Top_default

ÁGUA: EU TAMBÉM SOU RESPONSÁVEL.

EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI | ICARA - SC

Projeto da equipe

Ideias:

Com a crise da água e a preocupação mundial em seu uso racional, a Escola escolheu o tema com a proposta de apresentar aos alunos uma visão ampla envolvendo os inúmeros problemas enfrentados pela sociedade com a falta de água potável.Todos os professores devem trabalhar o tema durante o ano, leciono matemática e em meu projeto, inicialmente, a questão da água estará calçada nas atividades cotidianas dos alunos, com o objetivo de tornarem práticas as reflexões de sala de aula. Posteriormente, as atividades serão voltadas às diversas formas de consumo indireto de água, na agricultura, indústria, produção de energia e poluição, para que, desse modo todos possam compreender que deve-se praticar o consumo consciente. E ainda, considerando que os estudantes serão futuros trabalhadores, políticos, empresários e chefes de famílias, estimular disposição dos mesmos a investir em meios que garantam a preservação da água.

Atividades:

As atividades serão de pesquisa, com confecção de material informativo para a classe e para os pais, dando preferência à reciclagem e reutilização de materiais e ao meio digital. Criei um site onde posto materiais das aulas de matemática (www.imatematica.weebly.com) e propostas de atividades para o projeto, onde os alunos terão acesso aos conteúdos e, a partir daí, se envolverem em situações de reflexão e debate para formarem suas opiniões a respeito dos assuntos propostos. Todos os alunos terão uma conta no google e, por meio do drive, poderão por em prática o que aprenderam, utilizando do editor de desenhos, de texto, planilha e formulário de pesquisa, sem impressão em papel. Os trabalhos serão divulgados na minha página para que, em casa, os pais possam ter acesso. Já foi debatido em classe sobre o consumo direto da água, onde os alunos do 6º ano elaboraram dicas para economia de água. Agora o objetivo é mostrar que consumimos água inderetamente em tudo o que compramos, todos os alunos farão o teste do consumo consciente, disponível no site da Akatu. Ao final do projeto todos irão refazer o teste para verificar se houve mudança de atitude perante ao consumismo.

Desejos:

A principal mudança é atitudinal, onde os alunos compreendam que cada um de nós é responsável pelo futuro de todos e que não devemos esperar para que outras pessoas resolvam os problemas, colaborando para a formação de um cidadão responsável e consciente de suas responsabilidades, e formador de opinião, seja por seu ativismo ou por seu exemplo.

Pessoas:

As atividades serão desenvolvidas com as turmas de 6º ao 9º anos do período vespertino e de 6º ano do período matutino. Em todas as turmas serão promovidas situações de debates a respeito da importância de preservar esse bem natural que é a água, com o objetivo de que eles possam por em prática seu aprendizado em casa e na comunidade.

Novidades da equipe

07. Atividade em grupo

6
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

  • Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
  • Depois da inspeção, façam um post contando se identificaram desperdício e, caso sim, dando dicas de como isso poderia ser solucionado!

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá?

Vazamento3
Blank

Resposta:

Evitar vazamento e não deixar a torneira ligada não lavar carro todo os dias e calçadas etc.

0
0
aprox. 9 anos
Publicado por Jonathan Mateus

07. Atividade em grupo

6
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

  • Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
  • Depois da inspeção, façam um post contando se identificaram desperdício e, caso sim, dando dicas de como isso poderia ser solucionado!

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá?

Vazamento3
Blank

Resposta:

Não desperdiçando água e não deixando a torneira aberta, reutilizando a água da máquina para lavar mais roupas.

0
0
aprox. 9 anos
Publicado por Tuana de Souza Tereza

13. Avaliando o Percurso Terra fase 1

6
Nov

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

rrr

0
0
aprox. 9 anos
Publicado por Rafael Silva

12. Repórter do Território

6
Nov

E na sua cidade? Como é seu bairro ou o bairro da sua escola? Tem coleta seletiva? Tem algum PEV (Ponto de Entrega Voluntária) próximo da escola? Onde você pode entregar o material para reciclagem? E o lixo eletrônico? Onde vocês podem descartar? Tem lixo nas ruas? No chão da escola?

