Seis projetos de escolas do Ensino Básico da Grande São Paulo venceram a terceira edição do "Prêmio Desafio 2030 - Escolas transformando nosso mundo", que reconhece iniciativas ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além do reconhecimento público pela sua contribuição junto aos ODS, em cerimônia realizada no dia 22/8, na Unibes Cultural (SP), as escolas receberam um certificado e um troféu e terão seus projetos contemplados em um e-book.

A partir de propostas inovadoras, suas iniciativas levam para a sala de aula os temas água, consumo consciente, sustentabilidade, igualdade de gênero, cultura alimentar e consciência ambiental.

Em alguns casos, também para fora dela: “Nossos alunos conversaram e se organizaram com a comunidade, foi um movimento muito importante”, explica Tatiana Di Beo, diretora do C.E.I. Jardim Três Marias (São Paulo), cujo projeto propôs ações relativas ao reuso da água da chuva no entorno da escola.

“Este é um reconhecimento de que nossa escola está fazendo um trabalho bacana com alunos, funcionários e comunidade. Isso é o mais gratificante”, completa a professora Camila Laureana Parente, à frente do projeto “É meu, é seu, é de todos nós”, da E.M. Sagrado Coração de Jesus (Diadema), que trabalha a compreensão de que todos podem ser agentes transformadores.

Muitos dos projetos apareceram a partir de iniciativas dos próprios alunos, que demonstraram interesse em se aprofundar em determinados assuntos. É o caso do “Coletivo Feminista Estudantil”, da E.M.E.F. Sebastião Francisco (SP). “Estamos há dois anos trabalhando conceitos necessários aos alunos, mas que geram resistência, como feminismo e igualdade de gênero. Ganhar esse prêmio é ter a certeza de que, apesar das dificuldades, nós estamos no caminho certo”, afirma a professora Débora Camasmie.

No total, o Prêmio teve 87 projetos inscritos, um número 10% maior que o da edição anterior. As iniciativas envolvem 62 escolas e 43.100 alunos das redes pública e particular da Grande São Paulo. A terceira edição do “Prêmio Desafio 2030 - Escolas transformando nosso mundo” é uma realização do Instituto Akatu, do Instituto 5 Elementos, da Reconectta e da Virada Sustentável. Contou ainda com o apoio da Ação Educativa, do Cenpec, da Comissão Estadual de São Paulo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Eccaplan, da Fundação Tide Setúbal, da Rede Nossa São Paulo e da SOS Mata Atlântica.

Confira abaixo todas as escolas e projetos vencedores:

Educação Infantil
Escola: C.E.I. Jardim Três Marias
Município: São Paulo
Projeto: Soma tua gotinha
Amplia o contato dos estudantes com questões da proteção do meio ambiente e o entorno da escola, uma vez que o projeto conta com o engajamento e a atuação da comunidade para a revitalização da área, implementação de espaços verdes, captação e reúso da água da chuva e utilização de energia solar.

Ensino Fundamental I
Escola: E.M. Sagrado Coração de Jesus
Município: Diadema
Projeto: É meu, é seu, é de todos nós
Trabalha a compreensão de que todos -- alunos, funcionários, familiares e comunidade -- podem ser agentes transformadores, assim como são responsáveis pelo bairro em que estão inseridos. Uma das ações sugeridas pelos alunos foi a conscientização da importância de separar os resíduos recicláveis. Além de parcerias com cooperativas de reciclagem, eles criaram cartazes e promoveram discussões sobre o tema.

Ensino Fundamental II
Escola: E.M.E.F. Sebastião Francisco
Município: São Paulo
Projeto: Coletivo Feminista Estudantil
Discute as relações de gênero na escola a partir dos relatos e experiências dos alunos e tendo como base as teorias do movimento feminista. Com encontros semanais, pretende ser um espaço de acolhimento e compartilhamento e, a partir de leituras, filmes e visitas a espaços associados ao tema, ajuda a compreender valores de igualdade de gênero e respeito entre todos.

Ensino Médio
Escola: See-Saw Panamby Bilingual School
Município: São Paulo
Projeto: Sustentabilidade: agir ou assumir consequências?
Pretende buscar reflexões sobre o tema sustentabilidade e desenvolver soluções em busca de um estilo de vida mais saudável. Para tanto, os alunos desenvolveram um protótipo de aplicativo que incentiva a criação de uma rede de carona entre os pais; sessões de meditação para estimular o cuidado mental dentro da escola; e um espaço interativo para a promoção da paz e do entendimento entre todos.

Educação de Jovens e Adultos
Escola: C.I.E.J.A. Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu
Município: São Paulo
Projeto: Da escola para o prato "Horta Suspensa"
Trabalha a cultura alimentar e nutricional a partir da construção de uma horta suspensa (feita pelos alunos). Temas como cultivo, aproveitamento e consumo integral dos alimentos -- com troca de receitas entre eles --, PANCs (plantas alimentícias não convencionais), utilização de composteiras e uso de resíduos recicláveis para confecção de vasos são discutidos ao longo do projeto.

Ensino Técnico
Escola: E.T.E.C. de Heliópolis
Projeto: Horta Natural e Pedagógica IMIRA CI
Município: São Paulo
Nasceu da própria necessidade dos alunos do Ensino Técnico em Nutrição e Dietética de terem acesso a alimentos e ervas para a utilização nas aulas práticas. O projeto ganhou forma e também o objetivo de estimular a educação alimentar e o cuidado com o meio ambiente às crianças frequentadoras dos Centros de Educação Infantil localizados no CEU Heliópolis.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

5 Comentários

Thumb_sq_default

Ana

Que legal

9
3
mais de 4 anos

Thumb_sq_default

Maria

oi ana

3
2
mais de 4 anos

Thumb_sq_default

AGATHA

eu achei uma maravilha

2
1
mais de 4 anos

Thumb_sq_default

Daniel

OI ANTONIO

1
1
mais de 4 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Olá, pessoal!

1
1
mais de 4 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012