores que a fruta oferece. Alguns preferiram o equilíbrio do suco adoçado, enquanto outros valorizaram a autenticidade do suco sem adição de açúcar. A diversidade de preferências ressalta a importância de experimentar diferentes opções e descobrir o que mais agrada o paladar individualmente.

06. O que tem no seu alimento?

31
Mai
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Resposta:

Introdução: O objetivo deste relatório é destacar os perigos potenciais de consumir bolacha recheada em excesso, devido à sua composição nutricional. Embora a bolacha recheada seja um lanche popular e saboroso, é importante estar ciente dos possíveis impactos negativos à saúde quando consumida em grandes quantidades. Composição Nutricional: Açúcares Adicionados: As bolachas recheadas geralmente contêm uma quantidade significativa de açúcar adicionado. O consumo excessivo de açúcar pode levar a problemas de saúde, como ganho de peso, aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e cárie dentária. Gorduras Saturadas e Trans: As bolachas recheadas também podem conter gorduras saturadas e gorduras trans. O consumo excessivo dessas gorduras pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como colesterol elevado e obstrução das artérias. Calorias: As bolachas recheadas tendem a ser densas em calorias, devido à sua combinação de açúcar, gordura e carboidratos refinados. Consumir um excesso de calorias pode levar ao ganho de peso e desequilíbrio energético. Nutrientes Limitados: Embora as bolachas recheadas possam fornecer um certo nível de carboidratos e, em alguns casos, uma pequena quantidade de proteínas, elas são geralmente carentes de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e fibras alimentares. Consequências do Consumo Excessivo: Ganho de Peso: Devido ao alto teor de açúcar e calorias das bolachas recheadas, o consumo excessivo pode levar ao ganho de peso. Isso ocorre quando a ingestão calórica é maior do que a quantidade de calorias queimadas pelo corpo. Problemas de Saúde: O consumo excessivo de açúcar e gorduras saturadas pode aumentar o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e hipertensão. Desequilíbrio Nutricional: Ao optar por bolachas recheadas em detrimento de alimentos mais saudáveis e nutritivos, pode haver uma deficiência de vitaminas, minerais e fibras alimentares essenciais para uma alimentação equilibrada. Recomendações: Consumo Moderado: Recomenda-se consumir bolachas recheadas com moderação, limitando a quantidade e a frequência. Optar por lanches mais saudáveis, como frutas, iogurte ou castanhas, pode ser uma alternativa mais nutritiva. Leitura do Rótulo: Ao comprar bolachas recheadas, é importante ler atentamente as informações nutricionais e os ingredientes listados no rótulo. Procure por opções com menor teor de açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans. Equilíbrio na Alimentação: Mantenha uma alimentação equilibrada e variada, incluindo uma variedade de alimentos saudáveis, como frutas

02. Alimentação Boa Pra Você

31
Mai
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Resposta:

A turma foi dividida em grupos, sendo cada grupo responsável por pesquisar as características de um grupo alimentar específico: proteína, carboidrato, lipídio (gorduras), frutas (reguladores) e hortaliças (reguladores). Foi enfatizada a importância de buscar informações em fontes confiáveis, especialmente se a pesquisa fosse realizada na Internet. Os alunos e alunas foram incentivados a compartilhar o conteúdo das suas pesquisas nos espaços de resposta da atividade. Durante o desenvolvimento da atividade, os meios de pesquisa mais utilizados pela turma foram a Internet, livros e materiais disponíveis na biblioteca da escola. Durante a atividade, os alunos e alunas demonstraram interesse em aprender sobre a importância de cada grupo alimentar e os benefícios de uma alimentação equilibrada. Eles se engajaram na pesquisa, discutiram entre si e compartilharam informações relevantes nos espaços de resposta. Alguns alunos relataram dificuldades em encontrar fontes confiáveis de informação, mas essas dificuldades foram superadas com o auxílio do professor, que orientou sobre a importância de verificar a credibilidade das fontes. As informações que mais chamaram a atenção dos alunos e alunas foram relacionadas aos benefícios de cada grupo alimentar para a saúde. Eles perceberam a importância de consumir proteínas para o crescimento e reparação dos tecidos, carboidratos como fonte de energia, gorduras em quantidades adequadas para o funcionamento do organismo, além dos nutrientes presentes em frutas e hortaliças que contribuem para a saúde geral. Em resumo, a atividade "Alimentação Variada e Saudável" foi realizada com êxito, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aprender sobre a importância de uma alimentação equilibrada e adquirir conhecimentos sobre os diferentes grupos alimentares.

