Top_download__1_

9SR

ESC EST ENS MEDIO SAO RAFAEL | FLORES DA CUNHA - RS

Projeto da equipe

Ideias:

Não, iremos iniciar.

Atividades:

O circuito será o início

Desejos:

Conscientização sobre a importância da sustentabilidade

Pessoas:

Professor de ciências e alunos

Novidades da equipe

07. O que você achou do Percurso Terra?

18
Jun

Já terminamos o Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Terra. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Achei o percurso terra muito bom.. uma coisa que incentivaria outras pessoas também a fazerem, com esse circuito aprendemos diversas coisas sobre meio ambiente, sustentabilidade, sobre a natureza, reciclagem e diversas outras coisas importantes que nem todos sabem! É um ótimo conhecimento e um ótimo percurso

0
0
aprox. 1 mês
Publicado por Gabriella Quintanilha
da Equipe 9SR

06. Campanha na rua!

18
Jun

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Blank

Resposta:

Ter criado uma campanha pela primeira vez foi uma experiência muito boa.. ter pensado, usado a criatividade e dado de tudo para montar um textinho de como seria a campanha foi uma experiência incrível que concerteza eu faria mais vezes..

0
0
aprox. 1 mês
Publicado por Gabriella Quintanilha
da Equipe 9SR

05. Campanha

18
Jun

Com as ideias da sua equipe mais claras, vamos falar de campanhas?!

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

Pausa! Para nos inspirar, que tal conhecer algumas iniciativas, como a campanha do Instituto Akatu contra o Desperdício de Alimentos (abaixo) e os cartazes feitos pelo grupo Fast, Free & Fun (esse link vai para uma página do Facebook, verifique se você pode acessá-la com sua conta pessoal).

Está na hora de fazer a nossa. Que tal tratar dos 4Rs, que vimos na fase anterior? Vamos pensar sobre a nossa campanha? O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem fazer um texto, um vídeo ou mesmo um desenho. Ou tudo junto. E publicar no espaço abaixo.

Compartilhem as ideias com outros participantes do Edukatu e vejam se alguém tem mais sugestões bacanas para vocês! Essa rede permite a troca! Experimente isso!

2008_desperdicio_jn_box_14_6x15
Blank

Resposta:

Campanha: Plante o futuro, colha a esperança! O objetivo dessa campanha seria incentivar o plantio das árvores e promover a sustentabilidade ambiental. Uma mensagem: Cada árvore plantada é um passo em direção a um futuro mais verde e sustentável para todos.

0
0
aprox. 1 mês
Publicado por Gabriella Quintanilha
da Equipe 9SR

04. Como seriam?

18
Jun

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre o ciclo de vida das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria? Como embalaríamos as coisas?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

bom.. nem tudo é feito de plástico, mas a grande maioria! como, materiais escolares, utensílios domesticos, embalagens etc. E bem, os objetos são feitos de diversos materiais, entretanto, se não fosse de plástico seria de: Metal, madeira, vidro, tecido, cerâmica etc

0
0
aprox. 1 mês
Publicado por Gabriella Quintanilha
da Equipe 9SR

02. De onde vêm as coisas?

18
Jun

Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas.

Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas tem impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.

Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!

Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Este produto tem características mais sustentáveis? Como é a embalagem para transportar e comercializar este produto? Do que a embalagem é feita? Este produto tem uma vida útil longa? Este produto pode ser reutilizado e transformado em outra coisa no fim de sua vida útil? Os componentes deste produto podem ser reciclados? Como deve ser seu descarte correto?

Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:

Assista...

Blank

Resposta:

Os produtos que consumimos vem do planeta Terra! E muitos deles são feitos de diversas coisas. Ex: alumínio, papel, vidro etc..

0
0
aprox. 1 mês
Publicado por Gabriella Quintanilha
da Equipe 9SR

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

18
Jun

Nós estamos todos conectados! Nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Para minimizar os impactos negativos, é preciso que cada um faça sua parte e consuma de maneira consciente!

Desafio: Separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como é possível diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com sua família sobre que mudanças vocês podem adotar, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

At3
Blank

Resposta:

para as lixeiras

0
0
aprox. 1 mês
Publicado por Thayla Rancan Dutra
da Equipe 9SR

13. Que bom! Que tal? Que pena!

18
Jun


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

eu aprendi a calcular o troco de energia, so isso mesmo

0
0
aprox. 1 mês
da Equipe 9SR

12. Hora de celebrar!

18
Jun

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Feli
Blank

Resposta:

t

0
0
aprox. 1 mês
da Equipe 9SR

05. Liga e desliga

18
Jun

Agora que já vimos como funciona um relógio de luz, vamos colocar em prática?

Reúna sua equipe e tente descobrir onde fica o relógio da escola. Se não der, vale fazer na sua casa, ou no seu prédio.

Faça uma primeira leitura, sem alterar nada na escola. E anote quanto tempo leva para o relógio apontar o consumo de 1kWh.

Depois disso, ligue a iluminação completa da escola - luzes externas, das quadras e dos espaços comuns. Você já poderá notar que o tempo para consumir 1 kWh será menor.

Experimente fazer o mesmo com outros equipamentos, como ar condicionado, bomba da caixa de água e etc. Anote todos os tempos.

Agora compartilhe conosco: Qual equipamento elétrico você acha que mais consome energia na escola? Por quê?

Lights
Blank

Resposta:

as luzes pq e oq mais fica legado

0
0
aprox. 1 mês
Publicado por Vitória Scopel Bandiera
da Equipe 9SR e mais 1 equipe

05. Liga e desliga

18
Jun

Agora que já vimos como funciona um relógio de luz, vamos colocar em prática?

Reúna sua equipe e tente descobrir onde fica o relógio da escola. Se não der, vale fazer na sua casa, ou no seu prédio.

Faça uma primeira leitura, sem alterar nada na escola. E anote quanto tempo leva para o relógio apontar o consumo de 1kWh.

Depois disso, ligue a iluminação completa da escola - luzes externas, das quadras e dos espaços comuns. Você já poderá notar que o tempo para consumir 1 kWh será menor.

Experimente fazer o mesmo com outros equipamentos, como ar condicionado, bomba da caixa de água e etc. Anote todos os tempos.

Agora compartilhe conosco: Qual equipamento elétrico você acha que mais consome energia na escola? Por quê?

Lights
Blank

Resposta:

as luzes pq e oq mais fica legado

0
0
aprox. 1 mês
Publicado por Vitória Scopel Bandiera
da Equipe 9SR e mais 1 equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESC EST ENS MEDIO SAO RAFAEL
FLORES DA CUNHA, RS
Thumb_sq_default
FLORES DA CUNHA, RS
Thumb_sq_default
FLORES DA CUNHA, RS
Thumb_sq_default
FLORES DA CUNHA, RS
Thumb_sq_default
FLORES DA CUNHA, RS
Thumb_sq_default
FLORES DA CUNHA, RS

e mais 44 membros (ver todos)