Top_default

ÁGUA: EU TAMBÉM SOU RESPONSÁVEL.

EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI | ICARA - SC

Projeto da equipe

Ideias:

Com a crise da água e a preocupação mundial em seu uso racional, a Escola escolheu o tema com a proposta de apresentar aos alunos uma visão ampla envolvendo os inúmeros problemas enfrentados pela sociedade com a falta de água potável.Todos os professores devem trabalhar o tema durante o ano, leciono matemática e em meu projeto, inicialmente, a questão da água estará calçada nas atividades cotidianas dos alunos, com o objetivo de tornarem práticas as reflexões de sala de aula. Posteriormente, as atividades serão voltadas às diversas formas de consumo indireto de água, na agricultura, indústria, produção de energia e poluição, para que, desse modo todos possam compreender que deve-se praticar o consumo consciente. E ainda, considerando que os estudantes serão futuros trabalhadores, políticos, empresários e chefes de famílias, estimular disposição dos mesmos a investir em meios que garantam a preservação da água.

Atividades:

As atividades serão de pesquisa, com confecção de material informativo para a classe e para os pais, dando preferência à reciclagem e reutilização de materiais e ao meio digital. Criei um site onde posto materiais das aulas de matemática (www.imatematica.weebly.com) e propostas de atividades para o projeto, onde os alunos terão acesso aos conteúdos e, a partir daí, se envolverem em situações de reflexão e debate para formarem suas opiniões a respeito dos assuntos propostos. Todos os alunos terão uma conta no google e, por meio do drive, poderão por em prática o que aprenderam, utilizando do editor de desenhos, de texto, planilha e formulário de pesquisa, sem impressão em papel. Os trabalhos serão divulgados na minha página para que, em casa, os pais possam ter acesso. Já foi debatido em classe sobre o consumo direto da água, onde os alunos do 6º ano elaboraram dicas para economia de água. Agora o objetivo é mostrar que consumimos água inderetamente em tudo o que compramos, todos os alunos farão o teste do consumo consciente, disponível no site da Akatu. Ao final do projeto todos irão refazer o teste para verificar se houve mudança de atitude perante ao consumismo.

Desejos:

A principal mudança é atitudinal, onde os alunos compreendam que cada um de nós é responsável pelo futuro de todos e que não devemos esperar para que outras pessoas resolvam os problemas, colaborando para a formação de um cidadão responsável e consciente de suas responsabilidades, e formador de opinião, seja por seu ativismo ou por seu exemplo.

Pessoas:

As atividades serão desenvolvidas com as turmas de 6º ao 9º anos do período vespertino e de 6º ano do período matutino. Em todas as turmas serão promovidas situações de debates a respeito da importância de preservar esse bem natural que é a água, com o objetivo de que eles possam por em prática seu aprendizado em casa e na comunidade.

Novidades da equipe

07. Atividade em grupo

6
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Evitar vazamento e não deixar a torneira ligada não lavar carro todo os dias e calçadas etc.

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Jonathan Mateus

07. Atividade em grupo

6
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Não desperdiçando água e não deixando a torneira aberta, reutilizando a água da máquina para lavar mais roupas.

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Tuana de Souza Tereza

13. Avaliando o Percurso Terra fase 1

6
Nov

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

rrr

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Rafael Silva

12. Repórter do Território

6
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

o bixo em

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Rafael Silva

07. Atividade em grupo

6
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

tem um vazamento

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Amanda Nascimento

07. Desafio dos 4 Rs

6
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

fre

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Rafael Silva

13. Encerrando a primeira fase do Percurso Água

6
Nov

Já terminamos a primeira fase do Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

bem

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Rafael Silva

07. Atividade em grupo

6
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

lavando a louca com a torneira fechada,tomando banho de aproximadamente 5 minutos,lavar o carro com o balde,escovar os dentes com a torneira fechada,

1
0
mais de 9 anos
Publicado por Nikoly Araujo

07. Atividade em grupo

6
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Na escola, não tem nenhum vazamento de água, apenas entupimento na quadra de esportes, mas ja foi resolvido.

1
0
mais de 9 anos
Publicado por Maria eduarda Izadora

07. Atividade em grupo

6
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Bem, sabemos que o mundo precisa de água, e ela vai acabar, todos temiam que esse dia iria demorar, mas agora esse dia chegou e temos que ter formas de nos prevenir. Hoje posso dar uns exemplos de umas dessas formas: Nunca deixando torneiras abertas,tentar fazer suas higienes sem gastar muita agua Bem, tem muitas mais formas, mais essa foram as de hoje!

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Vitor Ryan

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC
Thumb_sq_angi_2_bigger_1_
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC
Thumb_sq_default
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC
Thumb_sq_default
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC
Thumb_sq_default
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC
Thumb_sq_default
EMEF MARIA A BITENCOURT LODETTI
ICARA, SC

e mais 99 membros (ver todos)