Top_getattachment

Projeto Meio Ambiente

FRIEDRICH VON VOITH | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A proposta da coleta seletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como elo para trabalhar a transformaçãao da consciência ambiental, pensando nisso, implantamos a coleta seletiva na escola, assim em cada sala de aula há um cesto de coleta de papel e pelo pátio lixeiras seletivas.

Atividades:

Elaboração de folhetos explicativos a serem entregue para a família e comunidade, contendo informações sobre a relação entre desmatamento e a reciclagem de papel e o problema do lixo, estudo comparativo sobre a quantidade de lixo produzido e como a escola é um ponto de coleta seletiva, registrar a quantidade de reciclados recebidos na sala e produzir com os alunos gráficos e tabelas.

Desejos:

Uma comunidade envolvida em colaborar para a preservação do Meio ambiente no Jaraguá, local este que ainda é privilegiado dentro da cidade de São Paulopela quantidade de verde que temos.

Pessoas:

O projeto envolve: alunos, pais, funcionários, comunidade local, conscientizando-os que o destino adequado do lixo é dever de todos, e a parceria firmada com a Cooperativa Recicla City, do bairro, terá o benefício revertido para os moradores, que em alguns casos são pais de alunos.

Novidades da equipe

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

22
Nov

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Aqui em minha cidade existe um projeto de coleta seletiva no qual o caminhão passa duas vezes por semana, mas ainda não é em toda cidade. Para minha sorte o caminhão passa no bairro onde moro, por isso separo meus resíduos em dois recipientes, um para lixo "lixo" (úmido) e outro para recicláveis (seco). além de se tornar um hábito entendo a importância da reciclagem tanto para diminuição do lixo aterrado, como também a diminuição da exploração da matéria prima para produção de novos produtos.

0
0
quase 11 anos

08. Desafio: uso integral de alimentos

18
Jun

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço). ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Medium_130

Resposta:

Fizemos uma entrevista com as nossas merendeiras e descobrimos que não é fácil fazer economia de água em uma cozinha escolar, porém, é possível administrar, e na medida do possível economizar. Em nossa escola trabalham 2 cozinheiras, Havana( 3 meses) e Fátima (3 dias), as duas estão muito contentes com o trabalho, que apesar de cansativo, é muito gratificante. A escola conta com mais de 500 alunos, divididos em 2 períodos, separados em 4 intervalos, devido a grande quantidade de louça, a economia é feita durante a lavagem, primeiro elas, fecham a torneira para ensaboar, e depois abrem na hora de enxaguar. Entrevistadoras: Noemi e Alícia Em sala de aula, fizemos nosso livro de receitas com reaproveitamento de alimentos, cada aluno copiou uma receita, que foi levada para casa para a mãe poder fazer, nosso livro ficou muito interessante.

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Regina Relli

10. Explorando o território

17
Jun

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Blank

Resposta:

Ponto de Coleta Seletiva E.E.Friedrich Von Voith Rua Antonio de Cabezon 398 Jaraguá São Paulo Plástico- Papel- Papelão- Vidro- Latas- Ecoponto Altura do nº 800 da Rua Friedrich Von Voith Restos de material de construção, móveis, madeira

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Regina Relli

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

17
Jun

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Em nossa escola há coleta seletiva de lixo, e todos os alunos as 2 feiras trazem o reciclado para a escola, e a empresa ReciclaCity, faz a retirada.

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Regina Relli

13. Avaliando o Percurso Terra fase 1

17
Jun

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

sim

0
0
mais de 11 anos

12. Repórter do Território

17
Jun

E na sua cidade? Como é seu bairro ou o bairro da sua escola? Tem coleta seletiva? Tem algum PEV (Ponto de Entrega Voluntária) próximo da escola? Onde você pode entregar o material para reciclagem? E o lixo eletrônico? Onde vocês podem descartar? Tem lixo nas ruas? No chão da escola?

Reúna sua equipe levantes essas e outras questões que vocês acharem interessantes e façam uma notícia de jornal. Vocês são os repórteres e podem criar um nome para o jornal, o título da matéria, colocar foto e escrever a matéria. Vai ficar incrível!

Depois vocês podem disponibilizar o jornal para todos da escola num mural da sala, da escola ou se for virtual por e-mail, informando toda a comunidade escolar sobre como o bairro está e o que pode ser melhorado.

Veja algumas inspirações:

Jornal do Pequeno Cidadão

Joca

Que bacana, não? Mãos à obra! =)

Compartilha sua matéria logo abaixo pra gente ver como ficou!

Jornal
Blank

Resposta:

sim

0
0
mais de 11 anos

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

17
Jun

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

sim

0
0
mais de 11 anos

08. Desafio: uso integral de alimentos

17
Jun

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço). ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

mação/ goiaba etc

0
0
mais de 11 anos

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

27
Mai

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Os materiais mais consumidos são embalagens plásticas, papelão e bandejas de isopor

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Maria de Lourdes Pereira

12. Repórter do Território

27
Mai

E na sua cidade? Como é seu bairro ou o bairro da sua escola? Tem coleta seletiva? Tem algum PEV (Ponto de Entrega Voluntária) próximo da escola? Onde você pode entregar o material para reciclagem? E o lixo eletrônico? Onde vocês podem descartar? Tem lixo nas ruas? No chão da escola?

Reúna sua equipe levantes essas e outras questões que vocês acharem interessantes e façam uma notícia de jornal. Vocês são os repórteres e podem criar um nome para o jornal, o título da matéria, colocar foto e escrever a matéria. Vai ficar incrível!

Depois vocês podem disponibilizar o jornal para todos da escola num mural da sala, da escola ou se for virtual por e-mail, informando toda a comunidade escolar sobre como o bairro está e o que pode ser melhorado.

Veja algumas inspirações:

Jornal do Pequeno Cidadão

Joca

Que bacana, não? Mãos à obra! =)

Compartilha sua matéria logo abaixo pra gente ver como ficou!

Jornal
Blank

Resposta:

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Gabriel eugenio

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
FRIEDRICH VON VOITH
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_108
FRIEDRICH VON VOITH
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAO MANUEL MUNIZ SIMOES
FELIZ DESERTO, AL
Thumb_sq_default
FRIEDRICH VON VOITH
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUN TANAC
MONTENEGRO, RS

e mais 5 membros (ver todos)