Top_whatsapp_image_2023-07-11_at_14.26.25

Escola Municipal Nucleada Linha Vitória

ESCOLA MUNICIPAL NUCLEADA LINHA VITORIA | LEBON REGIS - SC

Projeto da equipe

Ideias:

Anterior à implantação do projeto Edukatu, já foram desenvolvidas iniciativas voltadas ao consumo consciente, reciclagem e sustentabilidade. Este ano iniciou-se o período integral, que conta com o envolvimento de todos os professores, dentro deste período destaca-se a disciplina de Qualidade de Vida e Sustentabilidade, que trabalha tanto a teoria quanto a prática em atividades de horta e ajardinamento. Realizamos também a coleta de embalagens e cartelas de medicamentos para dar o destino correto.

A partir daqui vamos implementar um projeto de destino correto do lixo produzido na escola, com a coleta de recicláveis e utilização de resíduos orgânicos na compostagem da horta. Os resíduos recicláveis produzidos na escola serão coletados e receberão o destino correto, transportados conforme a demanda ao galpão de reciclagem municipal, localizado a 28 Km da escola. Materiais em bom estado como embalagens plásticas e latas serão reintroduzidos na confecção de brinquedos para os educandos.

Atividades:

Compostagem; Separação de lixo na cozinha; Lixeiras específicas para cada material; Recolhimento de embalagens de remédios com sacolas coletoras nas salas; Preparo do terreno da horta e ajardinamento; Cisterna para irrigação com coleta de água pluvial; Resíduos sanitários tratados com fossa séptica.

Desejos:

Desejamos manter em prática o conhecimento adquirido através do instituto Edukatu, tanto na escola quanto nas residências das famílias dos educandos.

Pessoas:

Toda a comunidade escolar está envolvida. De forma direta estão envolvidas 71 pessoas, dentre elas os professores, os educandos, a gestora, a servente, a estagiária, e a cozinheira. De forma indireta, todo o entorno escolar e a comunidade de pais de alunos.

Novidades da equipe

08. Feira de Ciências

26
Jul

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Blank

Resposta:

06. Desafio dos 4 Rs

26
Jul

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Blank

Resposta:

Tenho um projeto na escola de vasos feito com embalagens de plásticos onde vem os produtos de limpeza, criamos vários modelos

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

26
Jul

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

o consumo consciente depende de cada um, o descarte nas lixeiras seletivas é uma grande valia, na nossa escola já possuímos as lixeiras, estamos em processo de conscientização com os alunos.

10. O que achou do percurso?

24
Jul


Já terminamos o Percurso SOS Água!


Mas nossa ação está apenas começando, já que o consumo consciente de água na escola e em casa precisa estar presente todos os dias.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso SOS Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Gostei muito, umas maneiras boas de preservar e cuidar do desperdício das águas.

09. Toda a escola unida!

24
Jul


Agora que vocês já pensaram em tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos chamar todos na escola para ajudarem a transformá-la num exemplo de consumo consciente de água.

Durante as atividades, lembre-se de fazer fotos e vídeos das pessoas participando e colocando em prática as ideias que vocês pensaram.


Depois, escreva o que achou da campanha e publique a foto de alguma atividade. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido.

Blank

Resposta:

Juntos alunos, professores e pais unidos em um mesmo objetivo

08. Criando nossa campanha

24
Jul


Você sabe o que é uma campanha?


Já falamos sobre desperdício de água em casa e na escola e percebemos que podemos melhorar a forma como usamos a água.

Agora é hora de agir e colocar em prática tudo o que aprendemos. Mas não faremos isso sozinhos, vamos criar uma campanha para chamar toda a escola para ajudar. Todos juntos pelo consumo consciente de água na escola!

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é muito importante e não pode ser desperdiçada.



Então é isso... Criamos uma campanha quando, por exemplo, queremos mudar algo em nossa escola e precisamos que as pessoas se juntem para nos ajudar!

Que tal criar uma campanha para reduzir o desperdício e melhorar o uso de água na escola?


Vocês já escolheram algumas ideias para a escola colocar em prática, não é mesmo? Agora é hora de vocês pensarem o que você vão fazer para conseguir a ajuda de alunos, professores e funcionários. Veja algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem vamos chamar para ajudar?
  • O que podemos fazer para as pessoas aceitarem ajudar?
  • Como vamos organizar tudo?


Depois de conversarem, conte pra gente quais são os planos para a campanha na escola! Pode ser com um texto, um desenho, ou mesmo uma música.

Blank

Resposta:

utilizarei de desenho representativo na matéria de artes a qual eu sou professora

07. Ideias que transformam

24
Jul


O que as pessoas podem fazer para melhorar o consumo de água na escola?

Junte sua equipe de novo, olhem e conversem sobre os desenhos e descobertas que fizeram:

  • A escola toda está usando a água de forma consciente?
  • Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros lugares?
  • Vimos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
  • Descobrimos algum outro problema relacionado à água?


Depois, pesquisem ideias que ajudem a escola a melhorar o uso da água. Aqui vão algumas dicas.


Essas são apenas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou criar. Vocês também podem conversar com algum professor.

Para terminar, escolham as ideias que vocês acham que a escola conseguirá realizar.

Agora é só postar uma foto da turma na atividade e contar pra gente as ideias que surgiram no grupo.

Blank

Resposta:

na escola temos um recurso de cisterna onde acumulamos a água da chuva para limpezas e utilizar na horta

06. Investigadores em ação

24
Jul


É hora de descobrir como a água está sendo usada na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas e explore toda a escola à procura dos lugares onde as pessoas usam água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e outros locais.

Vejam também como as pessoas estão usando a água em cada lugar. Existe algum vazamento? A água está sendo usada sem desperdício?

Mas o desafio não acaba aí: desenhe o que vocês descobriram sobre o uso da água na escola.

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos para usar de exemplo, o que você achar mais divertido.

Outra ideia legal é criar um mapa da escola, colocando nele tudo o que seu grupo descobriu.



Para terminar esse desafio, faça uma foto do seu desenho e publique abaixo. Depois, escreva o que você achou da atividade.

Blank

Resposta:

ótima atividade

03. Banho e desperdício não combinam

24
Jul


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa... Vamos usá-la sem desperdício?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água, que equivale a 30 garrafas PET de 2,5L...
Já um banho de 10 minutos pode gastar 150 litros, o dobro de água recomendada...

Use um relógio ou celular com cronômetro para calcular o tempo do seu banho. Depois, tente diminuir a duração dos próximos banhos... Será que você consegue?

Aí vai uma dica: nos dias mais quentes, você pode fechar o chuveiro quando for se ensaboar... E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

A experiencia foi muito boa, temos que estar atentos aos detalhes que podem causar desperdícios.

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL NUCLEADA LINHA VITORIA
LEBON REGIS, SC
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL NUCLEADA LINHA VITORIA
LEBON REGIS, SC
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL NUCLEADA LINHA VITORIA
LEBON REGIS, SC
Thumb_sq_default
LEBON REGIS, SC
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL NUCLEADA LINHA VITORIA
LEBON REGIS, SC

e mais 5 membros (ver todos)