01. Diário de Mesa

31
Mai
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Resposta:

Café da manhã: 1 xícara de café (feito em casa) 2 fatias de pão integral (comprado pronto) 1 colher de sopa de manteiga (comprado pronto) 2 fatias de queijo (comprado pronto) 1 fatia de presunto (comprado pronto) 1 copo de suco de laranja (feito em casa) Lanche da manhã: 1 maçã Almoço: 1 prato de arroz (feito em casa) 1 concha de feijão (feito em casa) 1 porção de filé de frango grelhado (feito em casa) 1 porção de legumes cozidos no vapor (feito em casa) Lanche da tarde: 1 banana Jantar: 1 prato de sopa de legumes (feito em casa) 1 porção de salada de alface, tomate e cenoura (feito em casa) 1 filé de salmão grelhado (feito em casa) 1 porção de batatas assadas (feito em casa) 1 copo de suco de limão (feito em casa)

13. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

30
Mai

Chegamos ao final da primeira fase. Você gostou do que vimos neste percurso?

Escreva abaixo quais atividades você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar! :D

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Resposta:

Adorei realizar o Percurso "Comer, Dividir e Brincar"! A atividade que mais gostei foi a vivenciada com o meu pai, sobre a construção e manutenção de nossa hortinha. É muito importante ter momentos de troca, aprendizado e convívio familiar, relembrando as nossas origens através de atividades que nos dão prazer e conhecimentos antepassados.

0
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mais de 1 ano
Publicado por Anna Paola Braga Santine

11. Direto da Horta

24
Mai
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Resposta:

Para realizar essa atividade, conversei com o meu pai (Rubens - 76 anos), que cuida de uma pequena horta que temos no quintal casa. Ele iniciou seu relato, contando que já cultivou (agricultura familiar) inúmeras espécies de hortaliças, ervas aromáticas e frutas, e que hoje, mantem somente as de “fácil” manejo, pois considera uma atividade gratificante e saudável. Em nossa horta, atualmente temos couve, alface, agrião, cebolinha, salsinha, manjericão, peixinho, jiló, capuchinha e alguns tipos de pimentas, além das frutas (um pé de cada) acerola, caqui, amora, limão e alguns pés de morango. A maioria desses alimentos foram plantados através de sementes ou trocas/doações entre vizinhos da nossa rua. Meu pai contou que utiliza, quando surge alguma praga ou doença (o que é muito raro), inseticidas naturais e caseiros, como água de fumo de corda, vinagre com chá de camomila ou chá de alho, pulverizando-os diretamente nas plantas. Os adubos utilizados são orgânicos, provenientes da compostagem, esterco de animais (aves e bovinos) e borra de café. Em relação a valores, meu pai não contabiliza os gastos, pois considera-os como investimentos em sua tranquilidade (hobby) e alimentação de qualidade.

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mais de 1 ano
Publicado por Anna Paola Braga Santine

10. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

24
Mai
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Resposta:

Para realizar essa atividade, observei o descarte (no lixo da copa) de alimentos ao final de três dias (entre os dias 22/05 e 24/05) e constatei que o desperdício é mínimo, quase nulo. A maioria da equipe realiza suas refeições de forma porcionada, através de marmitas “caseiras” previamente congeladas. O que é descartado diariamente são cascas e talos (eventualmente embalagens), e todos de forma correta.

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mais de 1 ano
Publicado por Anna Paola Braga Santine

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O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

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