Reúna sua equipe levantes essas e outras questões que vocês acharem interessantes e façam uma notícia de jornal. Vocês são os repórteres e podem criar um nome para o jornal, o título da matéria, colocar foto e escrever a matéria. Vai ficar incrível!

Depois vocês podem disponibilizar o jornal para todos da escola num mural da sala, da escola ou se for virtual por e-mail, informando toda a comunidade escolar sobre como o bairro está e o que pode ser melhorado.

Veja algumas inspirações:

Jornal do Pequeno Cidadão

Joca

Que bacana, não? Mãos à obra! =)

Compartilha sua matéria logo abaixo pra gente ver como ficou!

Jornal
Blank

Resposta:

o bixo em

0
0
aprox. 9 anos
Publicado por Rafael Silva

07. Atividade em grupo

6
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

  • Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
  • Depois da inspeção, façam um post contando se identificaram desperdício e, caso sim, dando dicas de como isso poderia ser solucionado!

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá?

Vazamento3
Blank

Resposta:

tem um vazamento

0
0
aprox. 9 anos
Publicado por Amanda Nascimento

07. Desafio dos 4 Rs

6
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio para reduzir a quantidade de lixo produzida e reutilizar materiais!

É hora de escolherem juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar após o uso. Devem pensar como poderiam reutilizá-lo, sugerindo até mesmo uma nova finalidade para ele.

Conheça o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo: Artistas do Plástico.

Veja alguns links para inspirar todos vocês!

Recicloteca

Toodo Eco

Gecko Stickers

Publique a imagem do item no espaço abaixo, contando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs.

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Capriche! A ideia pode inspirar muitas pessoas!

Blank

Resposta:

fre

0
0
aprox. 9 anos
Publicado por Rafael Silva

13. Encerrando a primeira fase do Percurso Água

6
Nov

Já terminamos a primeira fase do Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

bem

0
0
aprox. 9 anos
Publicado por Rafael Silva

07. Atividade em grupo

6
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

  • Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
  • Depois da inspeção, façam um post contando se identificaram desperdício e, caso sim, dando dicas de como isso poderia ser solucionado!

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá?

Vazamento3
Blank

Resposta:

lavando a louca com a torneira fechada,tomando banho de aproximadamente 5 minutos,lavar o carro com o balde,escovar os dentes com a torneira fechada,

1
0
aprox. 9 anos
Publicado por Nikoly Araujo

07. Atividade em grupo

6
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

  • Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
  • Depois da inspeção, façam um post contando se identificaram desperdício e, caso sim, dando dicas de como isso poderia ser solucionado!

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá?

Vazamento3
Blank

Resposta:

Na escola, não tem nenhum vazamento de água, apenas entupimento na quadra de esportes, mas ja foi resolvido.

1
0
aprox. 9 anos
Publicado por Maria eduarda Izadora

07. Atividade em grupo

6
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

  • Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
  • Depois da inspeção, façam um post contando se identificaram desperdício e, caso sim, dando dicas de como isso poderia ser solucionado!

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá?

Vazamento3
Blank

Resposta:

Bem, sabemos que o mundo precisa de água, e ela vai acabar, todos temiam que esse dia iria demorar, mas agora esse dia chegou e temos que ter formas de nos prevenir. Hoje posso dar uns exemplos de umas dessas formas: Nunca deixando torneiras abertas,tentar fazer suas higienes sem gastar muita agua Bem, tem muitas mais formas, mais essa foram as de hoje!

0
0
aprox. 9 anos
Publicado por Vitor Ryan

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC
Thumb_sq_angi_2_bigger_1_
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC
Thumb_sq_default
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC
Thumb_sq_default
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC
Thumb_sq_default
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC
Thumb_sq_default
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC

e mais 99 membros (ver todos)