Top_images__7_

Consumir com consciência!

EE ANDRE LUIZ DA SILVA REIS | CUIABA - MT

Projeto da equipe

Ideias:

Visto que há uma necessidade de se criar uma cultura de consumo consciente, fazer com que os envolvidos percebam a importância do fazer, e principalmente ensinar com o exemplo.

Atividades:

Pesquisas. confecção de cartazes informativos, peça teatral com tema alusivo ao projeto, construção de objetos com a utilização de material reciclado, dentre outras.

Desejos:

Um cidadão consciente de o que se faz hoje com a natureza, influencia no amanhã.

Pessoas:

Alunos, professores, coordenadores, apoio administrativo.

Novidades da equipe

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

17
Dez

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

0
0
quase 11 anos

05. Campanha

1
Jun

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

No vídeo abaixo, vai ver que a turma da Mônica criou uma música para mostrar às pessoas a importância da reciclagem. Então é isso! As pessoas fazem campanhas quando querem defender ou apoiar algo!

Que tal liderar uma campanha para que mais pessoas adotem os 4 Rs, que você viu na primeira fase desse percurso?

Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Emanuelly Christiny

04. Como seriam?

1
Jun

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre a origem das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? Os produtos seriam mais pesados? Como a gente embalaria as coisas e carregaria líquidos, por exemplo?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

De alguns anos pra cá a natureza vem sofrendo danos muito severos em função da ação do homem e está em processo acelerado de degradação, entretanto, muitas pessoas estão se mobilizando para minimizar isso e fazem de tudo para preservá-la, porém acabam prejudicando a natureza de vez em quando, sem perceber. -Não jogar qualquer tipo de óleo em sua rede de esgotos. -Evite jogar materiais não degradáveis (plástico e outros) no ambiente. -Evite comprar produtos que não podem ser reciclados. -Não contribua diretamente para o desmatamento. -Economize recursos naturais como água, energia, etc. -Compre produtos eletrônicos com baixo consumo de energia.

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Emanuelly Christiny

03. Entrevista

12
Mai

Você já fez alguma entrevista? Vamos ver do que as pessoas acham que as coisas são feitas e como chegaram até vocês?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para a casa de um dos seus colegas de equipe e pedir às pessoas da sua família para escolher um dos objetos e contar para você do que ele é feito.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Blank

Resposta:

o que não pode faltar na campanha é colabora de todos ao combate a fome de todas as crianças do mundo todo. fotos,cartazes,vídeo,publicações na internet,mutirão na comunidade,envolvimento dos pais e etc...não pode faltar mesmo e importante ao combate a fome.

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Emanuelly Christiny

02. De onde vêm as coisas?

11
Mai

Agora é hora de saber mais sobre a origem das coisas:

1) Você e sua equipe devem pesquisar, em sites e livros ou perguntando para seus professores, de que materiais são feitos os objetos que vocês escolheram - incluindo o balde!

2) Depois de pesquisar, façam uma lista dos recursos naturais presentes nesses materiais ou objetos que vocês escolheram.

3) Já fizeram a lista? Então publiquem aqui:

Blank

Resposta:

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Emanuelly Christiny

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

10
Mai

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

preservar o meio ambiente é como a própria expressâo já diz, é preservar, cuidar, tratar, ou seja, manter o meio ambiente saudável, vivo, ativo, funcionando dentro da cadeia ecológica. Somos partes integrantes dessa cadeia ecológica, e a parte mais importante, pois somos os únicos que pensamos e agimos de acordo com nossos pensamentos. Infelizmente temos pensado e agido de forma errada e catastrófica, e estamos sofrendo as consequências dessa ignorância.

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Emanuelly Christiny

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

9
Mai

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

EU GOSTEI DO SITE É EDUCATIVO.EU APRENDI MUITAS COISAS COM EDUKATU,TEM COISAS QUE EU NEM SABIA QUE PODIAM SER RECICLADO OU REUTILIZADO,MAS TEM GENTE QUE NEM LIGA PARA O MEIO AMBIENTE ELAS FAZEM O QUE PEDE NO JOGO E NEM SABE O QUE TA FAZENDO,ENTÃO É MUITO LEGAL O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO PARA O MEIO AMBIENTE.

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Emanuelly Christiny

10. Explorando o território

7
Mai

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Blank

Resposta:

O MODELO E O ATACADÃO TEM LIXEIRAS PARA COLETAS COMO: LIXEIRA SÓ PRA VIDROS.METAL,PLÁSTICO,PAPEL E ORGANICOS.EM PADARIAS TEM COLETAS DE OLEO USADO.EM LOJA DE ELETRÓNICOS TEM LIXEIRA PARA PILHAS E BATERIAS DE CELULAR

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Emanuelly Christiny

08. Feira de Ciências

7
Mai

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Blank

Resposta:

evitar usar o uso de sacolas plasticas,separar sacolas,sacos de papal,vidro,caixa de ovos e papeis de embrulho que podem ser reutilizado,usar o verso da folha que já foi utilizado,utilizar coador de cafe não descartável,preferir as fraldas laváveis ás descartáveis,não jogar no lixo aparelhos que foram quebrados que podem ser vendidos em ferrovelho

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Emanuelly Christiny

06. Desafio dos 4 Rs

4
Mai

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Blank

Resposta:

VASOS DE GARRAFA,COPO DE LATINHA, PORTA TRECOS DE CAIXA DE LEITE,PORTA LÁPIS DE GARRAFA,LAMPADAS DE GARRAFA PET,REVISTEIRO DE GARRAFA PET,CARTEIRA DE CAIXA DE LEITE,CINTO DE LACRE DE GARRAFA E ETC...

0
0
mais de 11 anos
Publicado por Emanuelly Christiny

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EE ANDRE LUIZ DA SILVA REIS
CUIABA, MT
Thumb_sq_default
EE ANDRE LUIZ DA SILVA REIS
CUIABA, MT
Thumb_sq_default
EE ANDRE LUIZ DA SILVA REIS
CUIABA, MT
Thumb_sq_default
EE ANDRE LUIZ DA SILVA REIS
CUIABA, MT
Thumb_sq_default
EE ANDRE LUIZ DA SILVA REIS
CUIABA, MT

e mais 9 membros (ver todos)