Crédito da foto: Creative Commons/David Blaikie

Volta às aulas! Esta é uma ótima época para pensar em outras mudanças de comportamento dentro da comunidade da escola. Confira as nossas dicas:

1 – Junte-se a outros pais
Aproximar-se dos pais de outros alunos é uma boa ideia. Além de trocar experiências e dicas sobre a educação dos filhos, é possível unir-se a eles para fazer compras coletivas e economizar com o rateio dos materiais escolares. Aproveite o contato para trocar ou comprar materiais e livros usados por outros alunos e, assim, economizar dinheiro e recursos naturais.

Com o tempo, ao ganhar maior confiança e intimidade, você poderá até dividir com outros pais a responsabilidade do transporte das crianças de casa à escola e vice-versa.

A proximidade com pais de outros estudantes também ajuda para que haja colaboração dentro da comunidade de pais para a escola realizar mudanças benéficas para todos. Veja alguns exemplos:

• Promover a adoção na escola de canecas duráveis para beber água, identificadas com os nomes dos alunos, evitando gastos desnecessários com copos descartáveis.

• Em conjunto com a direção da escola, realizar reforma visando a captação e armazenamento de água de chuva, para uso na manutenção de pátios e jardins.

• Organizar uma horta comunitária na escola, com contribuição de toda comunidade escolar, cuja produção poderá complementar as refeições dos alunos na escola, além de ter um grande valor pedagógico para todos os anos escolares.

2 – Repense o meio de transporte dos alunos
Quando o assunto é o transporte dos estudantes de casa à escola, há muitos fatores a levar em consideração como segurança, custos e conveniência. Porém, vale a pena refletir sobre a possibilidade do aluno se locomover a pé ou de bicicleta até a escola. Ou, então, se é possível usar um transporte compartilhado como o ônibus escolar, transporte público ou mesmo carona pelos pais dos alunos, o que diminui, se comparado ao transporte individual, a emissão de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global. Uma boa ideia é dividir o transporte com outra família que mora próxima: cada semana uma delas fica responsável pelo transporte dos filhos, fazendo um revezamento.

3 – Lanche da escola: prepare uma refeição saudável e reduza o volume de embalagens
Se a escola não fornece alimentação para os alunos, é importante mandar um lanche saudável para o seu filho. Dê preferência aos alimentos naturais e evite o excesso de industrializados (ultraprocessados), que tem, em geral, conservantes, aditivos químicos como corantes, e excesso de açúcar, sal e gordura.
Na hora de embalar o lanche, prefira recipientes laváveis, que possam ser reutilizados, desta forma evitando a produção de resíduos gerados pelas embalagens descartáveis. Para levar a bebida, prefira também um recipiente durável.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

4 Comentários

Thumb_sq_edilene

edilene

boa iniciativa

0
0
aprox. 8 anos

Thumb_sq_default

Clarissa

Concordo

0
0
aprox. 8 anos

Thumb_sq_snapchat-1710736527

Vivian

vd

0
0
mais de 7 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012